terça-feira, 9 de junho de 2009

Novo Álbum, Velha Formula



A Alemanha é berço de grandes nomes do Heavy Metal, especialmente de 1985-1995. Foi nessa época que gigantes como Helloween surgem. Da saída de Kai Hansen da banda, outro grande expoente surge dentro do Power Metal, o Gamma Ray. Para o posto do vocal, o grandalhão Ralf Scheepers, vinda da banda Tyran Pace (mais voltada à um hard rock bem estilo alemão).

O Gamma Ray fez seu nome, deixando de ser um projeto para se tornar, ao lado dos pais do gênreo Helloween, a banda referência no Power Metal mundial. Porém, como mudança nas formações é uma constante nesse estilo, Ralf Scheepers sai e, depois da desilusão de ser chamado à substituir Rob Halfrod no Judas Priest (timbre semelhantes, mas histórias diferentes), monta Primal Fear, primeiramente como um projeto, mas que logo no segundo álbum toma proporções que não podiam ser negadas.

Surge então a terceira potência do Power Metal alemão, com várias mudanças na formação, mas sempre tendo à frente Scheepers (vocal) e Matt Sinner (baixo), grande figura do Metal e líder da sua banda paralela Sinner (que inclusive está com disco novo nas lojas e abrirá para o Primal Fear no único show no Brasil deste ano, no Rio de Janeiro).

A cada álbum se destcando mais, evoluindo sonoramente e em termos de produção (com ótimos clips rodando nas TVs especializadas), o Primal Fear traz em 2009 seu sétimo álbum de estúdio “16.6 (Before the Devil Knows You're Dead)”, usando da velha formula de Power Metal pesado e rápido nas suas 12 faixas (a primeira é uma pequena introdução).

Pode-se dizer que a banda não buscou inovar, repetindo a sonoridade de seus últimos dois álbuns, “Seven Seals” (2005) e “New Religion” (2007). Mas longe de ser uma mera cópia destes, a banda volta com mais melodia intercalada com o peso (com os duetos de guitarra que dominram o álbum “Nuclear Fire” de 2001), como na faixa “Riding the Eagle”, com um refrão ótimo e uma bela pegada para abrir os hsows.

Destaques também para “Black Rain” (parecida tirada do álbum de 2005, melodia mais cadenciada), “5.0 Torn” com Ralf detonando numa atmosfera singular em relação às demais faixas, “No Smoke Without Fire” com violinos que a banda têm trazido em seus discos, “The Exorcist” é a mais pesada e perfeita para bater-cabeça e “Hands of Time”, a faixa mais diferente do álbum e a sua balada, mas diferente de outras da carreira da banda, utilizando de violão junto às guitarras e fechando muito bem o álbum.

Talvez as faixas mais fracas sejam “Soar” e “Six Time Dead (16.6)”, mas que não ofuscam os brilhos das demais.

Mais uma prova de que Ralf Scheepers e Matt Sinner bem fazem em tornar essa potência em sua prioridade, pois Primal Fear ano após ano vai se fixando como grande nome ao lado dos mestres do estilo Power Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Primal Fear
Álbum: 16.6 (Before the Devil Knows You're Dead)
Ano: 2009
Tipo: Power Metal
País: Alemanha
Link (do blog comberocks): Parte I: http://sharebee.com/4cd0298e
Parte II: http://sharebee.com/331e8538

Formação

Ralf Scheepers (vocal)
Matt Sinner (baixo)
Magnus Karlisson (guitarra)
Henny Wolter (guitarra)
Randy Black (bateria)

Tracklist

01. Before The Devil Knows You're Dead
02. Riding The Eagle
03. Six Times Dead (16.6)
04. Black Rain
05. Under The Radar
06. 5.0 / Torn
07. Soar
08. Killbound
09. No Smoke Without Fire
10. Night After Night
11. Smith & Wesson
12. The Exorcist
13. Hands Of Time

Nenhum comentário: