quarta-feira, 3 de março de 2010

Tributos: Homenagem aos Metal Gods em Dose Dupla




Já estava mais do que na hora de falarmos sobre um dos melhores tributos prestados à uma das bandas responsáveis pela criação e consolidação do Heavy Metal. Estamos falando dos Metal Gods Judas Priest.

A banda surgiu na Inglaterra, ainda nos anos 60, tocando uma mistura de blues com rock and roll, sonoridade abandonada já no segundo álbum, pisando firme no Heavy Metal tradicional que os colocariam no topo e os fizeram uma das bandas mais influentes de todos os tempos.

Para comprovar isso, temos aqui o tributo “Legends Of Metal - A Tribute To Judas Priest Vol. I & II”, lançado em 1997 e que trazem vários grandes nomes do Metal atual e outros não tão atuais ainda, o que reflete o alcance que o grupo conquistou ao longo dos anos.

O volume I abre com nada menos que Helloween, com Deris nos vocais de “Eletric Eye”, um dos maiores clássicos do Metal. Fates of Warning segue após com a menos conhecida “Saints of Hell”, mas não decepciona.

“Victim of Changes” ganha uma versão espetacular do Gamma Ray, com Hansen (guitarras/vocais) numa performance que com certeza faz desta uma das melhores de todo tributo. Mercyful Fate é uma surpresa, cantando nada menos que “The Ripper” e detona nesse clássicos com o vocal que só ele tem.

A banda alemã Rage, que já gravou covers de banda como Iron Maiden e Black Sabbath, aqui aparece com “Jawbreaker” , também uma das melhores do disco. Sem grandes novidades instrumentais, o vocal dá a cara da banda.

A bela e obscura “A Touch of Evil”, primeira música aqui do clássico “Painkiller” (1991), recebe sua homenagem com Lions Share, também sem ousar modificar a versão original. Depois da calmaria, vem Testament com a paulada “Rapid Fire”, deixando-a, como era de se esperar, mais pesada e rápida.

Ainda nesse primeiro volume, fecham o disco U.D.O., banda do ex-vocalista do Accept com “Metal Gods” (música que caiu como uma luva no vocal de Udo) e Saxon com “You’ve Got Another Thing Comin’”, também uma das melhores versões para músicas do Judas Priest, afinal, é do vocal Biff Byford que estamos falando.

A Parte II

No mesmo ano de 1997 sai a parte dois do tributo que já se tornara um xodô dos fãs de Metal em geral.

Nessa segunda parte, temos a repetição de “The Ripper”, agora interpretada por nada menos que Iced Earth, ainda com Matthew Barlow nos vocais. Ficou ótima e contrasta com a versão do Mercyful Fate que era mais aguda.

Blind Guardian também dá as caras na bela “Beyond of Realms of Death”, uma das melhores de todo o tributo, tamanho o talento dos músicos da banda.

Ainda circulando entre bandas de Power Metal (que parece ter sido o tipo de metal mais influenciado pelo Judas Priest), temos a surpresa de Heaven’s Gate, banda já extinta de um dos maiores produtores atuais Sascha Paeth. Eles trazem a clássica e perfeita “The Sentinel”. Para quem escreve, com certeza a melhor das duas partes do tributo (Halford deve ter ficado boquiaberto).

Agora, talvez a versão mais original de um som dos ingleses neste tributo tenha sido a dos estadunienses de Thrash Metal Nevermore. Eles simplesmente deram uma roupagem nova, mais carregada e lenta para “Love Bites”. Só ouvindo para saber que ficou muito interessante.

Gamma Ray retorna com “Exciter”, agora da época ainda que contava com Ralf Scheepers numa evrsão ao vivo muito legal. Aliás, para quem não sabe, quando Scheepers saiu da banda na metade dos anos 90, esperava ser chamado para ocupar o lugar de Halford, que saira da banda (mas ficou só querendo e quem o conseguiu foi o desconhecido Tim Owens).

Como não podia deixar de ser, Angra aparece para representar o Brasil na coletânea. Além de ser a única brasileira, toam nada menos que o maior clássico Metal de todos os tempos, “Painkiller”. Simplesmente a banda dá um show. Kiko e Rafael arecem terem saído do Judas e Andre Matos até parece ter feito aula diretamente com o Metal God carecão.

Pisando mais pesado, Overkill grava “Tyrant” e detona tudo, assim como Kreator, com a groove “Grinder”. Amabdas as bandas mostram que o Thrash Metal também deve muito à esses velhinhos ingleses.

Skyclad dá toda uma atmosfera especial para a pouco conhecida “Dreamer Deceiver”, seguida por “Bloodstone” interpretada por ninguém menos que Stratovarius. Ficou ótima.

Fechando o álbum, Virgin Steele toca “Scream for Vengeance” com fôlego e energia, Leviathan fecha com a balada “Night Comes Down”.

Ambos volumes são de tamanha qualdiade que é difcil dizer qual o melhor. O critério para isso é bem pessoal e você pode escolher qual o seu preferido de acordo com as bandas ou músicas. Para este que escreve, o volume dois é o melhor, por contar com muitas bandas de renome, mas que a primeira parte faz estrondoso estrago (no bom sentido), também faz.

Este não é o único tributo ao Judas Priest, mas com certeza o melhor.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Várias
Álbum: Legends Of Metal - A Tribute To Judas Priest Vol. I & II
Ano: 1997
Tipo: Metal
País: Vários

Tracklist



Legends Parte I

01. Helloween - The Hellion/Electric Eye
02. Fates Warning - Saints In Hell
03. Gamma Ray - Victim Of Changes
04. Devin Townsend - Sinner
05. Mercyful Fate - The Ripper
06. Rage - Jawbreaker
07. Radaka - Night Crawler
08. Doom Squad - Burnin' Up
09. Lions Share - A Touch Of Evil
10. Testament - Rapid Fire
11. U.D.O. - Metal Gods
12. Saxon - You've Got Another Thing
Comin'

Legends Parte II



1. Iced Earth - The Ripper
2. Blind Guardian - Beyond the Realms of Death
3. Heaven’s Gate - The Sentinel
4. Nevermore - Love Bites
5. Gamma Ray - Exciter
6. Forbbiden - Dissident Aggressor
7. Angra - Painkiller
8. Overkill - Tyrant
9. Kreator - Grinder
10. Skyclad - Dreamer Deceiver
11. Stratovarius - Bloodstone
12. Virgin Steele - Screaming for Vengeance
13. Leviathan - Night Comes Down

Nenhum comentário: