quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

The Gathering: Nova Fase


Não será a primeira vez que trazemos algo sobre a banda The Gathering. Já fizemos uma pequena homenagem contando a trajetória desse grupo admirado pelos apreciadores do Gothic Metal e Rock.

A banda holandesa ao longo de mais de duas décadas certificou-se de inovar dentro do estilo Gótico de se fazer música, tendo por muitos anos como referência a vocalista Anneke van Giersbergen.

Porém, esta deixa a banda e os fãs ficaram muito apreensivos quanto ao futuro da banda, que já tinha um reconhecimento mundial. Porém, os irmãos fundadores Rutten não iriam desistir tão fácil. Sem muita demora, anunciam nova vocalista Silje Wergerland da banda norueguesa Octavia Speratti, que marcava então uma nova fase na carreira do grupo.

Ano passado lançaram o EP com os primeiros sons com a nova vocalista. Com o nome de “City From Above” (2009), tanto a mídia quanto os fãs menos radicais que esperavam que a banda continuasse com seu som singular aprovaram o trabalho.

Meses depois, saí o décimo álbum, “The West Pole” (2009). Nele, 10 faixas de uma banda que dá um passo alémd e tudo o que já fez, enveredando de vez para o Rock Alternativo, abusando de guitarras sintetizadas, mescladas à simplicidade de Wergerland nos vocais e a genialidade dos demais músicos.

Faixas como a que abre o disco, “When Trust Becomes Sound”, intrumental, mostram a banda desenvolvendo mais sua sonoridade, ao mesmo tempo que pode assustar quem ainda esperava a banda de cinco anos atrás.

Destaco entre tantas, “Treasure” (a melhor do disco), “All You Are” com uma levada bem “psicodélica”. A faixa-título traz melancolia e nostalgia, os ingredientes que a banda costuma prezar e que os fãs mais antigos devem gostar.

“You Promised Me A Symphony” é a mais “triste” do álbum, num dueto impecável de piano e vocal. Para agitar mais o álbum, “No One Spokes” detona e agrada na primeira audição.

No site oficial da banda você confere dois vídeos clips oficiais do álbum, para as canções “No Bird Call” e a já citada “All You Are”. Aí vai o link http://www.gathering.nl.

Agora é esperar para ver o que a banda anda desenvolvendo em termos de material inédito e torcer que eles pousem aqui em 2010, na continuação da turnê de divulgação dessa nova fase e álbum.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: The Gathering
Álbum: The West Pole
Ano: 2009
Tipo:
País: Holanda


Formação


Silje Wergerland (vocal)
René Rutten (guitarra)
Marjolein Kooijman (baixo)
Hans Rutten (bateria)
Frank Boeijen (teclado)



Tracklist


1 When Trust Becomes Sound
2 Treasure
3 All You Are
4 You Promised Me a Symphony
5 The West Pole
6 Capital of Nowhere
7 No Bird Call
8 Pale Traces
9 No One Spoke
10 Constant Run

Nenhum comentário: