sábado, 24 de abril de 2010

Van Canto: Metal Feito de Outro Jeito


Para montar uma banda de Heavy Metal necessita-se de, pelo menos, um guitarrista, uma baixista, um vocalista com vocais mais agudos ou não e um baterista. Com isso e amor pela camisa quatro pessoas conseguem tocar muitos dos clássicos do Metal e até mesmo criar alguns.

Tem umas pessoas que não acreditam que essa é a única maneira e estão provando ao mundo que é verdade.

Falo do grupo alemão Van Canto. Provavelmente você já deve ter ouvido falar de um bando de malucos que, com apenas uma bateria, tocam os maiores clássicos do Metal além de fazerem músicas próprias.


Isso mesmo, sem guitarras, sem baixo, teclados, efeitos. Nada. Apenas os vocais e uma bateria.

A banda se auto-intula um grupo de Hero Metal a Cappela. Mas prefiro classificá-los de Heavy Metal mesmo, afinal, é disso que se trata e como o som deles até o momento parece ser único, uma categoria exclusiva não faz muito sentido.

Dos seis integrantes, cinco são vocais e “imitam” de maneira original o som de solos de guitarra, por exemplo, sem deixar a coisa parecer ridícula. O grupo é formado por Bastian Emig na bateria, pelos vocalistas “convencionais” Philip Dennis Schunke e Inga Scharf, Stefan Schmidt, Ross Thompson e Ingo Sterzinger, que fazem as linhas dos instrumentos.

Este ano lançam seu terceiro disco. “Tribe of Force” (2010) contêm 13 músicas, incluindo alguns poucos covers e é o primeiro do grupo com a gigante Nuclear Blast.

O grupo já chegou a se apresentar no Wacken Open Air e, geralmente, são mais conhecidos pelas versões que fazem para clássicos de bandas como Iron Maiden, Blind Guardian e Manowar.


Neste disco, porém, não há muita novidade nesse sentido. Tocam a já batida (desde que a banda apareceu na mídia é a música mais associada a eles) “Máster of Puppets” (Metallica) que ficou muito legal. Eles já haviam gravado também a “Battery”.

Porém, há três participações especiais, como acontece nos discos do grupo. Victor Smolski, guitarrista do Rage, toca guitarra (a única que aparece no disco) em “One to Ten” e mostra sua habilidade costumeira.

Tony Kakko, vocalista do Sonata Arctica, também se apresenta em “Hearted”, mas não é nada demais. A principal atração com certeza é o lendário vocalista Chris Boltendahl, que vem cantar o maior clássico de sua banda Grave Digger. Ficou sensacional.

As músicas próprias não decepcionam e mostram o que eles sabem fazer para manter vivo a chama do Metal, de uma maneira nunca vista antes.


A banda esteve em 2008 no Brasil promovendo seu segundo disco, “Hero” (2008) e se prepara para abrir os shows da turnê alemã do Blind Guardian este ano.

Para amantes do Metal, vale a pena ouvir pelo menos pela interessante iniciativa. Se não qusier arriscar, digo que está perdendo de ouvir algo único.

Stay on the Road

Texto: EddieHead



Ficha Técnica

Banda: Van Canto
Álbum: Tribe of Force
Ano: 2010
País: Alemanhã
Tipo: Heavy Metal/Hero Metal A Cappela



Formação


Philip Dennis Schunke (Vocal convencional)
Inga Scharf (Vocal convencional)
Stefan Schmidt (Vocais)
Ross Thompson (Vocais)
Ingo Sterzinger (Vocais)
Bastian Emig (Bateria)




Tracklist

1. Lost Forever
2. To Sing a Metal Song
3. One to Ten (apresentando Victor Smolski, do Rage)
4. I Am Human
5. My Voice
6. Rebellion (Cover Grave Digger com o vocalista da banda, Chris Boltendahl)
7. Last Night of the Kings
8. Tribe of Force
9. Water. Fire. Heaven. Earth.
10. Master of Puppets" (Cover do Metallica)
11. Magic Taborea"
12. Hearted (apresentando Tony Kakko, do Sonata Arctica)
13. Frodo's Dream

Nenhum comentário: