sábado, 17 de abril de 2010

Avantasia e Seu Angel of Babylon




Tobias Sammet (vocalista da banda Edguy) novamente ousou e a cada lançamento do projeto Avantasia torna-se mais claro que esse é o maior projeto já feito no Metal em todos os tempos. Afinal, só Sammet para reunir grandes nomes do Metal e lançar dois discos simultaneamente.

No dia 03 de abril veio ao mundo “The Wicked Symphony” (2010), que você encontra resenha no blog deste mês, e “Angel of Babylon” (2010), quinto disco da banda e que encerra a trilogia iniciada com “The Scarecrow” (2008).

O álbum em questão segue a mesma linha do disco gêmeo, porém, com menor número de participações de vocalistas e pouca novidade em relação ao anterior. Na verdade, o grande “achado” no álbum é a participação inédita de Jon Oliva, lendário vocalista da extinta banda Savatage e que tem ido muito bem com sua carreira solo Jon Oliva’s Pain.

A voz gasta e arrastada de Oliva detona em “Death is Just a Feeing”. Também é atração inesperada o grupo de pop rock alemão Cloudy Yang, em “Symphony of Life”, uma das melhores músicas do disco, com um clima de Metal Sinfônico de se respeitar. Aliás, é a única música nos dois lançamentos com vocais femininos, com Eure Yang mostrando que pode participar do cenário Metal tranquilamente.

Michael Kiske retorna e é ele que toma adianteira em “Stargazers”, ótima música que abre o álbum. Seguida por “Angel of Babylon”, a melhor do disco, trazendo os teclados de Jens Johansson (Stratovarius) e novamente Jorn Lande (ex-Masterplan, carreira solo) nos vocais. Na verdade, canta em seis das onze faixas do disco, mostrando novamente que merece ser considerado um dos melhores vocalistas do mundo.

Como sempre, grandes nomes se encarregam de executar os isntrumentos. E no álbum a novidade em relação ao “The Wicked Symphony” é a volta de Henjo Richter, guitarrista do Gamma Ray que já havia participado dos álbuns anteriores aos de 2010.

Músicas como “Your Love is Evil” e "Blowing Out the Flame", muito interessantes (essa última bem melosa), mostram Tobias Sammet no auge de seu vocal. Lembro desse menino (sei, soa engraçado) começando com o Edguy. Nunca diria que chegaria até onde chegou.

Destaque também para a que fecha o álbum, a bonita "Journey to Arcadia", com Bob Catley (Magnum), Russel Allen (Symphony X) e Tobias Sammet num dueto interessantíssimo.

Enfim, o disco complementa em termos sonoros o outro álbum lançado no mesmo dia, mesmo que sem muita novidade, ficando as estrelas principais inéditas mais no outro álbum.

Fica dificil dizer qual dos dois agrada mais, depende muito de quem escutar. Fico com “The Wicked Symphony”, pela sua originalidade e ousadia de nomes como Klaus Meine (Scorpions) e Tim Owens (ex-Judas priest e ex-Iced Earth). Mas não dá para tirar os méritos de “Angel of Babylon”, que mantem a essência no Power Metal, mais que os dois últimos discos.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica


Banda: Tobias Sammet’s Avantasia
Álbum: Angel of Babylon
Ano: 2010
Tipo: Power Metal/Metal Opera
País: Vários

Formação

Tobias Sammet (Vocal e baixo)
Sascha Paeth (Guitarra e produção)
Eric Singer (Bateria e Percursão)
Miro Rodenberg (Teclados e Orquestração)

Participações

Bruce Kulick (Guitarra nas faixas 1, 5, 11)
Oliver Hartman (Guitarra nas faixas 1, 2, 3)
Henjo Ritcher (Guitarra na faixas 10)
Felix Bohnke (Bateria nas faixas 4, 6, 8)
Alex Holzwarth (Bateria nas faixas 1, 2, 3, 11)
Jens Johansson (Teclados na faixa 2)
Simon Oberender (Órgão na faixa 9)
Jorn Lande (Vocais nas faixas 1, 2, 5, 6, 9, 10)
Bob Catley (Vocais na faixa 11)
Michael Kiske (Vocais na faixa 1)
Russel Allen (Vocais nas faixas 1, 11)
Cloudy Yang (Vocais na faixa 8)
Jon Oliva (Vocais na faixa 4)



Tracklist

1.Stargazers
2.Angel of Babylon
3.Your Love is Evil
4.Death is Just a Feeling
5.Rat Race
6.Down in the Dark
7.Blowing Out the Flame
8.Symphony of Life
9.Alone I Remember
10.Promised Land
11.Journey to Arcadia

Nenhum comentário: