sexta-feira, 11 de junho de 2010

Painf of Salvation Sempre Surpreendendo



Que banda dificil de definir. Escrever algo sobre os suecos é correr o grande risco de escrever bobagens. Vou correr esse risco, pois não deve faltar um nome como esse aqui no blog.

Os caras acabam de lançar seu último disco. O sucessor de “Be” (2008), chama-se “Road Salt One” (2010) e é um disco no mínimo intrigante, sendo o oitavo na carreira desse grupo surgido em 1991 e liderado pelo guitarrista e vocalista Daniel Gildenlöw.

A banda que não tem feito mais um som propriamente Progressive Metal, mas incorporado muitos e estranhos sons na sua música, aqui repete essa surpreendente mescla, mas de maneira distinta do que costuma fazer.

Músicas como a bela e triste “Sisters” é a prova disso. Melancolia, êxtase, dois sentimentos que os músicos expressam muito bem nessa faixa que tem o meu destaque.

A banda agora mais do que nunca está com os dois pés na experimentação, misturando música clássica, erudita, rock ‘n roll, algo (lá no fundo) de Metal, vocalizações suaves e letras inspiradíssimas.

O vocal lembra, principalmente em “Of Dust”, Glenn Hughes (ex-Deep Purple, Black Sabbath, etc), o que só pode ser um elogiu.

A faixa inicial “No Way” abre o disco inusitadamente, com um clima mais rock ‘n roll, assim como “Tell Me You Don’t Know”, acústica e com uma levada de músicas de bares de beira de estrada norte-americanos, com aquele rock sujo, sacana, sedutor até.

As 12 faixas do disco parecem trazer uma banda diferente em cada uma delas. Isso aos olhos dos fãs mais atuais com certeza agradou bastante. Obviamente, para quem não conhece a banda, tomar cuidado é necessário, pois a primeira audição pode (depende de cada um, claro) trazer uma ideia distorcida e você acabar julgando o trabalho sem sentido, perdido.

Esse álbum coloca a banda como uma das mais “excêntricas” musicalmente cuja carreira não é de hoje, mas a cada lançamento surpreende positivamente. Indicado altamente aos fãs.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Pain of Salvation
Álbum: Road Salt One
Ano: 2010
Tipo: Metal Progressivo
País: Suécia

Formação

Daniel Gildenlöw (Vocal e Guitarra)
Johan Hallgre (Guitarra e Vocais)
Fredrik Hermansson (Tecclados)
Simon Andersson (Baixo)
Léo Margarit (Bateria)



Tracklist

1.No Way
2.She Likes to Hide
3.Sisters
4.Of Dust
5.Tell Me You Don’t Know
6.Sleeping Under the Stars
7.Darkness of Mine
8.Linoleum
9.Curiosity
10.Where it Hurts
11.Road Salt
12.Innocence

Nenhum comentário: