sábado, 24 de julho de 2010

O Jeito Texano de Se Fazer Metal



A nova banda do grande baterista Vinnie Paul (Pantera, Damage Plan) traz novamente ao Metal todo aquele lance que sua primeira banda oriunda do Texas trouxe. Nos anos 1990, especialmente, o Pantera tomou o mundo nas mãos, saído de Texas e num som calcado no Thrash Metal, ou ainda, Groove Metal.

Porém, a banda encerrou as atividades, os irmãos Vinnie Paul (Bateria) e Dimebag Darrel (Guitarra) montaram o grupo Damage Plan, e em 2004 Dimebag foi assassinado em pleno palco.

Deixando de lado essa trágica morte, o cara se uniu aos integrantes das bandas Mudvayne e Nothinface e montou um nova empreitada, o grupo Hellyeah, que neste ano lança o segundo disco, “Stampede” (2010).

A banda está aparecendo bastante nas últimas semanas por ter disponibilizado o disco inteiro para audição no seu site oficial, e por estar em uma bem sucedida turnê pelos EUA.

Mas, devo alertar, que você não encontrará um som parecido com Pantera. Aqui embora ainda um pouco sujo e com aquela levada gritada do vocalista (lembrando superficialmente Anselmo), a banda pisa mais nos freios, focando em letras mais emocionais, mas sem deixar o peso de lado, fazendo com que o disco possa ser considerado um disco de Heavy Metal, sem frescuras.

Hellyeah foca a atenção em todos os músicos, muito mais do que Damage Plan, que privilegiava os irmãos ex-Pantera. Aqui, o vocalista Chad Gray (Mudvayne), os guitarristas Tom Maxwell (Nothinface) e Greg Tribbett (Mudvayne), o baixista Bob Zilla (Damage Plan) e o já citado batera Vinnie Paul (Pantera e Damage Plan), demonstram que Hellyeah já se tornou uma banda de verdade e o principal projeto de vida do lendário batera.

O disco traz 12 faixas, a última uma versão ao vivo. Posso, de cara, destacar “Cowboy Way”, que não é uma “Cowboys From Hell” (maior clássico do Pantera), mas marca muito bem a proposta do grupo de não ser apenas uma banda de Metal, mas de Rock, misturando os elementos do Heavy, Hard e Thrash, montando isso que se chama Groove Metal.

Minha favorita é “It’s On!”, a mais pesada do disco e com uma bateria de Paul detonando. O refrão gritado ficou de deixar saudade de Anselmo. Baita som. “Hell of a Time” é uma música diferente, ótima para tocar nas rádios, misturando um pouco de peso e muita melodia. As demais são ótimas músicas, sendo o disco um trabalho que demarca a evolução do grupo desde seu debut homônimo de 2007.

Não é um disco revolucionário, embora o som da banda seje único. Mas com certeza um trabalho que te faz entrar no espírito do Rock, com muita bebida e sexo, o que, afinal, casa bem com essa veia Rock’n Roll que todos temos. Além disso, é muito bom ver Vinnie Paul na sua bateria mais uma vez.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Hellyeah
Álbum: Stampede
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Groove Metal/Heavy Metal
Site Oficial: http://www.hellyeahband.com/


Formação

Vinnie Paul (Bateria)
Chad Gray (Mudvayne)
Tom Maxwell (Guitarra)
Greg Tribbett (Guitarra)
Bob Zilla (Baixo)



Tracklist

01. Cowboy Way
02. Debt That All Men Pay
03. Hell Of A Time
04. Stampede
05. Better Man
06. It's On!
07. Pole Rider
08. Cold As A Stone
09. Stand Or Walk Away
10. Alive And Well
11. Order The Sun

Nenhum comentário: