segunda-feira, 5 de julho de 2010

Maestria em Música: Vanden Plas



Sinto-me envergonhado de apenas agora em 2010 ter tido o prazer de conhecer parcialmente o trabalho da banda Vanden Plas, que desde meados dos anos 80, mas que não alcançaram o sucesso e reconhecimento que mereciam.

Os alemães neste ano lançaram seu disco 6º trabalho“The Seraphic Clockwork” (2010), que é complexamente perfeito. Falo em complexidade pois estamos tratando de uma banda de Metal Progressivo e de um cd que me cativou já na primeira audição, e a cada uma seguinte me vicia ainda mais.

O álbum apresenta 9 faixas (oito inéditas de estúdio), que ao longo de seus mais de 72 minutos, desfilam toda a habilidade do grupo em termos técnicos e de composição.

O maior destaque fica para “On My Way to Jerusalem”, música com mais de 12 minutos e que não é nada mais que a perfeição. A faixa inicial “Frequency” já impressiona de cara, por mesclar peso e técnica espetacularmente. Confira a guitarra de Stephan Lill, que lembra bastante John Petrucci (Dream Theater).

O que mais impressiona, de tudo que a banda nos oferece no disco, foram os teclados de Günter Werno, que detona e assegura os momentos instrumentais com muita capacidade.

“Holes in the Sky” é uma das minhas preferidas do álbum. Andy Kuntz (Vocal) mostra que esta no posto certo e configura entre os nomes mais lembrados do Metal Progressivo, sendo um dos ídolos da Alemanha.

Grande música também é “Scar of An Angel”. Confira o final apoteótico da canção. Assim como “Sound of Blood” (telcado comendo!).

Outra canção de grande destaque fica a cargo de “The Final Murder”, com a cozinha da banda puxando o peso com Andreas Lill (bateria) e Torsten Reichert (baixo).

As demais músicas agradam tanto quanto as citadas, isso porque o grupo, a maior referência em Metal Progressivo vindo da Alemanha, são mestres em compor melodias que expressam todas seus sentimentos, pensamentos, tendo nas letras grandes temas da humanidade.

Com certeza, após este contato inicial com o trabalho da Vanden Plas, irei atrás dos demais, na certeza de que não me decepcionarei. Altamente recomendado aos amantes do Metal Progressivo e de melodias.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Vanden Plas
Álbum: The Seraphic Clockwork
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Progressive Metal

Formação

Andy Kuntz (Vocal)
Stephean Lill (Guitarra)
Günter Werno (Teclados)
Torsten Reichert (Baixo)
Andreas Lill (Bateria)



Tracklist

01. Frequency
02. Holes In The Sky
03. Scar of an Angel
04. Sound of Blood
05. The Final Murder
06. Quicksilver
07. Rush of Silence
08. On My Way to Jerusalem
09. Eleyson (bônus ao vivo)

Nenhum comentário: