segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jorn Lande e Seu Perfeito Hard ‘n Heavy



Vocês já ouviram falar nos “guitar-heroes” no cenário do Rock? Nomes como Van Halen, Angus Young e Jimmy Page serão para sempre lembrados, mesmo se não houvessem tido suas bandas por tanto tempo e andasse sempre experimentando novos ares.

O norueguês Jorn Lande pode ser considerado um “vocal-hero”, aom lado de nomes como Jeff Scott Soto e Ozzy Osbourne. Afinal, o cara tem uma carreira muito ativa, circulando desde o Hard Rock clássico como Whitesnake até álbuns em bandas de Power Metal como Masterplan. Mas claro, ele nunca deixa de lado aquela veia mais Rock and Roll do seu vocal. Aliás, pode ser considerado um dos melhroes da atualidade.

Mas para além de um grande vocalista, o cara sempre lança grandes álbuns, acompanhados de gradnes músicos. “Spirit Black” (2009) não foi diferente e até mesmo supera as expectativas.

Este novo álbum está anos luz a frente em relação aos trabalhos anteriores do vocalista, tanto em bandas como na sua carreira solo. Aqui temos um discão de Hard ‘n Heavy”, daquela forma que apenas ele (de verdade) consegue fazer.

Empolgante do início ao fim, não é abusado, parece que foi feito pela alma sem forçar nada, mas com extrema técnica e feeling. Melhor álbum que já ouvo com sua voz.

Acompanho-o desde que entrara no Masterplan e a cada álbum me surpreende mais. Não esperava um show melhor que o de seus dois discos com Russel Allen (Symphony X), mas Spirit Black é simplesmente perfeito. Forte concorrente à melhor álbum solo do ano.

Não consigo destacar apenas algumas músicas, mas com certeza “Rock and Roll Angel”, “City Inbetween”, “Road of the Cross” e “Burn Your Flame” (esta lembra muito Rainbow) te cativam de primeira.

Também um cover para “I Walk Alone” da Tarja (ex-Nightwish) agrada e, para mim, supera a versão original.

Jorn Lande mostra que está indo muito bem obrigado em sua carreira solo, sempre bastante produtiva (com pelo menos um lançamento a cada dois anos), e que com certeza mereceria maior atenção pelo seu trabalho original.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Jorn Lande
Álbum: Spirit Black
Ano: 2009
Tipo: Hard ‘n Heavy
País: Noruega
Link (do blog Musikfactory): http://www.megaupload.com/?d=KWOF9N8K



Tracklist:

1. Spirit Black
2. Below
3. Road of the Cross
4. The Last Revolution
5. City Inbetweeen
6. Rock And Roll Angel
7. Burn Your Flame
8. World Gone Mad
9. I Walk Alone

Nenhum comentário: