segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dando os Primeiros Passos Para Além do Nevermore



Não. Warrel Dane , o grande vocalista da banda de Seattle Nevermore não está querendo (pelo menos não manifestou isso) deixar a banda e seguir em carreira solo.

O título da matéria faz alusão ao seu álbum solo gravado paralelamente à sua banda. Porém, ao contrário do que já foi consagrado com o Nevermore, seu primeiro disco solo, lançado ano passado, traz um Dane ousando em melodias, embora com seu vocal sempre reconhecível.

“Praisers to the War Machine” (2008) traz Warrel Dane num disco puro Heavy Metal, utilizando em algumas canções de efeitos eletrônicos em sua voz, na maioria focando os refrões, sempre grudentos e de uma capacidade incrível de agradar já na primeira audição.

Confesso que sou fã do cara, e Nevermore é uma das bandas mais marcantes que já ouvi. Porém, Dane superou todas as minhas expectativas neste álbum solo, mostrando-se mais versátil, o que não quer dizer menos Metal, pelo contrário, ao invés de querer soar muito “malvado” (os fãs do Nevermore que me perdoem), ele usa como bem quer todo (o que não é pouco) o seu potencial vocal.

Além disso, até video clip a gravadora arriscou, para a balada muito bonita “Brother”. Porém, o álbum não possui uma música mediana sequer. Todas são de grande qualdiade, cada uma de sua forma. A pesada e rápida “When We Pray” que abre o disco, seguida por “Messenger” e o primeiro refrão grudento. “Obey” traz os primeiros efeitos mais perceptíveis de que Dane está usando uma ajudinha eletrônica.

“Lucretia My Reflection” (Sisters Of Mercy) é um dos covers do CD e ficou perfeita. Incrível como ele conseguiu capturar o espírito da música, colocar muito de si nela e ainda deixá-la original.

“August” também é muito boa, mas não melhor que as perfeitas “Your Chosen Misery” (é incrível como Dane conseguiu fazer uma música perfeita) e “The Day the Rats Went”, uma das mais pesadas do álbum.

Obviamente que o sucesso do álbum em qualidade dependeu também dos músicos que Dane convidou para serem sua banda. Peter Wichers e Dirk Verbeuren vieram da banda Soilwork e Matt Wicklund tocava na banda HIMSA. Deram um shgow em seus respectivos instrumentos. Este não é um álbum em que apenas o vocalista se destaca.

Um início perfeito desse vocalista que é, para mim, um dos 10 melhores da atualidade. Que venham mais discos solo e de tamanha qualdiade e feeling.

Stay on the Road

Texto: EddieHead



Ficha Técnica


Banda: Warrel Dane (solo)
Álbum: Praisers to the War Machine
Ano: 2008
Tipo: Heavy Metal
País: EUA
Link (do blog Keepers of Metal): http://www.mediafire.com/?n2nydjzgdnj

Formação

Warrel Dane - Vocal
Peter Wichers – Guitarra e Baixo
Matt Wicklund - Guitarra e Baixo
Dirk Verbeuren – Bateria


Tracklist

1.When We Pray
2.Messenger
3.Obey
4.Lucretia My Reflection (Sisters of Mercy)
5.Let You Down
6.August
7.Your Chosen Misery
8.The Day The Rats Went To War
9.Brother
10.Patterns
11.This Old Man
12.Equilibrium

Nenhum comentário: