quinta-feira, 22 de abril de 2010

Clássicos: A Histeria de Heaven’s Gate



Poucas bandas souberam capturar o verdadeiro espírito do Power Metal como os alemães do Heaven’s Gate, banda já inativa e que, entre seus membros, apresentou ao mundo Sascha Paeth, guitarrista e produtor bastante reconhecido no Metal.

Existindo desde 1987, apenas dois anos depois lançam o primeiro LP, “In Control”, que foi muito bem recebido. Porém, foi em 1991, com o seu maior clássico “Livin’ in Hysteria”, que o grupo passou a chamar muita atenção, excursionando por vários países e com grandes nomes do Metal mundial.

A fórmula do quinteto Thomas Rettke (vocal), Manni Jordan (baixo), Thorsten Müller, Bonny Bilski (guitarra) e o já citado Sascha Paeth, é única. Apenas grupos lendários e originais como Gamma Ray e Helloween conseguiram compor canções que é dificl de tirar da cabeça, uma mescla de habilidade técnica (solos de guitarra, bateria com bumbo-duplo e vocais em altos tons) e o espirito do rock ‘n roll, isto é, um pé no Hard Rock, com temáticas muitas vezes engraçadas e críticas.

No álbum em questão, a faixa-título é um perfeito clássico. Assim como a seguinte “We Got the Time”, podendo ser facilmente confundida com uma compisção do Helloween. “The Neverending Fire” também é de tamanha qualidade que te faz não querer passar a música para a próxima, a ótima “Empty Way to Nowhere”.

Todo o disco é ótimo. A banda conseguiu reunir no seu time uma dupla de guitarristas eficientes e originais, um vocalista com uma voz inconfundível (que depois pouco uso fez dela) e, claro, a cozinha (baixo e bateria) que segura as músicas.

Outros destaques para “Can’t Stop Rockin’”, lembrando bastante Twisted Sister e com ares de um hino do Rock ‘n Roll. “Flashes” e “We Want It All” (lembra Skid Row em uma de suas músicas) também são de se agitar bastante. A balada do disco mostra a sensibilidade da banda para isso. Estou falando de “Best day of My Life”.

A banda encerrou as atividades em 2000, um ano após o considerado pior álbum “Menergy” (1999), e desde então encerra a era do Power Metal como era feito no fim da década de 80 e inicio da seguinte, pois mesmo os pais do gênero se viram tentados a alterar sua sonoridade.

Heaven’s Gate foi uma das primeiras bandas desse Power Metal que tive o prazer de conhecer e, posso dizer, que dos grupos que terminaram e cujos membros ainda vivem, é a que mais dá saudade e faz falta. Indico a qualquer um que queira ouvir um verdadeiro e velho Power Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Heaven’s Gate
Álbum: Livin’ in Hysteria
Ano: 1991
Tipo: Power Metal
País: Alemanha


Formação

Thomas Rettke (Vocal)
Sascha Paeth (Guitarra)
Manni Jordan (Baixo)
Thorsten Müller (Bateria)
Bonny Bilski (Guitarra)

Tracklist

01 – Livin’ in Hysteria
02 - We got the Time
03-The Neverending Fire
04-Empty Way to Nowhere
05-Fredless
06-Can't Stop Rockin'
07-Flashes
08-Best Days of My Life
09-We Want it All
10-Gate of Heaven

Nenhum comentário: