quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Shaman: Voltando às Origens


A banda Shaman foi mais uma das bandas que surgiram após a saída de músicos reconhecidos da cena Metal de sua banda anterior. Aqui, no caso, a saída de três dos integrantes do Angra fizeram com que, nos dois primeiros álbuns do Shaman, tivéssemos mais pessoas do Angra do que na própria banda, que teve que recrutar 3 novos integrantes.


Porém, o Shaman não resistiu às mudanças. E de forma mais radical (mas menos dramática) do que ocorrera em 1999 com o Angra, a banda toda desmanchou-se, fazendo com que permanecesse apenas o baterista Ricardo Confessori (que retornou ao Angra).

Diante disso tudo, Confessori reformulou a banda e, contando com Tiago Bianchi nos vocais, Léo Mancine nas guitarras e Fernando Quesada no baixo, a banda se reformulou totalmente, lançando o abaixo da média esperada “Immortal” (2008).


O disco serviu para o grupo começar com turnês no Brasil, chegando a novos locais e inclusive se apresentando de forma acústica em alguns momentos. Entretanto, era visível que demoraríamos um bom tempo para ver o Shaman que esperávamos.

Eis que as coisas parecem estar melhorando. O novo disco dos brasileiros, lançado este ano e com o nome “Origins” (2010), é muito mais Shaman do que fora o disco da nova formação.



Ainda que não possa ser comparado com o debut da banda, o novo trabalho supera em muito o álbum anterior e se aproxima de “Reason” (2005), marcando a volta de alguns elementos perdidos de instrumentos latinos, e toda aquela atmosfera indígena, presente no primeiro disco. Não é a toa que o disco soa como uma volta às origens.


Obviamente que a coisa toda bate de frente com a formação inicial que contava com André Matos nos vocais, e os irmãos Mariutti na guitarra e baixo. Ou seja, grandes nomes do Metal nacional que agora se dedicam a carreira solo de Matos.

Porém, me agradou muito o novo trabalho, deixando-me feliz por esta banda estar voltando, dentro do possível, às suas origens. Não temos aqui baladas melosas como no álbum anterior, mas composições belas como “Finally Home”, minha preferida no disco, que traz backing vocals e uma sonoridade que nos remete aos discos do Angra com o Confessori e ao debut do Shaman.


Vale salientar o ótimo trabalho de Mancini na guitarra, além do trabalho sempre competente de Confessori. Aliás, este álbum usou e abusou do instrumento, incorporando mais o som, deixando-o mais consistente.

“Origins” conta com 11 faixas. Dez são composições próprias (e um cover cantado em japonês), contando com a introdução que nos leva uma das músicas mais Power Metal da banda, a ótima “Lethal Awakening”. O álbum é conceitual e conta a história de um personagem indígena que renega sua condição de guerreiro e sai em busca de si mesmo.

Destaques para a bela “Rising Up To Life”, grande dueto de Tiago e o piano. A pesada “Inferno Veil” também irá agradar e deve estar sendo executada nos shows dessa nova turnê nacional.

Para volta de vez ao clima original da banda, “Ego Pt. I” traz novamente o som de instrumentos indígenas, latinos até, lembrando o que o Tierramystica tem apostado muito. Mas a pequena faixa dá lugar a segunda parte. “Ego Pt II” é uma das melhores do disco e traz uma das melhores interpretações de Tiago.



Também merece especial destaque o papel do líder Confessori, que conseguiu tirar dessa formação a energia necessária que deve estar contida num disco do Shaman, grupo que nos foi tão caro e que prometia vôos ainda maiores.

Obviamente que ainda prefiro os dois primeiros disco da banda. Mas quem me conehce sabe que não sou saudosista. Na verdade, falta ainda algo a mais para que tenhamos um clássico do Pwoer Metal vindo de uma banda brasileira mais uma vez. “Ritual” (2002) provou ter se tornado. Vamos torcer que o lançamento do tão aguardado novo disco do Angra (que tem o mesmo baterista) não atrapalhe a ascensão desse grupo que nos representava muito bem e nos dava muito orgulho.

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Shaman
Disco: Origins
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Power Metal

Formação

Ricardo Confessori (Bateria)
Tiago Bianchi (Vocal)
Léo Mancine (Guitarra)
Fernando Quesada (Baixo)



Tracklist

1. Origins (The Day I Died)
2. Lethal Awakening
3. Inferno Veil
4. Ego (Part I)
5. Ego (Part II)
6. Finnaly Home
7. Rising Up Your Life
8. No Mind
9. Blind Messiah
10. Signed, Sealed & Delivered
11. Kurenai (X-Japan Cover) (Bônus)

Nenhum comentário: