domingo, 20 de junho de 2010

Clássicos: Images and Words e a revolução do Dream Theater


Qualquer pessoa, dentro ou fora do Rock/Metal, que se preze em ouvir música bem produzida, desenvolvida e executada, conhece Dream Theater.

Isso não é exagero por estarmos tratando de uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, mais especificamente um grupo de Metal Progressivo, com certeza o maior nome do gênero e uma influência à todas as demais bandas.

Mas os caras também penaram muito para chegar aode conseguiram. Surgindo em 1985, contando com os colegas e amigos Mike Portnoy (Bateria), John Myung (Baixo) e John Petrucci (guitarra), a banda penou entre ensaios, estudos e dividas, até conseguir lançar seu prieiro disco, “A Day and Dream United” (1989), contando com Charlie Dominici nos vocais e Kevin Moore nos teclados.

Porém, a banda esntrou num período em que despediram o vocalista, e durante um ano e meio não encontravam alguém ideal para cantar as músicas que estavam compondo, o que nos leva ao ano de 1992, agora com James LaBrie (canadense) nos vocais e um dos maiores clássicos da música progressiva e com certeza o maior da banda, “Images and Words” (1992).

O disco colocou a banda para o mundo, indo parar inclusive no Japão,além de nessa tour terem gravado seu primeiro registro ao vivo, o disco “Live at Marquee” (1993), que mostra a banda executando com perfeição canções dos seus únicos dois dsicos até o momento.

Com a nova gravadora (esta sim dando o suporte que a banda merecia), dois video clips rodando dirto, um para “Take the Time” e outro para “Pull Me Under”, música que alçoou o grupo inclusive na MTV.

Para uma banda no seu segundo disco apenas, as cosias aconteceram muito rápido. Ainda bem que a banda soue administrar e seguir cada vez mais a frente e cada vez maior e melhor.

O disco em questão, de apenas 8 faixas, mas com mais de 52 minutos de duração, longas faixas (cerca de 8 minutos algumas, mais de nove outra), é um lendário trabalho que marcará para sempre. Além disso, letras inteligentes, poéticas...

Além das já citadas faixas, clássicos absolutos (“Pull Me Under” nunca deixou de ser executada ao vivo), a banda trazia a experimentação em “Metropolis Pt 1: The Miracle and the Sleeper”, perfeita canção que teria seu eixo desenvolvido em um álbum todo em 1999 (falo de “Metropolis: Scenes from a Memory”).

A banda também apresenta músicas mais calmas, mas não menos complexas. Faixas como “Sorrounded” e “Another Day” (esta também acaba recebendo video clip) são a demonstração eprfeita do romantismo dos caras, ajudado especialmnte pela jovial e operística voz de LaBrie.

As composições, na sua quase totalidade de Petrucci e Portnoy, são de tamanha precisão/perfeição, que músicas como “Under a Glass Moon” e “Learning to live” também são marcantes e de arrepiar.

“Wait For sleep” traz Kevin Morre (Teclados) num dueto com LaBrie, que resultou em algo único, e na faixa mais curta do disco.

Desnecessário repetir aqui a qualidade desses jovens que estavam arrecem iniciando sua vida adulta mas que, com este disco que estamos a homenagear, puderam realizar o sonho de se tornarem grandes noems do Metal e não é por pouca coisa que é o nome mais lembrado quando o assunto é música Progressiva contemporânea.

Tive a oportundiade de ver um show dos caras (acompanhe resenha neste blog) e a emoção de assisti-los executar “Pull Me Under” e “Metropolis”, as únicas deste dsico que tocaram naquela noit, foi indescritível e com certeza o ponto alto dos shwos dos caras são qualquer música deste disco.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Dream theater
Álbum: Images and Words
Ano: 1992
Tipo: Metal progressivo
País: EUA

Formação

John Petrucci (Guitarra)
Mike Portnoy (Bateria)
John Myung (Baixo)
Kevin Moore (Teclados)
James LaBrie (Vocal)

Tracklist

01 – Pull Me Under
02 – Another Day
03 – Take the Time
04 - Surrounded
05 - Metropolis, Pt. 1- The Miracle and the Sleeper
06 – Under a Glass Moon
07 – Wait For Sleep
08 – Learning to Live

Nenhum comentário: