domingo, 29 de agosto de 2010

Quando as Coisas Voltam ao Seu Lugar


A banda sueca Soilwork começa, definitivamente e m ais do que nunca, a colher frutos de um trabalho árduo na cena que se costumou chamar de Death Metal Melódico.

A banda que há 3 anos não soltava material inédito, e sofria críticas ferrenhas com seu álbum “Sworn to a Great Divide” (20070, que marcou o primeiro disco sem o principal compositor Peter Wichers (guitarra), retornou ao topo da mídia especializada com seu 8º disco de estúdio, o ótimo “The Panic Broadcast” (2010).



No novo álbum, além da volta de Wichers para o grupo, a banda alcança seu ápice em termos de fazer um som pesado com melodia, sem parecer com as bandas de Metalcore norte-americanas, mantendo as características que os fizeram surgir ao mundo em discos como “Figure Number Five” (2003) e “Stabbing the Drama” (2005).

O álbum apresenta 10 faixas, mais o bônus da edição japonesa “Sweet Demise”. Nas 11 faixas temos o Soilwork que nos acostumamos a ouvir, sem muitas apelações comerciais, mas sem deixar de lado a melodia, altamente ajudada pelos teclados de Karlsson e o versátil vocal de Björn “Speed” Strid.

O primeiro single liberado fora para “Deliverance is Mine”, que realmente é a música que mais bem representa o disco. Aliás, o vídeo clip é uma continuação do vídeo “Light the Torch”, com aqueles bonecos estranhos e o “açougueiro” que os persegue. Estaria nascendo mascotes da banda?!



A volta de Wichers ajudou a trazer as coisas para seus devidos lugares. A entrada do francês Sylvian Coudret no lugar de Ola Frenning (que fazia dupla com Wiches desde o inicio da banda) também dá novo fôlego ao grupo, unindo o velho ao novo. Aliás, a banda volta de uma bem sucedida turnê nos Estados Unidos como atração principal, tendo na abertura até mesmo Death Angel.

Destaques para “Night Comes Clean”, com muita melodia nas guitarras, aliadas a um refrão grudentos. Aliás, a banda consegue captar o público e a mídia com seus refrões bem compostos, embora simples. Também merece atenção a forte “Late For The Kill, Early For The Slaughter” que abre o disco com peso, como também “King Of The Threshold” que agradará os fãs da antiga. O grupo lançou recentemente uma coletânea que abarca o material produzido entre 1998 e 2008.



Temos até passagens acústicas em “Let This River Flow”, na tentativa da banda de compor uma balada para o disco, mas que estoura no peso e te pega com surpresa. “The Akuma Afterglow” agrada na primeira audição.

O sexteto, embora não mais com a formação clássica, mas pelo menos com a volta de seu principal compositor, pode oferecer novamente aos fãs o melhor do peso e melodia.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Soilwork
Álbum: The Panic Broadcast
Ano: 2010
País: Suécia
Tipo: Death Metal Melódico

Formação

Björn "Speed" Strid (Vocal)
Peter Wichers (Guitarra)
Sylvain Coudret (Guitarra)
Ola Flink (Baixo)
Sven Karlsson (Teclados)
Dirk Verbeuren (Bateria)



Tracklist

1. Late For The Kill, Early For The Slaughter
2. Two Lives Worth Of Reckoning
3. The Thrill
4. Deliverance is Mine
5. Night Comes Clean
6. King Of The Threshold
7. Let This River Flow
8. Epitome
9. The Akuma Afterglow
10. Enter Dog Of Pavlov

Nenhum comentário: