sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tributos: Adeus a Dio na Melhor Voz



Que nunca será reparada a perda pela morte de Ronnie James Dio (Elf, Rainbow, Black Sabbath, Heaven and Hell) é um fato. O mundo metálico teve sua maior perda em todos os tempos.

Desde seu adoecimento, muitas eram as mensagens positivas e foi dificil acreditar que no domingo do dia 16 de maio morria esse cara de pequena estatura, mas grande vocal.

Entre as tantas homenagens ao redor do mundo (nunca seu nome foi tão lembrado), alguns nomes consagrados resolveram homenagear a Dio, e começam a pipocar tributos ao vocalista.

Aqui falaremos do maior e mais grandioso deles. “Dio” (2010) é um disco executado e cantado pela banda de Jorn Lande (Masterplan), que também irá cantar com o Heaven and Hell em dois shows de despedida da banda e homenagem à Dio (veja sobre aqui no blog).

Jorn Lande nunca negou que Dio fora sua maior influencia e estava entre os músicos que mais admirava. Ele já preparava o disco, que conta com 13 faixas, quando Dio veio a falecer. Então, tratava-se de uma homenagem ao cara ainda vivo.

Em nota oficial no seu site, Lande afirma que “minhas intenções em escrever “Song For Ronnie James” foi pagar respeito aum dos maiores, mais influentes e único artista que o mundo já conheceu. [...] Se a presença de Ronnie, eu não teria me tornado o artista que eu sou”.

Somente um fã para gravar um disco com músicas de seu ídolo e, o mais incrível, criar uma música inédita em homenagem à ele. Assim fez, e a música “Song For Ronnie James” é simplesmente emocionante, especialmente pela letra.

Nela, além de tecer elogios e falar da importância dele na vida de milhgares de garotos e garotas ao longo de 40 anos, apresenta partes cuja a letra remete à títulos de canções e discos da carreira de Dio, numa originaldiade espantosa.

Mas, em termos de covers, as 12 faixas restantes não decepcionam. Há algumas ali que não são novidades, como “Kill the King” (quando Dio estava no Rainbow) e “Lonely Are the World/Letters From Earth” (também é executado um trecho de “Sing of the Southern Cross”, todas do Black Sabbath).

Porém, é na fase da carreira solo que Lande se dedica. “Invisible”, “Shame on the Night”, “Stand Up and Shout”, “Don’t Talk to Strangers” e “Straight Trough the Heart” (esta gravada ao vivo) são todas do lendário e clássico “Holy Diver” (1983), que você acompanha resenha aqui no blog, e marca o ínicio da carreira solo de Dio.

Outros clássicos que são executados com perfeição são “Lord of the Last Day”, do álbum “Magica” (2000), bem como “Push” (do disco “Killing the Dragon” de 2002), música da trilha sonora do filme Tanacious D (aqui no Brasil “A Palheta do Destino”). Também agradam “Sacred Heart” (do disco homônimo de 1985), “Night People” e “Sunset Superman” do disco “Dream Evil” (1987).

Vale resaltar que as músicas são executadas o mais perto possível da original, o que pode ser considerado bom ou ruim, dependendo de quem escutar. Particularmente, acredito que Dio é Dio, e as releituras de suas músicas ficam, no máximo, digno de nota. Porém, neste trabalho, devo tirar o chapéu. Lande e banda realmente conseguiram captar o espírito da música de Dio.

Bela homenagem! Long Live Dio!

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Lande
Álbum: Dio
Ano: 2010
País: Noruega
Tipo: Heavy Metal

Formação

Jorn Lande (Vocal)
Tore Moren (Guitarra)
Tor Erik Myher (Guitarra)
Nica Angileri (Baixo)
Willy Bendiksen (Bateria)



Tracklist

1. Song for Ronnie James
2. Invisible
3. Shame on the Night
4. Push
5. Stand Up and Shout
6. Don't Talk to Strangers
7. Lord Of The Last Day
8. Night People
9. Sacred Heart
10. Sunset Superman
11. Lonely Is The Word / Letters From Earth
12. Kill The King
13. Straight Through The Heart (Ao vivo)

Nenhum comentário: