sábado, 30 de maio de 2009

Stratovarius Retorna com Álbum Para os Fãs



Os finlandeses do Stratovarius não podem dizer que foram uma banda sem turbulências. Talvez na história do metal contemporâneo, a banda seja uma das que mais enfrentou problemas graves, desde problemas mentais e com drogas, até o término da banda em 2008 e álbuns muito diferentes do que os fãs esperam dessa lenda do Power/Speed Metal mundial.

O núcleo da banda tem mais de 25 anos (surge em 1984), a banda em si duas décadas (1989). E desde o primeiro álbum “Fright Night” (1989), Timmo Tolkki foi o maior compositor e líder da banda.

Mas desde 2005 a banda têm tido inúmeros problemas, entre eles a “confusão” mental de Tolkki (que mandou todos os membros embora, chamando uma vocalista feminina que nunca gravou nada, nem se apresentou, causando estupefação nos fãs), álbuns como “Elements Part II” (2003) e “Stratovarius” (2005) ficaram muito abaixo das expectativas para uma banda de renome e a banda anuncia o seu fim em 2008.

Depois de muito bate boca na mídia, Tolkki “permite” que a banda continue sem ele e vai montar seu “projeto” (que a esta altura já se tornou banda com o disco “Age of Aquarius” recém lançado) Revolution Rennaissence, que conta agora com os brasileiros Gus Monsanto (ex-Adagio) nos vocais e Bruno Agra no baixo.

A banda, então, chamou Matias Kupiainen de apenas 25 anos para assumir as guitarras, mantendo a formação com Timo Kotipelto (vocais), Lauri Porra (baixo) (é esse sobrenome mesmo, não é brincadeira), Jorg Michael (bateria) e Jens Johansson (teclados e piano).

Neste mês de maio lançam o décimo segundo disco da banda, “Polaris” (2009), que pode finalmente ser considerado feito para os fãs da banda, não como pressão da gravadora (como estava ocorrendo).

Polaris nos remete à fase áurea da banda, dos discos como “Visions” (1997), “Destiny” (1998) e “Infinity” (2000), em que abanda mistura melodia, rapidez, peso e orquestrações. Não há muito exagero em dizer ser um dos melhores discos da banda, com o vocal inconfundível (mas às vezes irritante) de Kotipelto, os belos trabalhos de teclados de Jens, especialmente na fantástica “Winter Skies”.
“Deep Unknown” vem dizer a todos que a banda está de volta ao Power/Speed
Metal. A melhor do álbum (talvez por isso ganhou um video clip). Outros destaques ficam para “Falling Star”, “Blind” (empolgante de verdade), “Forever is Today” (com Matias mostrando sua habilidade) e “Higher We Go” (um dos melhores refrões da história da banda).

O ponto baixo do álbum são “Emmancipation Suite”, parte I e II. Não ques ejam ruins, mas fogem muito do restante do álbum e se mostram melancólicas demais (uma sombra ainda da fase Tolkki?).

Este disco pode ser a volta ao lugar de Mestres do estilo aos finlandeses. O disco está na segunda posição dos mais vendidos em seu país natal (dificilmente veremos um disco do Angra nos primeiros lugares aqui no Brasil) e mostra que Stratovarius está mais vivo do que imaginávamos. Que bom!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Stratovarius
Álbum: Polaris
Ano: 2009
Tipo: Power/Speed Metal
País: Finlândia
Link (do blog Musikfactory): http://www.megaupload.com/?d=KHDIPAM3

Formação

Timo Kotipelto (Vocais)
Matias Kupiainen (Guitarras)
Lauri Porra (Baixo)
Jorg Michael (Bateria)
Jens Johansson (Teclados)



Tracklist

1. Deep Unknown
2. Falling Star
3. King of Nothing
4. Blind
5. Winter Skies
6. Forever Is Today
7. Higher We Go
8. Somehow Precious
9. Emancipation Suite I: Dusk
10. Emancipation Suite II: Dawn
11. When Mountains Fall
12. Deep Unknown (Mikko Raita Vinyl Mix)

Nenhum comentário: