segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Novo Álbum da Sonata Arctica



Sonata Arctica é oriunda da Finlândia, no ano de 1999 quando gravam seu primeiro single, a clássica canção entre os fãs “Fullmonn” (1999), e de lá para cá tem se desenvolvido humildemente, recebendo verdadeiro reconhecimento somente a partir de “Reckoning Night” (2004). A banda se caracteriza por um Power Metal, abusando de teclados e piano, além de corais dos próprios músicos e vocais melódicos sem serem agudos (pelo menos o que estamos acostumados a ver por aí).

Neste ano a banda lançou seu sexto álbum de estúdio, “The Days of Grays” (2009), tantando agradar mais que seu antecessor (e bastante criticado pelos fãs mais exigentes) “Unia” (2007). Além disso, o álbum marca a entrada do novo guitarrista Elias Viljanen no lugar de Jani Liimatainen (que está tocando no Cain’s Offering que você pode conferir aqui neste blog).

Como de praxe, a banda busca sempre inovar, agora apelando para alguns efeitos na voz do grande vocalista Tony Kakko, e outros no instrumental, mas matendo as muitas faixas românticas, que chamamos de baladas, que são a característica principal da banda, agradando às pessoas que esperam ouvir sobre amores perdidos (caprichei agora). Dessas, destaque para “As If the World wasn’t Ending”.

Destaques para as promocionais “The Last Amazing Grays” (de tirar suspiros de qualquer apaixonado hehehe) e “Flag in the Ground”. A música “Zeroes” é a que mais efeitos eletrônicos traz, mas também uma das melhores e com mais energia. Vale também parabenizar a aprticipação de Johanna Kurkela em duas faixas do álbum. Só ouvindo mesmo para tirar um veredicto desse disco.

Indico àqueles que acompanham a banda. Aos que ainda não a conhecem, sugiro ir com calma e ouvir este álbum algumas vezes para entender a proposta original da banda. Aos amantes de Power Metal, é só pular as várias faixas calmas e ir para outras como “Deathaura” (que, na verdade, abre o disco após a introdução).

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Sonata Arctica
Álbum: The Days of Grays
Ano: 2009
Tipo: Power Metal
País: Finlândia
Link (do blog Keepers of Metal): Parte I http://www.4shared.com/file/131253487/2d4f8ee6/SA_-_TDOG_wwwkeepersofmetalipbfreecom_by_amarallasombrapart1.html
Parte II http://www.4shared.com/file/131257506/1c31c918/SA_-_TDOG_wwwkeepersofmetalipbfreecom_by_amarallasombrapart2.html

Senha: www.keepersofmetal.ipbfree.com

Formação

Tony Kakko (vocais, teclados)
Elias Viljanen (guitarra)
Henrik Klingenberg (teclados)
Tommy Portimo (bateria)
Marko Paasikoski (baixo)


Tracklist

1. Everything Fades To Gray (Instrumental)
2. Deathaura
3. The Last Amazing Grays
4. Flag In The Ground
5. Breathing
6. Zeroes
7. The Dead Skin
8. Juliet
9. No Dream Can Heal A Broken Heart
10. As If The World Wasn't Ending
11. The Truth Is Out There
12. Everything Fades To Gray (Versão completa)
13. In The Dark (Faixa Bônus)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Entrevista: Scelerata Aumentando Sua Potência


Enriquecendo ainda mais o blog Road to Metal, trazemos como entrevista do mês de novembro a banda gaúcha de Porto Alegre Scelerata que, além de tocar um Power/Progressive Metal de grande qualidade e originalidade, foram a banda de abertura de Paul Di’anno, ex-vocalista do Iron Maiden quando de sua passagem pelo Brasil este ano, com 10 shows nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Conversamos com o baixista da banda, Gustavo Strapazon, que gentil e espontaneamente aceitou respoder a esta entrevista. Entre os temas, o passado e futuro da Scelerata e, claro, a experiência de tocar com um ex- Iron Maiden. Stay on the Road

Road to Metal: A banda tem procurado um vocalista substituto para Carl Casagrande, inclusive se apresentando com o Dan Rubin, atual vocalista da banda Magician, durante a turnê como banda de abertura e apoio para Paul Di’anno, nos 10 shows dessa turnê brasileira. Como está o processo de busca e seleção de um vocalista definitivo? E porque Rubin não é efetivado, já que parece se encaixar bem a som da banda?

Gustavo Strapazon - Recebemos material de excelentes cantores de vários lugares do pais. Recebemos material de vocalistas muito profissionais até outros bem iniciantes, e era bem isso que esperávamos, todos tiveram seus materiais ouvidos. E alguns destes foram convidados a tocar algumas musicas com a gente nos ensaios. O Dan Rubin é nosso amigo á muitos anos, para a tour com o Paul Dianno precisávamos de alguém que alem de ser um grande cantor, poderíamos confiar e saber como se sairia numa tour então o chamamos.

A voz dele caiu como uma luva nos sons da banda, pelo timbre e pelo registro vocal. Durante a tour pudemos ter certeza que ele seria o cantor perfeito para a banda. Quando voltamos para Porto Alegre o efetivamos. Estamos certos que com o Dan nos vocais poderemos alcançar patamares muito mais altos.

RtM: A banda possui apenas dois álbuns lançados mas já carrega na bagagem experiências como abrir shows de bandas como Deep Purple, Edguy, GammaRay, Masterplan, Angra e Shaman. Qual a importância na evolução da banda essas experiências?

Gustavo:Tanto gravações, quanto shows sejam aberturas para grandes bandas, ou em bares bem pequenos são de grande importância para a evolução da banda. Cada show é diferente e o publico responde diferente, assim como a postura da banda deve manter a mesma energia nas mais diferentes situações e isso só a experiência traz.

RtM: “Darkness and Light” (2006) é o marco de estréia da banda e já no ano de lançamento se destacou como um dos melhores do cenário nacional. Como vocês vêem a banda nesse período e atualmente, depois de já terem um single e o segundo disco lançados?

Gustavo: O Darkness and light tem grandes musicas que funcionam muito bem ao vivo. Gostaria que esse disco tivesse recebido uma atenção melhor quanto à produção.

RtM: A banda divulgou que neste segundo semestre de 2009 prepara o terceiro álbum. Como vocês esperam que esse álbum soe aos fãs e à mídia, principalmente após a turnê com Paul Di’anno (que deu uma visibilidade enorme para a banda) e com a entrada de um novo vocalista?

Gustavo: A banda esta em constante evolução, o estilo que fazemos pode ser classificado como uma banda de power metal com influencias bem diversas que vão desde o trash metal até o hard rock. No próximo disco esperamos firmar o estilo da banda ao mesmo tempo poder incluir novas possibilidades. Atualmente todos estilos estão saturados, só queremos fazer musicas cada vez mais empolgantes. Com a entrada do Dan tenho certeza que conseguiremos.

RtM: Ainda sobre o álbum de estréia, como foi ter a participação de dois dos maiores nomes do Metal nacional: Kiko Loureiro (guitarra) e Edu Falaschi (vocal), ambos do Angra? Além deles, também Renato Borghetti, expoente da música do RS também participa com seu acordeon. Como surgiu essa idéia?

Gustavo:O Kiko não participou do cd, fizemos um show com ele onde tocamos musicas do Angra. O Edu participa da faixa “Spell of time”, o timbre dele se encaixa perfeito com a musica. Foi muito legal ter ele no disco por que ele sempre foi um grande apoiador da banda. O Borghetti participa da musica “endeless” que tem influencias da musica regional do Rio Grande do Sul como milonga. Foi uma grande honra ter um dos maiores expoentes da nossa musica tocando Heavy Metal!

RtM: Em 2008 dois lançamentos foram responsáveis pela maior ascenção da banda, inclusive no exterior (o que já acontecera em 2006): o single “Enemy Within” e o álbum “Skeletons Domination”. Vocês concordam que a banda evoluiu bastante nestes dois anos e que se pode esperar um novo álbum superior aos anteriores?

Gustavo: Com certeza!! A banda esta cada vez mais entrosada, o próximo álbum deverá mostrar mais facetas da banda, com todos os integrantes participando ativamente de cada composição.

RtM: Todos sabemos que o cenário Metal nacional é muito fraco, em termos de apoio. As bandas de renome construiram suas tragetórias no meio underground, e poucas podem viver do que fazem, apenas da música. Como anda a situação dos músicos da banda em relação à isso? A banda tem feito muitos shows, ou ainda o espaço para shows dificulta a independência dos músicos da Scerelata?

Gustavo: Todos na banda trabalham no meio musical a muitos anos, dando aulas tocando na noite, trabalhando com produção. A banda ainda não é auto suficiente, mas a cada ano que passa conquistamos mais coisas, atualmente a banda conta com vários apoiadores seja na mídia , na produção dos show etc.

RtM: Agora, falaremos um pouco sobre a última turnê da banda. Aliás, uma turnê muito especial, com certeza. Afinal, foram selecionados para serem a banda de apoio e abertura da lenda viva Paul Di’anno, primeiro vocalista a gravar com o Iron Maiden (confira matéria aqui mesmo neste blog http://roadtometal.blogspot.com/2009/06/paul-dianno-em-turne-no-sul-e-sudeste.html). Como a banda foi escolhida?Qual foi o processo?

Gustavo:Soubemos que o Paul estava à procura de uma banda para a sua turnê brasileira, enviamos nosso material para o empresário dele. Tivemos uma resposta instantânea, que nos pedia para gravarmos um ensaio tocando algumas musicas do Paul na época do Iron Maiden e de sua carreira solo. Após isso recebemos a confirmação que seriamos a banda dele.

RtM: Qual a sensação de tocar músicas como “Phantom of the Opera”, “Running Free” e “Wrathchild” ao lado de um dos principais ex-membro do Iron Maiden? Além, claro, de excurcionar com ele. O que vocês podem dizer dessa experiência?

Gustavo: Quando o Paul foi ao nosso ensaio e começamos a tocar algumas musicas notamos a empolgação dele, nas primeiras musicas ele só ficou escutando. Quando ele pegou o microfone e começou a cantar musicas que escutamos desde a nossa infância foi algo surreal. Ele tem uma voz muito poderosa e acho que naquele momento todos na banda sentiram arrepios, hehehehe.

Ele é um cara muito gente fina, e durante a tour nos contava varias historias da época em que ele estava no Maiden. Certamente é uma experiência que nos lembraremos para sempre.

RtM: Podemos conferir o show do Di’anno e de vocês em Frederico Westphalen, em julho deste ano. Ficamos impressionados com a performance da banda, especialmente nos clássicos do Iron Maiden. Soubemos, porém, de que tiveram um imprevisto entre Passo Fundo até chegar à Frederico. Parece que um problema no carro. O que aconteceu?

Gustavo:Olha que eu me lembre não teve imprevisto nenhum, acho só que o motorista se perdeu um pouco no caminho,hehhehehe. Mas certamente o show em Frederico Westphalen foi um dos pontos altos da tour, o público mesmo naquele frio de rachar agitou do inicio ao fim, adoraríamos voltar o mais breve possível para fazer um show inteiro do Scelerata.

RtM:
Dos shows dessa turnê, quais as experiências mais interessantes e as não tão boas assim?

Gustavo: Todos os shows foram excelentes, o interessante mesmo foi viver o dia a daí de uma tourne e todo aprendizado envolvido nessa experiência. Acho que tudo foi muito bom, nem teria o que dizer sobre algo não tão bom.

RtM: Agradecemos a disponibilidade, desejando sucesso à banda e que novos caminhos se abram a todo momento. Um mensagem final para quem acompanha o Road to Metal?

Gustavo: Agradecemos o espaço, continuem com o ótimo trabalho que vocês desempenham. Para os interessados em conhecer mais o trabalho da banda podem conferir o myspace no endereço: www.myspace.com/scelerataband.

Grande abraço!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Volta do Metallica ao Brasil Depois de 10 Anos


Uma grande notícia aos fãs do Heavy Metal da banda Metallica: os caras confirmaram já duas datas de apresentações aqui no Brasil.

Trata-se de Porto Alegre, no estádio Passo D’areia, no dia 28 de janeiro e em São Paulo, capital, no Morumbi, dia 30 de janeiro.

A banda confirmou sua maior excursão pela América Latina, com datas em locais como Bogotá na Colômbia, Santiago no Chile e o primeiro show de 2010 em Lima, no Peru. Ao todo serão 13 shows englobando os países já citados, além de Argentina, Panamá, México, costa Rica e Venezuela.

A banda se firmou novamente com os fãs das antigas com o disco “death Magnetic” (2008) e uma turnê que preza a década de 1980, tocando músicas de álbuns como “...And Justice for All” (1988) (além da clássica “One”) e do disco “Master of Puppets” (1985).

Sobre os shows no Brasil, provavelmente a badna não marcará novas datas, pois eles só teriam o dia 29 como possibilidade entre os shows. Mas aos fãs de outras capitais, fiquem atento, pois sempre podemos esperar surpresas (se esperamos, não é mais surpresa, mas enfim) aí com talvez mais uma data.

A primeira passagem pela banda se deu em 1989, na turnê Damaged Justice; a segunda na turnê do “Black Álbum” (1991) em 1993; seis anos depois voltam divulgando o álbum “Garage Inc.” com a turnê The Garage Remains The Same, e esta foi sua última passagem por aqui.

Para se redimir, a banda tocará pelo menos dois shows e lançará aqui e no México apenas o DVD completo (em três dvds) "Orgullo, Pasion y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico". Trata-se de uma “resposta” ao DVD já lançado apenas na França “Français Pour Une Nuit” (2009).

Segundo o site Metalremains, “os DVDs e CDs incluem músicas dos três shows gravados em 4, 6 e 7 de Junho. Cada show teve uma setlist única, totalizando 34 músicas diferentes... Elas estão todas lá no DVD duplo junto de entrevistas com a gente. Outras versões que estarão disponíveis incluem um DVD (18 faixas), versão em Blu-ray desse DVD, um digi-pack com o DVD e dois CDs, e finalmente a já mencionada versão de luxo em um slipcase com dois DVDs e dois CDs”.

É a banda presentando os fãs este ano com dois DVDs ao vivo, inéditos, dessa turnê que está sendo o maior sucesso desde 1991, e além disso, voltando ao Brasil após 10 anos.

Metallica tem se mostrado uma banda disposta a voltar ao topo do Thrash Metal mundial. E está no caminho certo!

Stay on the Road

Texto:EddieHead

Mais infos: http://www.metalremains.com/brasil2010/

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Clássicos Ao Vivo: O CD Triplo do Iced Earth e o Ápice da Carreira


Poucas bandas ousaram fazer o que os norte-americanos do Iced Earth fizeram: lançar num mesmo momento o primeiro (e único até agora) álbum ao vivo em formato triplo! Isso mesmo. “Alive in Athens” (1999) traz 31 faixas divididas entre os três discos, que abarca todos os álbuns lançados até a data, sendo um registro de duas noites de shows consecutivas na Grécia na turnê de divulgação do maior claássico da banda “Something Wicked This Way Comes” (1998).

Durante as duas apresentações, e depois no cd triplo (que ganhou versão oficial em DVD muito tempo depois em 2006 e com uma qualidade baixa para o nível da banda), a banda toca todos seus maiores clássicos com uma maestria de assustar, numa postura de palco ao vivo de invejar muitas bandas de renome maior.

Aqui o quarteto John Schaffer (guitarra e vocais de fundo), Matthew Barlow (vocal), Larry Tarnowski (guitarra solo), James MacDonough (baixo) e Brent Smedley (bateria como participação especial) tocam clássicos como “Pure Evil”, “When the Night Falls”, “Angel’s Holocaust”, “Stormrider”, “Slave to the Dark” e a trilogia “Something Wicked”. É de arrepiar os fãs em canções como “Watching Over Me” e “A Question of Heaven”.

Aliás, tamanho o sucesso da turnê e dessa obra de 1998 que a banda voltou a ter Barlow nos vocais para a gravação do segundo álbum da trilogia, embora a estória comece no disco de 1998 (a primeira parte, em 2007 foi gravada com Tim Owens ainda nos vocais).

Esta é a homenagem à esse que é o álbum ao vivo histórico dessa banda e um dos maiores (em todos os sentidos) da história do Metal. Falando em ao vivo, a banda confirmou seu primeiro show no Brasil em São Paulo (como sempre) em janeiro de 2010 e mais datas estão a caminho.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Iced Earth
Álbum: Alive in Athens (ao vivo triplo)
Ano: 1999
Tipo: Heavy Metal
País: EUA

Formação

John Schaffer (guitarra e vocais de fundo)
Matthew Barlow (vocal)
Larry Tarnowski (guitarra solo)
James MacDonough (baixo)
Brent Smedley (bateria como participação especial)



Tracklist


CD 1

01. Burning Times
02. Vengeance Is Mine
03. Pure Evil
04. My Own Savior
05. Melancholy (Holy Martyr)
06. Dante's Inferno
07. The Hunter
08. Travel In Stygian
09. Slave To The Dark
10. A Question Of Heaven

CD 2

11. The Dark Saga
12. The Last Laugh
13. Last December
14. Watching Over Me
15. Angel's Holocaust
16. Stormrider
17. Path I Choose
18. I Died For You
19. Prophecy
20. Birth Of The Wicked
21. The Coming Curse
22. Iced Earth

CD 3

23. Stand Alone
24. Cast In Stone
25. Desert Rain
26. Braiwashed
27. Disciples Of The Lie
28. When The Night Falls
29. Diary
30. Blessed Are You
31. Violate

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Retorno Imortal



Não temos visto aqui no Road to Metal muitas novidades no cenário Black Metal mundial. A mídia especializada geralmente lança mais olhares para bandas tidas como Sinfônicas, como Dimmu Borgir, e clássicas como Dark Funeral.

Porém, repercurtiu a notícia da volta da banda norueguesa Immortal, que surgiu em 1990 e havia finalizado suas atividades após terem lançado sete grandes álbuns de Black Metal em 2003.

Passados seis anos o trio Abbath (guitarra, teclados e vocal), Horg (bateria) e o novo integrante Apollyon (baixo) anunciam a volta às atividades que foi, com certeza, a melhor notícia nos últimos anos no mundo Black Metal.

“All Shall Fall” (2009) traz o verdadeiro Black Metal noruegues que a badna se caracterizou em produzir. Embora com apenas sete faixas, o álbum é simplesmente espetacular, sendo difciil destacar alguma música em especial, na medida em que todas foram muito bem produzidas e executadas por essas lendas que são Abbath e Horg, e com o novato (na banda, claro) Apollyon ajudando a consolidar a volta do immortal com brutalidade e qualidade.

Para os fãs brasilerios da banda, há muita especulação de que a banda se apresentará na edição do Waceon Open Air que acontecerá em São Paulo em 2010. É torcer que isso se concretize e que a banda espalhe um pouco do Black Metal que ajudou a construir.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Immortal
Álbum: All Shall Fall
Ano: 2009
Tipo: Black Metal
País: Noruega
Link (do blog Keepers of Metal): http://wrvwxv.link-protector.com/ (senha keepers of metal ou www.keepersofmetal.ipbfree.com)
Site da banda: http://www.immortalofficial.com/blog/

Formação

Abbath (nome pessoal Olve Eikemo) (vocal, teclados e guitarra)
Horg (nome pessoal Reidar Horghangen) (bateria)
Apollyon (nome pessoal Ole Jorgen Moe) (baixo)




Tracklist


1. All Shall Fall
2. The Rise of Darkness
3. Hordes of War
4. Norden on Fire
5. Arctic Swarm
6. Mount North
7. Unearthly Kingdom

domingo, 22 de novembro de 2009

Avantasia e Novos Grandes Nomes Para o Quarto Álbum


O projeto Metal mais bem sucedido e conhecido no mundo esta vindo aí com seu quarto álbum. Estou falando do Avantasia, projeto de Power Metal encabeçado por Tobias Sammet, vocalista da banda alemã Edguy.

Desde o lançamento de “The Metal Opera Part I” (2001) (antes em 2000 havia saído um single sem muita divulgação), o Avantasia tem se destacado em produzir canções que emsclam melodia e velocidade, reunindo alguns dos maiores nomes do Metal mundial, além de alguns do Rock em geral, como Eric Singer (baterista do Kiss) e Alice Cooper (dispensa apresentação).

A parte dois da saga sai um ano depois e aí sim o projeto toma grandes dimensões. Apenas seis anos depois a banda lança novo material, entre singles, o álbum chamando “Scarecrow” (2008), num hiato de tempo em que Tobais dedicou-se exclusivamente ao Edguy, sua banda principal, embora ainda continuasse a participar de álbuns de outras tantas bandas.

Para o fim de ano promete uma nova saga, em duas partes. A primeira será chamada “The Wicked Symphony" e a segunda "Angel Of Babylon", segundo o site do projeto.

Entre os nomes dessa nova saga teremos Sascha Paeth (músico e famoso produtor, ex-Heaven’s Gate), Klaus Meine (Scorpions), Michael Kiske (ex-Helloween), Russell Allen (Symphony X), Bob Catley (Magnum), Eric Singer (KISS), Jorn Lande (Ex-Masterplan), Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire), Felix Bohnke (Edguy),Tim Owens (Ex-Judas Priest e Iced Earth) entre outros.

A grande surpresa será Klaus Meine, vocalista da lendária badna de Hard Rock Scorpions, à semelhança do que aconteceu com a participação de Alice Cooper no álbum do ano passado. É a banda se projetando à outros públicos fora do Metal.

Aliás, a banda tem tomado um direcionamento musical para além do Power metaldos primeiros dois discos. Vamos ter que esperar mais um pouco para saber o que Tobias e companhia estão tramando.

Entre os musicos que já passaram pelo projeto (e alguns permanecem), temos esse verdadeiro dream team do metal: Kai Hansen (ex-Helloween, Gamma Ray), Andre Matos (ex-Angra, Shaman), Oliver Hartmamm (ex-At Vance), Rob Rock, Sharon den Adel (Within Temptation), David DeFeis (Virgin Steele), Amanda Sommervile, Timo Tolkki (ex-Stratovarius), Roy Khan (Kamelot), Henjo Ricther (Gamma Ray), Markus Grosskopf (Helloween), Rudolf Schenker (Scorpions), entre outros.

