quinta-feira, 9 de julho de 2009

Décimo Álbum Do Dream Theater Relembrando o Passado



Os norte-americanos (com exceção de James LeBrie que é canadense) do Drem Theater estão com seu décimo álbum de estúdio na praça. Com o nome de “Black Clouds & Silver Linings” é o álbum que tem sido amado e odiado pelos fãs. Por que ser tão extremo quanto à isso?

Uma boa parte dos fãs esperavam uma reviravolta no som da banda, que em praticamente todos os álbuns traz novidades, como em “Systematic Chãos” (2007), em que a banda apelou para o peso, deixando bastante de lado a melodia característica dos álbuns iniciais.

A outra parte, os chamados “saudosistas”, estão se deliciando com o álbum de apenas seis faixas, mas mais de uma hora de duração. O motivo é que a banda “recorda” trechos de músicas como “Glass Prison” (do álbum Six Degrees of Inner Turbulance de 2002) e “This Diyng Soul” (do Train of Thought de 2003).

Mas, para além disso, o que agrada nesse álbum (e agora falo por mim), é esse retorno no som mesmo e letras à um Dream Theater um tanto esquecido, àquele mais “melódico”, mais leve, lembrando a época inicial da banda, com exceção das faixas inicias “A Nightmare to Remember” e “A Rite of Passage” (lembram mais músicas do penúltimo álbum). Esta última ganhou um videoclipe (confira no link http://www.youtube.com/watch?v=mscgEIjlFeA).

Para entender o que falo, ouça “Wither”, mesclando bem tudo isso que é o que acho que a banda melhor faz.

A obra prima, entretanto, fica para a última faixa, “The Count of Tuscany”, a maior faixa e a melhor. Com viradas de atmosfera espetacular, culmina com a parte final acústica e muito emocionante.

Destaque também para “The Best of Times”, escrita por Mike Portnoy (bateria) em homenagem ao pai, que falecera durante a gravação deste álbum. Segundo fontes ele sofria de câncer e chegou a conferir a canção antes de falecer. Nessa canção temos violinos perfeitos, um “piano” acompanhando John Petrucci (guitarra, violão) até quee ste entra com o riff de guitarra e a banda, ainda composta por Jordan Rudess (teclados) criam toda a atmosfera dessa bela e emocionante canção.

Não podemos esquecer que o segundo disco apresenta covers de inúmeras bandas que o Dream Theater lançou separadamente em singles. Temos desde Queen até Rainbow, passando por outras menos conhecidas.

Os fãs do Dream Theater (e dos Rock e Metal Progressivo em geral) são bastante exigentes de seus músicos (e estes de si próprios). Mas para mim, que cresci ouvindo “Another Day”, “A Change of Seasons” e “Trail of tears”, o álbum me agradou muito e não sai do meu MP3 desde que descolei as músicas. Fica aí a dica para quem quer boa música.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica


Banda: Dream Theater
Álbum: Black Clouds & Silver Linings
Ano: 2009
Tipo: Progressive Metal
País: EUA
Link (do orkut): parte 1: http://rapidshare.com/files/245540811/Dr_th_T_09_cd_R_by_KamaZoh_mediaportal.ru.part1.rar
Parte 2: http://rapidshare.com/files/245542096/Dr_th_T_09_cd_R_by_KamaZoh_mediaportal.ru.part2.rar

Formação

James LeBrie (vocais)
Mike Portnoy (bateria e percussão)
John Petrucci (guitarra e violão)
Jordan Rudess (teclados)
John Myung (baixo)



Tracklist

CD I

01-A Nightmare to Remember
02- A Rite of Passage
03- Wither
04- The Best of Times
05- The Shattered Fortress
06- The Count of Tuscany

CD II

1-"Stargazer" Rainbow
2-"Tenement Funster / Flick of the Wrist / Lily of the Valley" Queen
3-"Odyssey[16]" Dixie Dregs
4-"Take Your Fingers From My Hair" Zebra
5-"Larks' Tongues in Aspic Part II" King Crimson
6-"To Tame a Land" Iron Maiden

Um comentário:

Anônimo disse...

REalmente um excelente album
Só faltou o 3 Cd que vem com as mesmas músicas do 1 sem o vocal., só instrumental.