quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma Aula de Verdadeiro Power Metal

Este início de ano está repleto de lendas do Power Metal lançando material inédito (vide Helloween e Gamma Ray abaixo), e outras que ainda procuram um grande reconhecimento também.

É o caso de Freedom Call, banda que conta em seu cast nada menos que Dan Zimmermann, baterista há 15 anos do Gamma Ray e que, em seu tempo livre, dedica-se ao Freedom Call, tendo-o fundado.

A banda acaba de lançar “Legend of the Shadowking” (2010) e partirá como banda de abertura do Gamma Ray, na turnê que esta para se iniciar na Europa e que com certeza passará pela América do Sul, além de ser a badna de abertura também de Axel Rudi Pell.

Este é o 10º lançamento da banda desde sua fundação em 1998. Confesso que estou começando a acompanhá-los a partir deste ano, então é perigoso fazer alguma comparação com material anterior. Mas uma coisa pode ser dito: este álbum é uma verdadeira aula de Power Metal. Nele você encontra todos os elementos do estilo, como guitarras rápidas, bateria com bumbo duplo, vocal melódico, um baixo que acompanha à galopadas. Porém, além disso, também uma cosia que várias bandas da atualidade parecem não saber ou querer fazer, que é colocar alegria na música.

Alegria!? Isso mesmo. Para quem conhece o Helloween, pai do gênero, lá do seu inicio, sabe do que estou falando, assim como Heaven’s Gate e até mesmo Gamma Ray ali nos anos 90. Quando falo em alegria, estou dizendo de um som sem aquela forçada atmosfera obscura (como o Helloween estava fazendo), mas com refrões grudentos, daqueles que te fazem acordar de manhã meio megalomaníaco.

Isso você encontra no Freedom Call. Só basta escutar “Thunder God” e “A Perfect Day”, esta última parecendo ter saído de um dos discos esquecidos da banda Heaven’s Gate. Simplesmente perfeita (sem trocadilho com o nome da música). Chega a causar nostalgia.

Mas, claro, tratando-se de um álbum conceitual, que fala d eum reino das sombras e de um tirano que o controla, não temos só músicas bobinhas. Uma das melhores canções é “Tears of Babylon”, cujo coral dá uma atmosfera medieval.

“Merlin - Legend Of The Past” é show, lembrando Avantasia e algum jogo dos Senhor dos Anéis, mesclando melodia e peso. “Merlim – The Requiem” retoma a melodia, sendo uma balada do álbum.

Outra puro Power Metal é “Remember!”. Impossível ficar parado com esse som, assim como em “The Shadowking”. “Kingdom of Madness” tem uma levada Hard Rock nas guitarras e vocais, essa sim levanta até defunto.

É incrível o trabalho desses caras nesse álbum. Eles demonstram que sabem fazer o Power Metal desta nova década soar como o dos anos 80, mas sem parecer velho e ultrapassado, fazendo uso dos refrões característicos, além das temáticas das letras.

Sugiro a todos os amantes do Power Metal, inclusive os fãs de Gamma Ray, para curtirem essa banda que não é mais apenas “a outra banda de Zimmermann”, para estar crescendo sempre e logo logo tornar-se tão referência quanto outras do cenário, como mesmo Gamma Ray.

Stay on the Road

texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Freedom Call
Álbum: The Legend of the Shadowking
Ano: 2010
Tipo: Power Metal
País: Alemanha


Formação

Chris Bay (Vocais e guitarra)
Dan Zimmermann (Bateria)
Samy Saemann (Baixo)
Lars Rettkowitz (Guitarra)






Tracklist

1 - Out Of The Ruins
2 - Thunder God
3 - Tears Of Babylon
4 - Merlin - Legend Of The Past
5 - Resurrection Day
6 - Under The Spell Of The Moon
7 - Dark Obsessions
8 - The Darkness
9 - Remember
10 - Ludwig II. - Prologue
11 - The Shadowking
12 - Merlin - Requiem
13 - Kingdom Of Madness
14 - A Perfect Day

Nenhum comentário: