terça-feira, 29 de junho de 2010

Raspando o Tacho aos 20 Anos



Lacrimosa, banda alemã de Gothic Metal/Rock, é um dos maiores, senão o maior nome da cena. Com seus 20 anos de existência completando este ano, o grupo de Tilo Wolff (vocal e teclados), que não gosta de ser definido em termos de estilo de música, lança um álbum para os fãs mais fervorosos.

O disco deste ano chama-se “Schattenspiel: The Unreleased Tracks For the 20th Jubilee” (2010). Ao invés de lançarem uma coletânea, no velho e batido estilo “The Best Of”, o Lacrimosa resolveu “raspar o tacho”, quer dizer, lançar as canções que sobraram de outros discos de forma inédita.

“Jogo de Sombras”, literalmente traduzido, é um disco duplo, nos quais você encontra todos os elementos que fizeram do grupo o xodó e referência quando o assunto é Dark Wave e Gothic. Além disso, duas inéditas, gravadas especialmente para o disco, “Sellador” e “Ohne dich ist alles nichts”.

Ao lado de Tilo, a bela Anne Nurmi (Vocal e teclados) também dá a atmosfera que qualquer pessoa busca ao ouvir um disco desse lendário grupo.

A mescla de efeitos eletrônicos, música clássica, rock e Heavy Metal, fazem do disco absolutamente um belo marco dos 20 anos de existência da banda.

Aos fãs, corram e adquiram. Aos amantes do chamado eletrogótico, também. Porém, quem não simpatiza, não perca seu tempo, porque aqui é Lacrimosa.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Lacrimosa
Álbum: Schattenspiel
Ano: 2010
Tipo: Gothic Metal
País: Alemanha



Formação

Tilo Wolff (Vocal e Teclados)
Anne Nurmi (Vocal e Teclados)
Dirk Wolff (Guitarra)
Yenz Leonhardt (Baixo e Vocal)
Jay P. (Guitarra)
Manne Uhlig (Bateria)



CD I

01. Seele in Not (1990 – Urversion)
02. Requiem (1990 – Urversion)
03. Seelenübertritt (1990)
04. Schuld Und Sühne (1990)
05. Dreht Euch (1992)
06. Dem Ende Entgegen (1993)
07. Schakal (1994 – Urversion)
08. Vermächtnis Der Sonne (1994 – Urversion)
09. Copycat (Extended Version)

CD II

01. Ein Hauch Von Menschlichkeit (2002 – Late Night Remix)
02. Morgen (2003)
03. Schönheit Straft Jedes Gefühl (2003)
04. Ein Fest Für Die Verlorenen (2004)
05. Mantiquor (2005)
06. Der Verlust (2006)
07. Déjà Vu (2007)
08. Sellador (2010)
09. Ohne Dich Ist Alles Nicht (2010)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Blind Guardian com Voz Após 4 Anos



Se tem banda que demora mais que os alemães do Blind Guardian em lançar material inédito, ainda não conheço (talvez só o Metallica mesmo, mas devido à vários problemas extra-músicais).

Desde 2006, quando lançou o álbum “A Twist in the Myth” (após 5 anos desde o álbum anterior), a banda apenas realizou shows e nada mais.

Agora, com Hansi Kursch (Vocal) mais gordo e com cabelo curto (quem o viu ao vivo em 2008 estranhou muito), André Olbrich (Guitarra), Marcus Siepen (Guitarra) e Frederik Ehmke (Bateria), além do baixista “convidado” Oliver Holzwarth e o tecladista Michael Schuren, a banda lança o single “A Voice in the Dark” (2010).

Esse lançamento que antecede o 9º disco de estúdio “At the Edge of Time” (2010), à ser lançado em julho, comporta três músicas. A primeira, faixa-título do single, é puro Blind Guardian que estamos acostumados a ouvir nos três últimos trabalhos, mas também com um peso a mais, que nos remete aos trabalhos da banda nos anos 90.

A faixa seguinte intriga inicialmente. “You’re the Voice” (cover de John Farnham) traz alguns efeitos de teclados mais eletrônicos, mas não deixa de lado a melodia, especialmnte no refrão em coro. Depois de algumas audições, você vicia nela, tamanha a melodia dessa canção, bastante dançante e que, afinal, também é Blind Guardian, mesmo se tratando de uma canção de outro artista.

A última das três faixas, “War of the Thrones” , é uma versão acústica da mesma canção que constará novo disco, mas em versão piano. Essa sim, a música que mais tem a cara da banda em sua história, remetendo-nos a belas canções como “A Past and Future Secret” e “The Bard’s Song (in the Forest). Muito emocionante. Aliás, a capa é uma das melhores da banda até agora.

Se o novo trabalho seguir a linha dessas três canções, teremos um grande disco desses mestres do Power Metal que, embora nos cansem de esperar, surpreendem a cada álbum.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Blind Guardian
Álbum: A Voice in the Dark (Single)
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Power Metal


Formação

Hansi Kursch (Vocal)
André Olbrich (Guitarra)
Marcus Siepen (Guitarra)
Frederik Ehmke (Bateria)
Oliver Holzwarth (Baixo)
Michael Schuren (Teclados)



Tracklist

01 – A Voice in the Dark
02 – You’re the Voice (Cover John Farnham)
03 – War of the Thrones (Versão Acústica)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ozzy Osbourne Gritando Novamente Para o Mundo Ouvir



Vocês podem até dizer que um cara que ajudou na criação do Heavy Metal não tem mais nada a provar, de que poderia lançar discos péssimos que ainda assim seriam clássicos. Até certo ponto concordo, mas em relação à Ozzy Osbourne, acredito que este ainda devia provar que, com seus 60 e tantos anos, saberia fazer um disco tão bom quanto seus clássicos dos anos 80 e 90.

Convenhamos que esta década de 2000 não foi lá grande coisa. Além de ter lançado apenas dois discos inéditos de estúdio (“Down to Earth” e “Black Rain”), além de um fraco disquinho de covers (“Under Cover”), apenas o primeiro destes é digno de nota, embora diferente do que o Madman estava fazendo até aquele momento.

Dividindo o palco com Zakk Wilde (Black Label Society), os dois já não estavam mais cabendo no mesmo. E como Ozzy mesmo disse, sua banda estava soando parecida com a banda dele, o que é um fato. Se tem disco pior que “Black Rain” (2007) na discografia de Ozzy, por favor, não me mostrem.

Mas as coisas começam a se ajeitar. Com a entrada do ‘novato” (novato para quem for tocar com um dos pais do Metal) Gus G (ex-Firewind, Dream Evil) nas guitarras, a banda tomou novos ares.

O novo disco que acaba de sair chama-se “Scream” (2010) e é, disparado, o melhor trabalho do cara desde “No More Tears” (1992). Talvez vocês possam dizer que é cedo demais para afirmar isso. Talvez, mas o fato é de que a banda executa perfeitamente um Heavy Metal clásico sem soar velho, parecido com outra coisa.

Talvez a exceção seja a faixa de abertura, “Let It Die”, com bastante efeitos eletrônicos perceptíveis, talvez ainda resquicios do disco anterior. Mas a banda colocou todos esses elementos mais “artificiais” nessa faixa, deixando para as 10 restantes um som bastante orgânico, facilmente imaginável de tocar ao vivo.

São muitas as ótimas faixas. “Let Me Hear You Scream” foi a primeira faixa liberada do disco e já supreendeu por mostrar a habilidade do novo guitarrista e o peso e velocidade da música. Uma das melhores faixas do disco.

Também “Soul Sucker” também é pesada, assim como “Diggin’ Me Down”, que detona. “I Want It More” também é uma das melhores faixas, com bastante força mesclada com refrão grudento.

Obviamnte não podiam faltar algumas baladas, que Ozzy ultimamente tem errado o alvo, mas que há alguns anos atrás sabia fazer muito bem.

Agora, as músicas “Life Wan’t Wait” e “Time” são perfeitas, mostrando toda a melodia possível num som Heavy Metal. Na primeira confira o baixo de Rob Nicholson, que melodia perfeita. Na segunda, a vocalização de Ozzy é o destaque, bem como os dedilhados de Gus G e os teclados de Adam Wakeman. Ainda no bojo das baladas, a última faixa, um declaração de apenas um minuto, “I Love You All”, termina o disco no mínimo de modo inusitado.

As demais faixas também agradam nas primeiras audições, como “Crucify”, “Laitimer's Mercy” e “Fearless”.

Ozzy me surpreendeu positivamente com “Scream” (2010), que facilmente configurará como um dos grandes discos do cara, especialmente se comparado ao que ele tem realizado nos últimos anos.

O velhinho pode até estar “se arrastando” pelos palcos, cantando já sem fôlego (certas passagens do disco até parece desafinar), mas é Ozzy, o cara que ao lado de Iommi, Buttler e Ward “inventaram” o Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Ozzy Osbourne
Álbum: Scream
Ano: 2010
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal


Formação

Ozzy Osbourne (Vocal)
Gus G (Guitarra)
Rob Nicholson (Baixo)
Tommy Clufetos (Bateria)
Adam Wakeman (Teclados)



Tracklist

1.Let It Die
2.Let Me Hear Your Scream
3.Soul Sucker
4.Life Won't Wait
5.Diggin' Me Down
6.Crucify
7.Fearless
8.Time
9.I Want It More
10.Laitimer's Mercy
11.I Love You All

domingo, 20 de junho de 2010

Clássicos: Images and Words e a revolução do Dream Theater


Qualquer pessoa, dentro ou fora do Rock/Metal, que se preze em ouvir música bem produzida, desenvolvida e executada, conhece Dream Theater.

Isso não é exagero por estarmos tratando de uma das maiores bandas de Heavy Metal do mundo, mais especificamente um grupo de Metal Progressivo, com certeza o maior nome do gênero e uma influência à todas as demais bandas.

Mas os caras também penaram muito para chegar aode conseguiram. Surgindo em 1985, contando com os colegas e amigos Mike Portnoy (Bateria), John Myung (Baixo) e John Petrucci (guitarra), a banda penou entre ensaios, estudos e dividas, até conseguir lançar seu prieiro disco, “A Day and Dream United” (1989), contando com Charlie Dominici nos vocais e Kevin Moore nos teclados.

Porém, a banda esntrou num período em que despediram o vocalista, e durante um ano e meio não encontravam alguém ideal para cantar as músicas que estavam compondo, o que nos leva ao ano de 1992, agora com James LaBrie (canadense) nos vocais e um dos maiores clássicos da música progressiva e com certeza o maior da banda, “Images and Words” (1992).

O disco colocou a banda para o mundo, indo parar inclusive no Japão,além de nessa tour terem gravado seu primeiro registro ao vivo, o disco “Live at Marquee” (1993), que mostra a banda executando com perfeição canções dos seus únicos dois dsicos até o momento.

Com a nova gravadora (esta sim dando o suporte que a banda merecia), dois video clips rodando dirto, um para “Take the Time” e outro para “Pull Me Under”, música que alçoou o grupo inclusive na MTV.

Para uma banda no seu segundo disco apenas, as cosias aconteceram muito rápido. Ainda bem que a banda soue administrar e seguir cada vez mais a frente e cada vez maior e melhor.

O disco em questão, de apenas 8 faixas, mas com mais de 52 minutos de duração, longas faixas (cerca de 8 minutos algumas, mais de nove outra), é um lendário trabalho que marcará para sempre. Além disso, letras inteligentes, poéticas...

Além das já citadas faixas, clássicos absolutos (“Pull Me Under” nunca deixou de ser executada ao vivo), a banda trazia a experimentação em “Metropolis Pt 1: The Miracle and the Sleeper”, perfeita canção que teria seu eixo desenvolvido em um álbum todo em 1999 (falo de “Metropolis: Scenes from a Memory”).

A banda também apresenta músicas mais calmas, mas não menos complexas. Faixas como “Sorrounded” e “Another Day” (esta também acaba recebendo video clip) são a demonstração eprfeita do romantismo dos caras, ajudado especialmnte pela jovial e operística voz de LaBrie.

As composições, na sua quase totalidade de Petrucci e Portnoy, são de tamanha precisão/perfeição, que músicas como “Under a Glass Moon” e “Learning to live” também são marcantes e de arrepiar.

“Wait For sleep” traz Kevin Morre (Teclados) num dueto com LaBrie, que resultou em algo único, e na faixa mais curta do disco.

Desnecessário repetir aqui a qualidade desses jovens que estavam arrecem iniciando sua vida adulta mas que, com este disco que estamos a homenagear, puderam realizar o sonho de se tornarem grandes noems do Metal e não é por pouca coisa que é o nome mais lembrado quando o assunto é música Progressiva contemporânea.

Tive a oportundiade de ver um show dos caras (acompanhe resenha neste blog) e a emoção de assisti-los executar “Pull Me Under” e “Metropolis”, as únicas deste dsico que tocaram naquela noit, foi indescritível e com certeza o ponto alto dos shwos dos caras são qualquer música deste disco.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Dream theater
Álbum: Images and Words
Ano: 1992
Tipo: Metal progressivo
País: EUA

Formação

John Petrucci (Guitarra)
Mike Portnoy (Bateria)
John Myung (Baixo)
Kevin Moore (Teclados)
James LaBrie (Vocal)

Tracklist

01 – Pull Me Under
02 – Another Day
03 – Take the Time
04 - Surrounded
05 - Metropolis, Pt. 1- The Miracle and the Sleeper
06 – Under a Glass Moon
07 – Wait For Sleep
08 – Learning to Live

sábado, 19 de junho de 2010

Homenagem à Ronnie James Dio em Alto Estilo


Se este ano de 2010 marcará por grandes novidades, também nunca será esquecido como o ano em que Ronnie James Dio (Elf, Rainbow, Black Sabbath, Heaven and Hell e Dio) nos deixou. O vocalista, que faleceu em maio, criou um legado que ninguém conseguirá superar.

Pensando em um último adeus, Tony Iommi (Guitarra), Geezer Butler (Baixo) e Vinnie Appice (Bateria), membros da fase em que Dio esteve como frontman do Black Sabbath e atualmente como Heaven and Hell, resolveram realizar um show de despedida no dia 24 de julho, em Londres, no “High Voltage Festival”.

Alguns boatos davam conta de que quem seria chamado para os vocais seria Rob Halford (Judas Priest), à exemplo de quando substituiu Dio em 1992 para um show e em 2004 substituiu Ozzy Osbourne no Ozzfest daquele ano.

Porém, foram confirmados dois outros nomes. O primeiro, Glenn Hughes, grande amigo de Dio e que já chegou a cantar no Black Sabbath, foi vocalista e baixista do Deep Purple por um período, além de ter participado do memorial ao Dio realziado há alguns dias atrás.

Tal nome não seria novidade. Porém, o que nos deixou com um sorriso no rosto foi o nome de Jorn lande (Masterplan) também fazer parte da homenagem.

Como já mostramos aqui, o cara é um dos maiores vocalistas do Metal (mas muita gente não o conhece) e um dos grandes fãs de Dio. Para provar isso, o cara gravou uma música para o Dio e está lançando um disco com covers clássicos do Dio (confira no blo mais informações).

O Heaven and Hell faria uma tour pela Europa, inclusive como headliner do Wacken Open Air 2010 (lugar que ficou para o Iron Maiden de novo), mas devido à doença e morte de Dio, foram cancelados.

Esperamos que a homenagem chegue ao Dio e sirva para reforçar seu nome na História. E, quem sabe, mais alguns shows com Lande e Hughes...

Long Live Dio!!!

Texto: EddieHead

sexta-feira, 18 de junho de 2010

2º Missões in Concert Premiando Pelo Rock ‘n Roll


A cidade interiorana de Santo ângelo, no Rio Grande do Sul, será palco da segunda edição do festival de rock Missões in Concert, que acontecerá dias 02 e 03 de julho deste ano.

A primeira edição ocorreu em 2008 e contou com 27 bandas de várias cidades da região e do estado.

O grande triunfo dessa iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo é abrir espaço para as bandas de garagem da cidade e região para tocarem em local e palco adequados, com ótima infra-estrutura e concorrerem à prêmios, nos conta em entrevista o Secretário da Cultura André Kryszczun.

Segundo Kryszczun, o festival tem entrada gratuíta e as bandas inscritas tem a oportunidade de divulgar seu trabalho à um grande público.

A idéia do festival/concurso surgiu a partir da necessidade de espaço de divulgação do gênero Rock e Heavy Metal da cidade e região, que contam com inúmeras bandas de garagem. Como a demanda era grande, surgiu primeiramente o festival “Canta Encanta”, embrião desse festival atual, continua o Secretário.

Tendo uma boa expectativa, foram criadas para esta edição três categorias: Rock Pesado, Rock Clássico, Rock Popular, diversificando o festival como um verdadeiro Templo do Rock, contemplando os três principaís gêneros.

Além das melhores bandas de cada gênero, o melhor vocalista, guitarrista, baixista e baterista também levarão prêmios. Você pode conferir o resultado da primeira edição ao final desta matéria.

Os jurados são músicos e especialistas em música como Ricardo Kilian (professor de violão e técnica vocal) e Fábio de La Costa (mestre em violão clássico).

As bandas podem se inscrever gratuítamente na Secretária de Cultura de Santo Ângelo e/ou pelo blog www.pmsacultura.blogspot.com até dia 26 deste mês, já que o prazo foi prorrogado.

Cada grupo inscreve três composições próprias, sendo uma delas escolhida para a apresentação (que concorrerá aos prêmios) e outra versão cover que não será avaliada.

