segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Europe: Consolidando Sua Volta ao Cenário Mundial



O velho e querido Hard Rock não anda lá essas coisas nos últimos anos. Com bandas como Aerosmith, Kiss (que somente agora, apé quase uma década, lança material inédito) e Skid Row sem grandes novidades e até mesmo com discos muito abaixo das expectativas (o último disco do Skid Row está um lixo).

Porém, outras tentam trazer a velha chama de volta, acompanhando a evolução dos tempos (não adianta ficar preso ao passado).

É o caso dos suecos da banda Europe, que surgiram no fim dos anos 70, estouraram mundialmente nos anos 80 (é deles a clássica música “The Final Countdown”), e finalizaram suas atividades na década seguinte.

Em 2003 voltaram a se reunir para produzir material inédito, com o agora em formato de cd “Start From the Dark” (2004) e “Secret Society” (2006). Embora sendo uma volta muito esperada (especilamente pelos fãs da banda), não superou muito as expectativas.

Porém, este ano saiu “Last Look at Eden” (2009) que tem agradado desde os fãs antigos, aos da nova geração do rock e até mesmo aos críticos. Recentemente ganharam disco de Ouro em seu país de origem por albuns vendidos.

Talvez o que tem permitido à banda continuar neste novo milênio, não negando seu passado mas acrescentando novos elementos (como guitarras distorcidas e um som mais pesado) foi a permanencia dos integrantes da última formação, datada do término da banda no inicio de 1992.

No álbum, temos as clássicas baladas românticas que só esse tipo de banda consegue fazer, destacando-se “No Stone Unturned” (que lembra bastante Bon Jovi). Na parte mais Hard e pesada, as faixas que valem uma atenção especial são a faixa-título, “Catch That Plane” e “The Beast”.

Mesmo sendo mais reconhecidos na Europa (e não apenas por esse ser o nome da badna), e EUA, a Europe está fazendo seu papel e mantendo vivo o Hard Rock oitentista mas voltado ao século XXI, e o que é mais espetacular: com uma formação clássica.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Europe
Álbum: Last Look At Eden
Ano: 2009
Tipo: Hard Rock
País: Suécia
Link (do Orkut): http://linkbee.com/CW5EH

Formação


Joey Tempest (vocal)
John Norum (guitarra)
John Levén (baixo)
Ian Hugland (bateria)
Mic Michaeli (teclado)



Tracklist

01. Prelude
02. Last Look At Eden
03. Gonna Get Ready
04. The Beast
05. New Love In Town
06. Mojito Girl
07. No Stone Unturned
08. Catch That Plane
09. U Devil U
10. Only Young Twice
11. Run With The Angels
12. In My Time

Nenhum comentário: