sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Enterrando o Passado: Novo Disco de Lacrimas Profundere


Quando se fala em Gothic Metal, muitas vezes temos a representação de uma música mais soturna, algo próximo ao Doom, mas com menos peso. Entretanto, essa característica que era a marca da banda alemã Lacrimas Profundere no inicio de sua carreira, perdeu-se totalmente nos três últimos trabalhos do grupo.

Embora ainda podendo ser classificado como Gothic Metal, a banda acrescentou muitos elementos Rock e tornou seu som muito mais acessível, seja positiva ou negativamente.


Se por um lado o grupo pode desenvolver um som mais de fácil assimilação (sem vocais guturais e passagens muito sombrias), também entrou no hall das bandas “góticas” que seguem uma linha mais comercial, com vocais graves tentando chegar a algo sedutor, letras que falam de amor (ou da falta dele), e demais clichês.

Mas, se pensa que estou aqui para detonar “The Grandiose Nowhere’ (2010), novo disco dos alemães, está enganado. Passei a acompanhar a banda desde quando começou a deixar de lado seus elementos mais pesados e sombrios, no disco “Burning: A Wish” (2001), até estourar mundialmente com “Ave End” (2004), álbum que assustou os fãs mais radicais, mas aproximou uma legião de pessoas que gostam de sons como The 69 Eyes ou Him, para citar as mais populares.


Particularmente, o som dessas duas bandas citadas não me agrada como agrada Lacrimas Profundere, a única do gênero em que sinto ânimo em ouvir. Especialmente nesse que é o sucessor do muito fraco (e forçado) “Songs For the Last View” (2008), a banda conseguiu, à exemplo do álbum de 2004, fazer um Gothic Metal empolgante, com riffs de guitarras e efeitos de teclados que empolgam, acredito que até mesmo quem não é muito chegado ao estilo.

Obviamente que o maior empecilho para se curtir muito mais a banda para aqueles que não gostam do Gothic, é o vocalista Rob Vitacca, que traz aquele vocal grave (clichê), mas que com certeza agradará aos que esperam um álbum com algumas características intocáveis. Completam a banda o líder e fundador Oliver Nikolas Schmid na guitarra, ao lado de Tony Berger (guitarra), Peter Kafka (baixo) e Korl Fuhrmann (bateria).


As 14 faixas não variam muito uma das outras, a banda mantendo a mesma fórmula em quase todas, o que pode ser considerado ruim ou não, dependendo de quem escuta. Eu como apenas ouvinte do grupo, não me importo que eles mantenham um som semelhante entre as músicas e, assim, não saberia destacar nenhuma faixa em especial.

Indico o disco aos ouvintes/fãs do grupo, bem como os “góticos” (ou semelhantes) que querem ouvir um som “dark” mas que seja empolgue (mas não à ponto de um headbanging). Ponto negativo é o visual dos caras, muito podre para uma banda que um dia tocou Doom Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Lacrimas Profundere
Álbum: The Grandiose Nowhere
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Gothic Metal

Formação

Rob Vitacca (Vocal)
Oliver Nikolas Schmid (Guitarra)
Tony Berger (Guitarra)
Peter Kafka (Baixo)
Korl Fuhrmann (Bateria)



Tracklist

1.Be Mine In Tears
2.The Letter
3.Lips
4.I Don't Care
5.Her Occasion Of Sin
6.A Plea
7.Not For Love
8.The Fear Of Being Alone
9.My Little Fear
10.Side
11.Dead Heart Serenade
12.No Matter Where You Shoot Me
13.All Is Suffering (bônus)
14.Of Words And Rain (bônus)

Nenhum comentário: