terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais Um Episódio Triunfal



Que tamanho prazer ouvir um trabalho finalizado de grande beleza. É essa sensação que nos passa o quarto álbum do projeto Avantasia de Tobias Sammet (vocalista do Edguy), “The Wicked Symphony” (2010).

Ao lado de dois dos maiores nomes do rock, Eric Singer (baterista que já tocou com Kiss e Black Sabbath) e Sascha Paeth (guitarrista de inúmeras bandas, como Heaven’s Gate), Tobias Sammet (vocal e baixo) dá continuidade a essa saga que iniciou no álbum anterior “The Scarecrow” (2008), que marcou uma nova fase para Avantasia, sendo chamado oficialmente Tobias Sammet’s Avantasia.

Apesar dos fãs terem esperado dois anos para novo material da banda, a espera com certeza valeu a pena. A banda traz novamente grandes nomes do Rock e Metal mundiais, inclusive com novas e grandiosas participações.

Durante meses no site oficial do projeto, Tobias Sammet ia divulgando os nomes confirmados para esse álbum e o disco “Angel of Babylon” (2010), lançado paralelamente com o mesmo.

Assim, foi um choque positivo quando anunciou que uma das estelas a participar ao seu lado (Sammet canta e toca baixo em todas as músicas) seria o vocalista Klaus Meine (Scorpions), que canta a “dançante” “Dying For An Angel”, gravando inclusive um video clip (confira em http://www.youtube.com/watch?v=quH_vUCdy2o&feature=player_embedded). Aqui a banda pega pesado no Hard Rock e Meine se esforça (e consegue) cantar mais agressivamente do que costuma fazer no Scorpions.

Porém, não param ai as atrações. Também foi marcante o anúncio que Tim Owens (Beyond Fear, ex-Judas Priest, ex-Iced Earth, Malmsteen) estaria cantando na música “Scales of Justice”, uma das mais pesadas (era de se esperar) da história da banda e, para este que escreve, uma das melhores que já ouvi. É de não ficar com a cabeça parada e o refrão é matador.

A faixa-título dá um show e de cara apresenta dois dos maiores vocalistas do Power Metal, Russel Allen (Symphony X) e Jorn Lande (ex-Masterplan, carreira solo), que aliás canta em quatro das 11 faixas neste disco e mais várias outras no outro disco. Como curisidade, os dois vocalistas gravaram juntos dois discos anos atrás e parecem se completar muito bem.

Mas é a “Wastelands” que nos dá uma nostalgia dos infernos, pois ninguém menos que o imortal Michael Kiske (ex-Helloween), que retorna ao projeto depois de anos, traz sua inconfundível voz numa música puro Helloween na sua fase áurea. É de dar saudade mesmo e também uma das melhores do álbum e a mais Power Metal também.

Falando em Kiske, ele participa também numa das mais belas baladas que já foram feita, “Runaway Train”, ao lado de Lande, Sammet e a maior atração da canção Bob Catley (Magnum).

Como não podia deixar de faltar, o maior vocalista brasileiro de Heavy Metal Andre Matos (Viper, Angra, Shaman, carreira solo) volta ao projeto e dá uma palinha em “Blizzard on a Broken Mirror”, não sendo sua melhor atuação no projeto.

Obviamente que não foram convidados apenas estrelas que sabem cantar. Por exemplo, um dos grandes nomes na guitarra ao lado de Paeth é Bruce Kulick (ex-Kiss), que inclusive lançou disco solo cantado todo pelo Sammet, tamanha a admiração mútua entre eles. Interessante que na já citada “Runaway Train” os dois ex-integrantes do Kiss se reencontram novamente.

Além do renomado guitarrista, temos a surpresa do novato no ramo Oliver Hartmann, mais conhecido pelo seu trabalho com o At Vance e carreira solo do que como guitarrista (passou a tocar seriamente recentemente). Ele também participara, mas como vocalista, do outro projeto de Sammet pouco conhecido AINA.

Eric Singer, embora membro efetivo, divide as músicas com os outros dois bateristas: Felix Bohnke (Edguy) e Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire).

Não apenas as músicas já citadas são ótimas, o disco todo é. Na verdade, não há uma só música fraca. “Crestfallen” traz um Lande nervoso e Sammet esguaniçado, sem falar nos solos perfeitos de Sascha. “Forever is a Long Time” é mais Hard e Lande mostra tudo que aprendeu cantando covers de Whitesnake (seu vocal lembra demais David Coverdale).

Ralf Zdiarstek (Warrior) participa do projeto cantando na música “Black Wings”, dando uma atmosfera mais “obscura” e muito interessante.

Em “States of Matter” traz novamente Allen usando o que sabe e o que aprendeu cantando na cena do Metal Progresivo como frontman da ótima Symphony X. Mas, claro, o som aqui é mais Power Metal que Progressivo.

Fechando o disco, nada mais correto que uma faixa apenas cantada por Sammet. A bela e bastante parecida com o que o Edguy tem feito (já que Tobias é seu principal compositor) “The Edge” finaliza bem esse que com certeza é o melhor álbum do projeto desde que lançam o primeiro EP “Avantasia” (2000).

Falaremos mais adiante do quinto disco, “Angel of Babylon” (2010), que sai paralelamente e acompanha com a saga iniciada em 2008, mas posso dizer que “The Wicked Symphony” é o melhor disco do projeto, superando seu sucessor que também surpreende na primeira audição. O álbum nos faz não sentir tanta falta de grandes nomes que já passaram por aqui, como Kai Hansen (ex- Helloween, Gamma Ray), Alice Cooper, Rudolf Schenker (Scorpions) e Roy Khan (Kamelot).

Esses dois lançamentos, o time dos sonhos que o executa, além de todos os grandes nomes que já participaram dos três discos anteriores, fazem do Avantasia absolutamento o maior projeto do Metal e, talvez, do Rock, pois seu Metal Opera idealizado pelo agora muito conhecido Tobias Sammet é perfeito!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Tobias Sammet’s Avantasia
Álbum: The Wicked Symphony
Ano: 2010
Tipo: Power Metal/Metal Opera
País: Vários


Formação

Tobias Sammet (Vocal e baixo)
Sascha Paeth (Guitarra e produção)
Eric Singer (Bateria e Percursão)
Miro Rodenberg (Teclados e Orquestração)

Participações

Bruce Kulick (Guitarra nas faixas 6, 11)
Oliver Hartmann (Guitarra nas faixas 2, 8)
Feliz Bohnke (Bateria nas faixas 1, 5, 9 11)
Alex Holzwarth (Bateria nas faixas 3, 7, 8, 10)
Simon Oberender (Órgão nas faixas 6, 8, 11)
Jorn Lande (Vocais nas faixas 1, 6, 7, 8)
Michael Kiske (Vocais nas faixas 2, 6)
Russel Allen (Vocais nas faixass 1, 10)
Bob Catley (Vocais na faixa 6)
Klaus Meine (Vocais na faixa 4)
Tim Owens (Vocais na faixa 3)
Andre Matos (Vocais na faixa 5)
Ralf Zdiarstek (Vocais na faixa 9)



Tracklist

1.The Wicked Symphony
2.Wastelands
3.Scales of Justice
4.Dying for an Angel
5.Blizzard On a Broken Mirror
6.Runaway Train
7.Crestfallen
8.Forever is a Long Time
9.Black Wings
10.States of Matter
11.The Edge

Nenhum comentário: