quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Rei da Montanha Relembra Savatage



Jon Oliva (Vocal e Teclados) é um dos maiores nomes do Heavy Metal norte-americano e a adoração pelo seu trabalho, desde quando começou no Savatage nos anos 80, bem como com o projeto Trans-siberian Orchestra nos anos 2000 e, atualmente, com sua “carreira-solo” Jon Oliva’s Pain, nunca diminuiu.

Ele lançou neste ano seu 4º disco. “Festival” (2010) marca uma nova fase para Jon Oliva’s Pain, agora com os dois pés no Heavy Metal tradicional, com pitadas de Heavy Rock, o álbum tem muito mais de Savatage do que os três trabalhos anteriores do grupo.

Uma curiosidade interessante é que, neste disco, grande parte das composições surgiram a partir da guitarra tocada pelo próprio vocalista. Aliás, boa parte das guitarras que ouvimos ao longo das 10 músicas, sejam elas solos ou riffs, foram executadas por Jon Oliva, ao invés da dupla de guitarrista Matt LaPorte e Tom McDyne. Completam o time o baterista Chris Kinder, o baixista Kevin Rothney e o tecladista John Zahner.

Neste trabalho, mais do que nos anteriores, Oliva utilizou várias passagens de composições produzidas e gravadas pelo irmão Criss Oliva (Guitarra), que faleceu em 1993 (acidente de carro), o que dá um toque especial ao álbum, deixando-o com cara de Savatage.

Ainda sobre sua antiga banda que o consagrou, a música “Living on the Edge” é uma versão completa para a música demo que foi lançada como faixa bônus em discos do Savatage.

Músicas como a faixa-título (que remete à um pesadelo do vocalista) e “Death Rides a Black Horse” são bastante fortes e agradarão aos fãs do Oliva que o acompanham ao longo dessas quase três décadas.

Não podemos deixar de comentar a habilidade e inspiração do vocalista neste disco. Impossível não ficar com saudade da fase áurea do Savatage, banda que já não existe mais e que, segundo o próprio Oliva, nunca se reunirá novamente.

“Afterglow” é uma das músicas mais belas do disco. Que música! Outros destaques ficam para as baladas “Looking For Nothing” (acústica), “Winter Haven”, música que apresenta variações e muita melodia. Mas o som que encontramos em “Now” merece comentários a parte, afinal, o refrão foi composto pelo irmão Criss Oliva e, aí, mais uma vez, a gente se pergunta qual teria sido o destino do Savatage se seu irmão não tivesse morrido. Que linda canção. É de arrepiar.

O ano de 2010 tem sido cheio de atividades para Oliva. Além deste trabalho, o vocalista gravou a faixa “Death is Just a Feeling”, com o Avantasia, no disco “Angel Of Babylon” (2010) (confira resenha aqui no blog), e se aceitou o convite de participar do Soulspell, metal ópera brasileiro que este ano lança seu segundo disco e contará com inúmeras presenças ilustres (informações aqui em breve).

Enfim, mais um trabalho que devemos tirar o chapeu. O Rei da Montanha continua “afinado”, compondo maravilhosamente bem, mostrando que ele era 50 por cento do Savatage e que o Jon Oliva’s Pain deixou de ser um projeto para se tornar um grupo único.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Jon Oliva’s Pain
Álbum: Festival
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Heavy Metal

Formação

Jon Oliva (Vocal e Teclados)
Matt LaPorte (Guitarra)
Tom McDyne (Guitarra)
Kevin Rothney (Baixo)
John Zahner (Teclados)
Chris Kinder (Bateria)



Tracklist

1.Lies
2.Death Rides A Black Horse
3.Festival
4.Afterglow
5.Living On The Edge
6.Looking For Nothing
7.The Evil Within
8.Winter Haven
9.I Fear You
10.Now

Nenhum comentário: