sábado, 1 de maio de 2010

Soulfly às Raízes do Thrash Metal



Odiado por alguns, amado por muitos. Pode parecer clichê, mas é assim que o Soulfly foi levando “a vida”, sendo inicialmente (e até hoje em menor nível) comparado à banda que Max Cavalera apareceu ao mundo. Claro que é o Sepultura, que com os irmãos Cavalera (Igor, o baterista, saiu já há uns anos), tomaram literalmente o mundo, sendo uma das maiores referências do Thrash Metal e, com certeza absoluta, a maior banda da América Latina na história do Rock.

Mas, voltando ao Soulfly, o grupo surge após a saída de Max da banda em 1996 e as muitas discussões entre ele e o restante do Sepultura. A banda, porém, seguiu uma linha diferente do que a antiga, com um som mais “caótico”, pesado, é verdade, mas cheio de elementos estranhos, como passagens de rap e efeitos eletrônicos, muitas vezes exagerados.

Após inúmeros álbuns (mais precisamente seis), o projeto Cavaler’s Conspiracy (com a reunião dos irmãos pela primeira vez em anos), Max Cavalera parece ter acertado finalmente em “Omen”: com a banda gravou um verdadeiro disco de Thrash Metal que, com exceção apenas da última faixa (era bom demais para ser verdade), as faixas são pesadas, agressivas, trazendo de volta à banda os elementos do gênero.

Abrindo o álbum muito bem, “Bloodbath & Beyond” detona, seguida pela fortíssima “Rise of the Fallen” (com a participação de Greg Puciato), que é uma obra-prima na carreira da banda. “Lethal Injection” traz um ótimo jogo das guitarras. A mais paulada e melhor do álbum é, com certeza, “Kingdom”, a parte final é de querer bater a cabeça na parede (hehehe).

Outros destaques são “Jeffrey Dahmer”, “Vulture Culture” e “Counter Sabotage”. As três faixas mantêm o alto nível desse disco que, absolutamente, agradará os fãs do Sepultura, por exemplo, assim como aqueles que acompanham o Soulfly, mesmo sendo um dsico menos “diferente” deles, já que você não encontra elementos estranhos nas músicas, mas peso, velocidade e vocais que só o Cavalera sabe fazer. Quem sabe, vem uma volta ao Sepultura a partir desse retorno às raízes do Thrash Metal?!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Soulfly
Álbum: Omen
Ano: 2010
Tipo: Thrash Metal
País: EUA/Brasil


Formação

Max Cavalera (Guitarra e Vocal)
Marc Rizzo (Guitarra)
Bobby Burns (Baixo)
Joe Nunez (Bateria)



Tracklist

1. Bloodbath & Beyond
2. Rise of the Fallen (apresentando Greg Puciato da banda The Dillinger Escape Plan)
3. Great Depression
4. Lethal Injection (apresentando Tommy Victor da banda Prong)
5. Kingdom
6. Jeffrey Dahmer
7. Off With Their Heads
8. Vulture Culture
9. Mega-Doom
10. Counter Sabotage
11. Soulfly VII

Nenhum comentário: