sábado, 24 de abril de 2010

Definitivamente a Banda de Hietala


Marco Hietala já se tornou uma fugura reconhecida na história do Metal, especialmente no seu país de origem, a Finlândia. Lá, em 1985, montou sua primeira banda, chamada Purgatory.

Ao lado do irmão guitarrista Zachary Hietala, Marco gravou o primeiro disco da banda, agora chamada (sob pressão da gravadora) e Tarot. Nascia assim “Speel of Iron” (1986), disco que já os colocavam como um dos ícones do país.

Porém, apenas com a entrada de Hietala baixista na já mundialmente conhecida Nightwish em 2002 fez o mundo voltar os olhos para o grupo original do cara. E, confesso que também fui vítima desse jogo. Claro, Hietala tocara também no Sinergy, banda razoavelmente conhecida, assim como no "projeto" Northen Kings.

Mas, ao ouvir Tarot, ver os vídeos da banda, fica a pergunta: o que Hietala está fazendo no Nightwish?


Graças aos Deuses do Metal, ele não abandonou a banda. E enquanto o Nightwish não lança nada há três anos, o Tarot volta com seu disco inédito após o ótimo “Crows Fly Back” (2006) e do DVD/DC ao vivo “Undead Indeed” (2008) que pega bem o que é um show do grupo.

Há exatamente um dia atrás, lançaram oficialmente o oitavo (!?) disco da carreira, “Gravity of Light” (2010).

Para quem não conhece, não espere ouvir Nightwish nas 10 faixas que compõem o álbum. Aqui o som está mais voltado para o Heavy Metal, com Hietala (baixo e vocal) numa apresentação impecável, que realmente faz jus aos comentários de alguns fãs da sua banda mais famosa que questionam do motivo dele não se tornar o vocalista da banda. Claro, meio sem cabimento, afinal, Nightwish é e sempre será uma banda com vocais femininos e, além disso, Hietala não veria sentido em cantar em duas bandas, sendo que no Nightwish, embora cante em inúmeras faixas alguns trechos, ainda é o baixista, em primeiro lugar.


Mas voltando ao Tarot, é notável os músicos Pecu Cinnari (bateria), Jane Tolsa (teclados), Tommi Salmela (vocais) e o irmão de Hietala, Zachary.

Assim como no Nightwish, Hietala divide os vocais com o ótimo Salmela (que lembra as vezes um Ozzy ou Zakk Wyld), e a combinação de ambos só traz mais brilho a esse álbum que, arrisco dizer (sem ter ouvido os primeiros discos completos), é o melhor trabalho até agora.

É empolgante músicas como “Satan is Dead”, que abre o álbum. “Rise!” é muito grudenta, foda demais. É paulada na orelha “Piloto f All Dream” e “Sleep in the Night”, as mais pesadas.


Para divulgar o disco, “I walk Forever” foi a escolhida e, convenhamos, muito bem por sinal. Você pode conferir o vídeo promocional neste link (http://www.youtube.com/watch?v=i9rFH9voBtY&feature=player_embedded) e ter uma idéia do disco.

Para finalizar, posso dizer que, embora Hietala esteja assegurando as pontas no Nightwish (pois as melhores músicas do último disco “Dark Passion Play” de 2007 são as que ele mete a boca), mil vezes que Tarot continue a assombrar com seu ótimo som do que acabar por pressão dos músicos da outra banda.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Tarot
Álbum: Gravity of Light
Ano: 2010
País: Finlândia
Tipo: Heavy Metal



Formação


Marco Hietala (Vocal e Baixo)
Sammi Salmela (Vocal)
Zachary Hietala (Guitarra)
Pecu Cinnari (Bateria)
Jane Tosla (Teclados)



Tracklist

1.Satan Is Dead
2.Hell Knows
3.Rise!
4.Pilot of All Dreams
5.Magic And Technology
6.Calling Down The Rain
7.Caught In The Deadlights
8.I Walk Forever
9.Sleep In The Dark
10.Gone

Nenhum comentário: