segunda-feira, 26 de julho de 2010

Clássicos: Obituary Com "The End Complete"


A Flórida é berço de bandas que solidificaram o Death Metal no fim dos anos 80, tais como Death, Deicide e Morbid Angel.

O Obituary está entre estes grandes nomes também deixando sua marca na cena. Do mesmo modo que as outras, a banda desenvolveu o seu estilo próprio de tocar ao longo de sua discografia.

O espaço aqui fica por conta do álbum The End Complete lançado em 1992, num momento em que o Death Metal passava por uma boa fase.

Este álbum é sucessor do aclamado Cause Of Death (1990), um divisor de águas para o Obituary.

Mas neste trabalho a banda não tira o pé da tábua, sempre demonstrando ser uma banda de muita pegada e vigor nas suas composições. O vocalista John Tardy é uma das marcas registradas no som dos caras, seus vocais urrados apenas fazem salientar o peso das guitarras, aliás, peso é algo que nunca faltou para o Obituary.

A temática lírica do álbum é o caos e a desolação da alma, cantados (ou urrados) de maneira caótica pelo excelente vocalista, que desde o primeiro álbum demonstrou muita energia e competência.

Uma das características que particularmente sempre me agradaram nos trabalhos deles, e que se apresenta aqui de modo inspiradíssimo são os riff cadenciados e pesadíssimos, no caso aqui efetuados pela dupla de guitarristas Allen West e Trevor Peres, que alternam bons solos com os riffs matadores e certeiros.

Donald Tardy não é nenhum velocista na bateria, mas faz o seu trabalho muito bem dentro de suas próprias características, indo de encontro ao som que a banda se propõe a tocar.

Os destaques ficam por conta de "I´m In Pain", "In The End Of Life" e a faixa-título "The End Complete". Mas o trabalho deve ser apreciado do começo ao fim, pois o som executado é muito estável e consistente, sendo que em nenhum momento senti vontade de pular de faixa.

Enfim, para quem procura um Death Metal da velha escola, com riff diretos, pesados e certeiros, somados a um vocal urrado. Este álbum é uma ótima pedida, pois em se tratando de Obituary não tem erro.

Texto: Andrey Pietrowski


Ficha Técnica

Banda: Obituary
Álbum: The End Complete
País: EUA
Ano: 1992
Tipo: Death Metal
Duração: 35:17 min



Formação

John Tardy - Vocal
Allen West - Guitarra
Trevor Peres - Guitarra
Frank Watkins - Baixo
Donald Tardy – Bateria

Trakclist

01 - I'm in Pain
02 - Back to One
03 - Dead Silence
04 - In the End of Life
05 - Sickness
06 - Corrosive
07 - Killing Time
08 - The End Complete
09 - Rotting Ways

Nenhum comentário: