quinta-feira, 22 de abril de 2010

Metal Progressivo Se Faz Assim



Talvez não haja outro tipo de Metal com poucas referências de grande nome para que sejam seguidas do que o Metal Progressivo. Quando se fala nisso, logo o maior nome e único nome que vem à cabeça é Dream Theater, devido ao incalculável alcance comercial que alcançaram, bastante irreal para o gênero.

Obviamente que há outros grupos respeitadíssimos, como o Shadow Gallery, mas que não é todo mundo que conhece.

Talvez por isso não nos vejamos ouvindo novos grupos de Metal Progressivo. Porém, desde ano passado ouço esta banda chamada Redemption, vinda dos EUA, mas, sabe-se lá por quê, não havia postado nada deles aqui.

Para me redimir, eis o disco mais recente da banda, “Snowfall on Judgement Day” (2009). O álbum é especial pois na faixa “Another Day Dies”, ninguém menos que James LaBrie (Dream Theater) faz uma singela participação.

Aqui você encontra todos os elementos de um verdadeiro disco de Metal Progressivo: muitos solos, teclados destacados, bateria rápida e cadenciada, um vocal mais agudo alcançando notas de vários tons, baixo acompanhando cada respiro da bateria e, claro, longas composições (a menor faixa tem pouco mais de cinco minutos, a mais longa, mais de dez).

O grupo ganha boas repercursões também por lançarem o disco pela Century Media, gravadora responsável por grandes nomes do Metal.

“Snowfall...” é o quarto disco do grupo, que inicia em 2000 e estréia nas gravadoras em 2003 e a cada álbum vai crescendo, em todos os sentidos. Além de terem a admiração do maior vocalista do gênero, a banda é formada por ninguém menos que o vocalista Ray Alder (Fates Warning), os guitarristas Nicolas van Dyk e Bernie Versailles (Agent Steel), o baterista Chris Quirarte, baixista Sean Andrews e o tecladista principal Greg Hosharian.

A banda é tão boa, que em 2007 foi a escolhida pelo Dream Theater para abrir os shows da turnê norte-americana, num total de 26 shows que, com certeza, fizeram a banda ser conhecida mundialmente.

Não consigo destacar algumas músicas, teria que falar de todas. Como isso ficaria muito chato para o leitor, posso dizer sem medo que é um dos melhores discos para os amantes do Metal Progressivo. Só para citar uma, “Love Kills Us All/ Life in On”, que fecha o disco, é simplesmente perfeita! Perdi as contas de quantas horas passei ouvindo-a (ouvindo seis vezes já fecha uma hora).

A banda é incrível. Com certeza o melhor disco, mas os outros também vão agradar a todos. Muito bom ver que o Metal Progressivo tem ótimas crias e que não ficará abandonado a uma ou duas bandas apenas.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Redemption
Álbum: Snowfall on Judgement Day
Ano: 2009
Tipo: Metal progressivo
País: EUA

Formação

Ray Alder (Vocal)
Nicolas van Dyk (Guitarra e Teclados)
Bernie Versailles (Guitarra)
Sean Andrews (Baixo)
Chris Quirarte (Bateria)
Greg Hosharian (Teclados)



Tracklist

1.Peel
2.Walls
3.Leviathan Rising
4.Black and White World
5.Unformed
6.Keep Breathing
7.Another Day Dies (apresentando James LaBrie)
8.What Will You Say
9.Fistful of Sand
10.Love Kills Us All/Life in One Day

Nenhum comentário: