terça-feira, 30 de março de 2010

A Experiência Clássica do Therion


Mesmo não sendo nenhuma novidade bandas de Metal tocarem juntos à orquestras, quando um grupo resolve unir essas duas formas de expressões musicais, o resultado geralmente tende a ser, no mínimo, interessante.

Várias bandas já fizeram isso, cito aqui Metallica e Epica (confira em resenha neste blog). Ano passado foi a fez do grupo criado na Suécia Therion lançar o material ao vivo de sua música com a Orquestra Sinfônica de Miskolc, na Hungria, que foi gravado dois anos antes no Festival Internacional de Ópera da cidade.


Assim como o Epica também fez, o primeiro disco de “The Miskolc Experience” (2009) traz regravações de grandes nomes da música Clássica, como Mozart e Wagner, interpretadas em conjunto pela banda e a orquestra.

Com certeza uma experiência interessante, ainda mais para os apreciadores dos dois tipos musicais. Mas o que nos prende mais é o segundo disco, no qual a orquestra inclui seus arranjos para (infelizmente apenas) as 9 faixas que o compõem e que são retiradas na sua maioria dos álbuns mais recentes.


Ali, “Blood of Kingu” abre, música essa que mostra uma energia incomum da banda. “Sirius B”, do disco homônimo, continua a dobradinha desse conhecido álbum do grupo.

Um dos maiores destaques e que é uma canção que nessa versão ao vivo não sai da minha cabeça é “Lemuria”, faixa-título do álbum homônimo de 2004. Ficou perfeita.

As demais ganham um brilho especial com a experiente e reconhecida Orquestra de Miskolc que parece estar habituada a tocar com grupos de Metal (também gravaram com Epica).


Esse é o último trabalho do grupo até o momento, que desde 1987 se dedica a experimentar dentro do Metal, indo desde um Death/Doom, passando pelo Gothic e pegando elementos do Heavy mais tradicional, tendo como fundador e líder principal (único remanescente desse período) Christofer Johnsson (guitarra). Aliás, essa formação que se apresentou nesse show já não é mais a mesma desde 2008.


Este disco é um prato cheio aos fãs, mesmo que fosse preferível um duplo apenas com músicas da banda, ainda assim o é legal ouvir a banda em conjunto com a orquestra em dois momentos distintos, numa recíproca homenagem à esses gêneros entendidos por poucos, mas verdadeiramente amado: Metal e Música Clássica.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Therion
Álbum: The Miskolc Experience
Ano: 2009
Tipo: Symphonic Metal/ Gothic Metal
País: Suécia

Formação

Christofer Johnsson (Guitarra, vocais de fundo)
Kristian Niemann ( Guitarra )
Johan Niemann ( Baixo )
Petter Karlsson ( Bateria )
Matts Leven ( Vocal )




Tracklist
CD I

01 - Clavicula Nox
02-Dvorak-Excerpt From Symphony no.9
03-Verdi-Vedi le Fosche Notturne Spotigle From il Trovatore
04-Mozart-Dies Irae From Reqiuem
05-Saint-Saens-Excerpt From Symphony no.3
06-Wagner-Notung Notung Niedliches Schwer From the Ring
07-Wagner-Excerpt From the Overture From Rienzi
08-Wagner-Second Part of Der Tag Ist da From Rienzzi
09-Wagner-First Part of Herbei Herbei From Rienzi

CD II

01-Blood of Kingu
02-Sirius B
03-Lemuria
04-Eternal Return
05-Draconian Trilogy
06-Schwartsalbenheim
07-Via Nocturna
08--The Rise of Sodom and Gomorrah
09-Grand Finale

Nenhum comentário: