sexta-feira, 5 de março de 2010

Dark Tranquility Sempre Mesclando Agressividade e Melodia



É com muito prazer quando bandas de qualidade inconstestável como Dark Tranquility lançam material inédito e só aumentam seus atributos, não deixando a desejar em relação à trabalhos anteriores.

Obviamente que sempre há aqueles que preferem os primeiros discos da banda, mas este que vos escreve toma a partir de 2000 a evolução indiscutível da banda suéca.

Os caras estão de volta depois de “Fiction” (2007). Um ano depois lançam uma coletânea com algumas inéditas e versões cover (sem muita novidade), “A Closer End” (2008), além do duplo ao vivo ano passado “Where Death is Most Alive” (2009) (vide resenha neste blog). Em 2010 apontam com o álbum “We Are the Void” (2010).

Nesse disco, a banda continua com seu Thrash Metal/Death Metal Melódico, desta vez com o vocalista Mikael Stanne gritando mais e abusando de agudos, deixando de lado (com exceção de “Iridium”, que fecha o disco) os vocais limpos e caindo de cara no peso e rapidez.

Os elementos sonoros eletrônicos e piano de Martin Brändström, também se fazem presente, como não podia deixar de ser. Você os percebe e de forma agradável (sem abuso) em “in My Absence”, “The Grandest Accusation” e “Her Silent Language”.

A coesão da banda é incrível, mesclando os elementos do death metal, indo pelo Progressivo e Gótico, além dos efeitos eletrônicos. A dupla de guitarra Niklas Sundin e Martin Henriksson conseguiram tirar um dos seus melhores ritmos na banda.

Ao longo das 11 faixas, também se destcam o baterista Anders Jivarp e baixista Daniel Antonsson que colocam muito peso ao som da banda.

Destaques para “At The Point of Ignition”, cujo inicio já mostra que se trata da banda responsável por clássicos como “Monocromatic Stains” e “There In”. Além dessa, “The Fatalist” é a melhor do álbum e a que mais pega o espírito de todo o disco.

Na verdade, toda sas faixas são ótimas, dentro do que se espera quando o assunto é Dark Tranquility, esta banda que é o primeiro nome que vem à cabeça quando se fala em peso e melodia, usando vocais guturais, riffs de guitarra marcantes, bateria e baixo simultâneos e fortes e, claro, elementos eletrônicos, que muitas bandas tem medo de utilizar, mas esses suecos não e jamais devem abandoná-los.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Dark Tranquility
Álbum: We Are the Void
Ano: 2010
Tipo: Death Metal
País: Suécia

Formação

Mikael Stanne (Vocal)
Niklas Sundin (Guitarra Líder)
Martin Henriksson (Guitarra Ritmica)
Anders Jivarp (Bateria)
Martin Brändström (Electronicos/Piano)
Daniel Antonsson (Baixo)



Tracklist

01 - Dream Oblivion
02 – Shadow in Our Blodd
03 – The Fatalist
04 – In My Absence
05 – The Grandest Accusation
06 – At The Point of Ignition
07 – Her Silent Language
08 – Arkhangelsk
09 – I Am The Void
10 – Surface The Infinite
11 - Iridium

Nenhum comentário: