domingo, 31 de janeiro de 2010

Uma Volta Regada a Peso e Melodia



Quando o assunto é o que se costumou chamar de Metal Industrial vem à tona, um dos nomes mais referenciados é dos norte-americanos do Fear Factory. Aliás, é lá principalmente que a banda conseguiu carregar muitos fãs para esse gênero, tornando-se referência à muitas bandas, inclusive de New Metal.

Porém, como quase sempre acontece, alguns egos inflados dentro da banda fez com que ela encerrasse as atividades logo após o disco “Digimortal” (2001). A partir daí o que se viu foi um sumiço dos integrantes e uma “guerra” declarada entre os dois principais membros, o guitarrista Dino Cazares e o vocalista Burton Bell.

A banda retornou com nova formação, com um álbum um pouco mais pesado que o anterior mas ainda assim muito diferente do que se espera ver. O álbum, “Transgression”, sai em 2005 e desde lá a banda não havia lançado material inédito algum, embora tenha feito parte da grande turnê chamada Gigantur, ao lado de lendas como Megadeth e Dream Theater.

Entretanto, é em 2009 que boatos correm e logo se confirmam de que a banda estaria gravando o primeiro álbum depois de 5 anos e, o que era mais espantoso mas inevitável de que Cazares estaria de volta à banda. Com ele, recrutaram o baterista Gene Hoglan (conhecido rodie do Slaver, baterista em vários álbuns do Dark Angel e em um do Death)), no lugar de Raymond Herrera, membro desde o inicio da banda em 1991.

A banda realizou uma turnê, e nela apresentaram algumas canções inéditas que viriam fazer parte do seu novo álbum, ainda para chegar às lojas. O nome, “Mechanize” (2010), traz 10 faixas de bastante peso, superando as expectativas de quem vos escreve. Além disso, o dedo (ou melhor, dedos) de Cazares se faz sentir nesse disco, trazendo uma atmosfera do auge da banda, afinal, o cara é um guitarrista singular.

Além dele, Burton Bell dá um show, algumas vezes arriscando algo mais gutural do que de costume, mas não esquecendo de aproveitar a deixa da banda para impor seu estilo melódico que sempre faz arrepiar quando se ouve. O novo batera não deixa a desejar, embora a falta de Herrera e suas batidas não tão repetitivas se façam sentir.

Ainda é cedo para falar sobre o que os fãs e a mídia em geral pensarão do álbum, mas uma coisa eu digo: agora o Fear Factory está de volta. E me alegra muito ouvir um álbum como este e notar que a mesma banda que gravou álbuns clássicos da história, como “Demanufacture” (1995) ainda pode fazer um som como de antigamente sem deixar de parecer novo e surpreendente.

Destaques do álbum para “Power Shifter”, “Mechanize” e “Final Exit”, esta última de arrepiar e que fecha o álbum.

A banda esteve no fim de ano no Brasil e é de se esperar que em 2010 eles retornem com seus clássicos e inéditas, com essa dupla de egos inflados mais interessada em trabalhar pelos fãs do que por seus nomes apenas.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Fear Factory
Álbum: Mechanize
Ano: 2010
Tipo: Metal Industrial
País: EUA



Formação

Burton C. Bell (Vocal)
Dino Cazares (Guitarra)
Byron Stroud (Baixo)
Gene Hoglan (Bateria)



Tracklist

1 Mechanize
2 Industrial Discipline
3 Fear Campaign
4 Powershifter
5 Christploitation
6 Oxidizer
7 Controlled Demolition
8 Designing the Enemy
9 Metallic Division
10 Final Exit

Um comentário:

オテモヤン disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.