Avantasia tornou-se tão grande a ponto de receber prêmios e de sair em turnê reunindo vários desses músicos que possuem muitos compromissos com suas respectivas bandas.

Aguardamos ansiosos pelo quarto álbum da “banda” torcendo para que seja ainda melhor que os anteriores.

Texto: EddieHead

Site oficial: http://www.tobiassammet.com/eng/extras.php

Epica: Referência Atual de Metal Sinfônico Gótico



Enquanto bandas antes tidas como pertencendo ao esteriótipo de Metal Sinfônico, como a Nightwish, estão se direcionando para a produção de canções mais diretas, sem muitos corais ou orquestars, outras tem se destacado nesse tipo de som.

Os Holandeses do Epica podem ser considerados a nova referência principal da atualidade em se falando de Metal Sinfônico/Gothic Metal. Embora com apenas quatro álbuns de estúdio até o momento, a banda tem construído seu nome ao redor do mundo com seus shows energizantes. Aliás, já confiramaram que estarão no Brasil em abril de 2010.

No mês passado lançaram o álbum “Design Your Universe” (2009) que esta sendo, na minha visão, um dos destaques do ano e o melhor com vocais femininos lançado este ano. Afinal, falamos da musa Simone Simmons que além de bela possui muita técnica vocal soprana que encaixa bem na proposta da banda sem ficar repetitido e, assim, enjoativo.

Mas além dela, temos dividindo os vocais com ela Mark Jansen(guitarra/vocais) que fizer um grande trabalho com vocais guturais, o que é bem dificil atualmente, devido ao grande número bandas que utilizam desse artíficio e, na maioria das vezes, sem sucesso.

A temática do álbum se baseia na física quântica e na questão do poder nosso sobre nós mesmos e o universo, dividido entre as 13 faixas de grande qualidades e sem trazer muitas baladas (o que às vezes torna um álbum chato).

Destaco as músicas “Resign To Surrender (A New Age Dawns Part IV)” (melhor trabalho dos vocalistas homens da banda), “Our Destiny” (show da Simmons), “Deconstruct” e "Design Your Universe (A New Age Dawns, Part VI)" (com uma força estrondosa).

Como de praxe, a banda recebeu algumas participações especiais. Neste disco, Tony Kakko, vocalista do Sonata Arctica, faz uma participação em “White Waters”, a verdadeira balada do disco. Amanda Sommervile repete mais uma participação nos discos da banda agora na faixa “Unleashed”, mas presente na edição especial como bônus.

Em suma, aos fãs da banda provavelmente seu melhor trabalho nesses 8 anos de existência da banda. Aos demais, um grane disco do gênero e que mostra que a banda Epica é a referência atual no estilo, com bandas como Nightwish e Theater of Tragedy mais ou menos em baixa. Um dos destaques do ano, com certeza.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica


Banda: Epica
Álbum: Design Your Universe
Ano: 2009
Tipo: Gothic Metal/Metal Sinfônico
País: Holanda
Link (do blog Keepers of Metal): http://linkbee.com/DO3NK

Formação

Simone Simons (vocais, soprano)
Mark Jansen (guitarra, vocais guturais)
Coen Janssen (Piano e sintetizadores)
Isaac Delahaye (guitarra)
Yves Huts (baixo)
Ariën Van Weesenbeek (bateria)



Tracklist

1. Samadhi - Prelude
2. Resign To Surrender - A New Age Dawns - Part IV
3. Unleashed
4. Martyr Of The Free Word
5. Our Destiny
6. Kingdom Of Heaven - A New Age Dawns - Part V
7. The Price Of Freedom - Interlude
8. Burn To A Cinder
9. Tides Of Time
10. Deconstruct
11. Semblance Of Liberty
12. White Waters
13. Design Your Universe - A New Age Dawns - Part VI

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Nova Formação Prometendo Mais Sucesso ao Thunderstone

A banda finlandesa Thunderstone marcou este ano com seu disco “Dirt Metal” (2009). Mas mais que o disco, a mudança de formação com a saída do então vocalista Tommi Salmela (que substituia o vocalista/fundador Pasi Rantanen na última turnê) e do tecladista Kari Tornack e com a entrada de Rick Altzi (que continua cantando com com o At Vance, que lançou novo disco este ano também) e o tecladista Jukka Karinen.

“Dirt Metal” é o quinto álbum dessa banda que esta para completar sua primeira década tocando um Power Metal digno de nota, acrescentando elementos do Hard Rock e Heavy Metal.

São 11 faixas (a primeira apenas uma introdução) que mesclam peso, técnica (solos de guitarra rápidos e vocais atingindo de cheio a cabeça de quem ouve). É um passo a mais na maturidade da banda e com certeza o álbum mais consistente até agora.

Destaques para “Blood That I Bleed” (show de Altzi), “Star” (peso e ritmo marcantes), “Couting Hours” e “Dodge The Bullet”. “I Almight” é o primeiro single e você pode conferir o video clipe neste link http://www.youtube.com/watch?v=4NRjVNIWfLA.

Hoje em dia esta dificil ser inovador dentro do Power Metal, especialmente, mas as bandas tem tentado e este é o caso deste álbum da Thunderstone: um disco bom, melhor de sua carreira, mas sem trazer muitas novidades. É uma tentativa da banda que merece reconheciemnto. E àqueles que estão mais afim de curtir um Power Metal bem tocado, mesmo que sem muita novidade, irão adorar este disco.

Resta saber até quando Rick Altzi irá suportar ser o frontman de duas bandas, que lançam álbuns no mesmo ano. Não conferi o lançamento de sua outra banda, mas espero que seja no mínimo bom quanto este.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Thunderstone
Álbum: dirt Metal
Ano: 2009
Tipo: Power Metal
País: Finlândia
Link (do blog Keepers of Metal): http://wcrrwr.link-protector.com/ (senha www.keepersofmetal.ipbfree.com depois de digitar, dê um espaço)

Formação

Rick Altzi - Vocal (At Vance, Sandalinas, Frequency)
Nino Laurenne - Guitarra (Antidote)
Titus Hjelm - Baixo (Antidote)
Jukka Karinen - Teclados (Status Minor)
Mirka Rantanen - Bateria (Kotipelto, Warmen, Tunnelvision, Loud Crowd, Ari Koivunen)



Tracklist

1.Rebirth
2.I Almighty
3.Dirt Metal
4.Blood That I Bleed
5.Star
6.Ghosts Of Youth
7.Counting Hours
8.Dodge The Bullet
9.Deadlights
10.At The Feet Of Fools
11.Suffering Song

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Halford realiza sonho de conhecer Papai Noel



Não. Não é que o Metal God Rob Halford (Judas Priest) esteve em algum shopping e sentou no colo do Bom Velhinho (sei lá, tudo é possível).

O sonho que essa lenda realizou foi de gravar um álbum com temas natalinos. Isso mesmo. Não bastasse trabalhos de bandas como o Twisted Sister e da ex-Nightwish Tarja Turunen já terem feito isso, Halford chamou um time de primeira para ajudar nessa empreitada e lança o disco “Winter Songs” (2009).

Quando soube do álbum pensei que só podia ser uma brincadeira e que talvez a idade já estivesse começando a pesar para o cara. Mas me enganei.

Longe de ser um trabalho de significância na carreira do cara (não se compara a sua fase no Judas Priest, Fight ou carreira solo), esse álbum traz 10 faixas com temas natalinos originais, ou seja, Halford não fez versões Heavy Metal de canções de filmes norte-americanos, mas criou músicas com temáticas que remetem ao natal (vide o nome do álbum).

Ele começa com a paulada “Get Into The Spirit”, lembrando muito coisas da fase Fight, mas que engana o ouvinte, pois nenhuma das canções seguintes se assemelham a essa que é bastante pesada e com muito vocal rasgado/gritado.

“We Three Kings” agrada bastante também, trazendo muitos solos de guitarra e uma levada mais Heavy mesmo, não muito peso mas rapidez.

Chegamos à melhor das faixas e a que tem o título mais estranho “Oh Come O Come Emanuel”. Gostei do ritmo que a música levou (só ouvindo para saber).

A faixa “Winter Song” é a balada do álbum e uma das canções mais belas na voz do Halford que, aliás, traz suas “técnicas” do último disco com o Judas Priest, “Nostradamus” (2008).

Aqui começa a ocorrer (ao meu entender, claro) uma grande queda na qualidade das músicas. Se o álbum acabasse aqui (se fosse lançado em formato EP), seria mais interessante.

Claro que estamos falando de um dos Deuses do Metal e, embora as demais canções pareçam mais algo para satisfazer um desejo pessoal do vocalista, ainda contam com seu vocal e com os músicos de calibre Roy Z (Bruce Dickinson, Rob Rock, W.A.S.P., outros) na guitarra e Metal Mike (Testament, Cans, outros) na outra. Na bateria Bobby Jarzombek (Iced Earth, Demons and Wizards, outros) e no baixo Mike Davis (Ozzy Osbourne, Lizzy Borden, Angel rot).

Com certeza não será um álbum marcante (em termos de qualidade) na carreira do vocalista. E acredito que nem turnê acontecerá. Porém, vale a pena conferir e aos fãs (que são muitos) é mais um material inédito, já que desde 2002 (quando lançou Crucible) Rob Halford não trazia nenhum material solo. É o Bom Velhinho sendo homenageado pelo Bom “Metal God” Halford.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Halford
Álbum: Winter Songs
Ano: 2009
Tipo: Heavy Metal
País: Inglaterra
Link: http://www.mediafire.com/download.php?2czmzmywmzz

Formação

Rob Halford - Vocal (Judas Priest, Two, Fight)
Metal Mike Chlasciak - Guitarra (Testament, Painmuseum, Cans)
Roy "Z." Ramirez - Guitarra (Bruce Dickinson, Rob Rock, MVP, Driver, W.A.S.P.)
Mike Davis - Baixo (Ozzy Osbourne, Lizzy Borden, Angel Rot)
Bobby Jarzombek –Beteria (Iced Earth, Painmuseum, Demons & Wizards)



Tracklist

1. Get Into the Spirit
2. We Three Kings
3. Oh Come O Come Emanuel
4. Winter Song
5. What Child Is This
6. Christmas For Everyone
7. I Don't Care If It's Christmas Night
8. Light Of The World
9. Oh Holy Night
10. Come All Ye Faithful

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nightfall in South Festival II Edição: Melhor Festival do Noroeste do RS de volta


Dia 21/11 a cidade de Ijuí, no RS, receberá Headbangers de toda a região nororeste do estado na sua segunda edição.

Em 2008 o festival começou com o pé direito, um recorde de público em evento do tipo de todos os tempos na cidade.

Este ano, contará com bandas da região e algumas novidades, como a volta da lendária Obictus, que muito tocou Thrash Metal pela região e havia encerrado suas atividades.

A Obictus (da cidade de Santo Ângelo) é formada por André Luis Sousa nos vocais, Vitor Fank na guitarra, Leonardo Mayorca na bateria e no baixo Lucas Almeida. Ficaram conhecidos por tocvarem em alto e bom som clássicos de bandas como Pantera e Sepultura.

Vinda de Santiago/RS, Alive esta cada vez mais sendo reconhecida como a melhor banda de Metalcore da região e pretende não fazer feio na sua apresentação, nas quais trazem músicas próprias.

Soul’s of Fate de Palmeira das Missões/RS surgiu em 2005, com os irmãos Mauricio e Rafael Taube. Hoje conta tambémcom Johnsan Baptista nas guitarras e Julio César no baixo.

O quarteto busca influências em bandas como Children of Bodom, Pantera, Iron Maiden, Metallica, Lamb of God, Nevermore, Arch Enemy, Apocalyptica... Objetivando “fazer um som brutal com muita melodia”, segundo a própria banda.

A Hungry Crows de Cruz Alta/RS vem aliviar um pouco a quebradeira, tocando clássicos do Heavy Metal dito “tradicional”, como Iron Maiden, Judas Priest, Black Sabbath e influenciados por bandas como Helloween, Dream Theater, Iced Earth,
Edguy e Angra.

Fechando o set de bandas, a recém formada Ozzmosis (Santo Ângelo/RS) também agradará aos fãs de Ozzy Osbourne e Metallica, tocando clássicos dessas bandas.

Com certeza um dos festivais mais esperados do ano na região devido ao grande sucesso da primeira edição. A Road to Metal apoia todo e qualquer evento que promova a cultura Rock e Heavy Metal, principalmente em regiões em que o estilo é marginalizado, fica à margem em relação à outras culturas.

Aguardamos todos lá para mais um culto ao Metal e confira aqui neste blog a resenha do festival.

Stay on the Road



Infos

Nome: Nightfall II Edição
Dia 21/11 as 22 hrs
Local: Patuá Bar em Ijuí/RS
Ingressos: antecipados a 6,00. Na hora 8,00. Excursões a 6,00 (9933-8744 com Debora ou 9136-8049 com Ariana).

Bandas

ALIVE (MetalCore) - Santiago

SOULS OF FATE (ThrashMetal) - Palmeira das Missões

ÓBICTUS (ThrashMetal) - Santo Ângelo

HUNGRY CROWS (HeavyMetal) - Cruz Alta

OZZMOSIS (HeavyMetal) - Santo Ângelo

Perfil no Orkut do festival: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=6582139082423800133