Isso aí é que é iniciativa de reconhecimento de que o Rock ‘n Roll e Heavy Metal é muito significativo na região, que por excelência se dedica a música tradicionalista, mas que na maioria das vezes é “escanteado”.

Agora é só se inscrever e concorrer!

Obs: agradecemos ao Secretário da Cultura de Santo Ângelo André Kryszczun por nos conceder informações precisas. Também à Leonardo Seivald, um dos organizadores do evento, pela acessibilidade.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Resultado final do 1º Missões In Concert

Melhor Música Própria - “Talvez” da Banda Sherlock de Santo Ângelo.

2º Melhor Música Própria – “Silêncio” – Banda Monotape de São Borja.

3º Melhor Música Própria – “Paraíso” da Banda Uzina de São Luiz Gonzaga.

Melhor Cover – Banda Obictus de Santo Ângelo Música “Walk” (Cover do Pantera).

2º Melhor Cover – Banda Sherlock de Santo Ângelo – Música Envelheço na Cidade (Cover de Ira).

Melhor Vocalista – Alex Paim Finkler – Banda Cavalo Doido “Tears Of The Dragon” (Cover de Bruce Dickinson).

Melhor Guitarrista – Rafael Bermann da Silva – Banda Alive de Santiago.

Melhor Baterista - Alexandre Goulart Silveira da Banda Alive de Santiago.

Melhor Baixista – Lucas Marcelo Silva de Almeida da Banda Obictus de Santo Ângelo

Korzus Disciplinando o Thrash Metal



Falar no nome do Korzus, banda brasileira, é falar sempre em peso, agressividade e um trabalho bem executado. À exemplo de grandes nomes nacionais como Sepultura e Krisiun, Krozus envereda dentro de um Thrash Metal de muita qualidade e peso.

Com riffs de te tirar da cadeira, originalidade de música em música (muitos discos você começa a ouvir e quando acaba acha que estava na mesma faixa), letras críticas como sempre devem ser.

Tudo isso compilado no novo trabalho dos paulistas, chamado “Discipline of Hate” (2010), e que é disparado o trabalho mais maduro do grupo, além de combinar peso e melodia que poucos são capazes de fazer. Marca o retorno da banda com material inédito depois de 6 anos.

As 14 faixas que compõem o disco não deixam cair o nível desse que é o 6º disco de estúdio desses caras que surgiram ainda na década de 1980, mais especificamente em 1983.

“Discipline of Hate” é a perfeita paulada na orelha para abrir um disco. Certos momentos lembram Kreator, mestres do Thrash, na sua fase inicial. “Truth” também detona e recebeu um video clip promocional (confira neste link: http://www.youtube.com/watch?v=rYJIFPFuxQk ).

Mas é músicas como “Raise Your Soul” (de arrepiar a abertura com o refrão já), com a banda numa sincronia admirável (o vocal de Marcello Pompeu é foda) que empolgam ao ápice o disco. “My enemy” tem como destaque a dupla de guitarristas Antonio Araújo e Heros Trench. “Never Die” é disparada a melhor faixa do disco e uma das músicas Thrash Metal mais empolgantes que já ouvi.

O baterista Rodrigo Oliveira é um mestre nas baquetas, igualando-se a grandes nomes do gênero, desde Igor Cavalera (ex-Sepultura, Cavalera’s Conspiracy) à Max Kolesne (Krisiun). E o baixista Dick Siebert é figura marcada do metal nacional.

Outro grande destaque é a regravação de “Last Memories”, aliás, a primeira música que ouvi dos caras. Perfeita.

Enfim, pouco posso falar desse disco. Só ouvindo mesmo para ter uma ideia da força dessa galera brasileira, que ao lado dos nomes já citados (além também do Torture Squad), representam muito bem o Thrash Metal nacional.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Korzus
Álbum: Discipline of Hate
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal


Formação

Marcello Pompeu (Vocal)
Dick Siebert (Baixo)
Antonio Araújo (Guitarra)
Heros Trench (Guitarra)
Rodrigo Oliveira (Bateria)



Tracklist

1. Intro (Path to Discipline)
2. Discipline of Hate
3. Truth
4. 2012
5. Raise Your Soul
6. My Enemy
7. Revolution
8. Never Die
9. Slavery
10. Last Memories
11. Under His Command
12. Reap What You Sow
13. Hell
14. Hipocrisia (Bonus Track)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Expoentes do Death Metal Progressivo dos EUA



Poucas são as bandas oriundas dos EUA que conseguem realmente inovar em seus trabalhos. Uma delas é a Woe of Tyrants, vinda de Ohio e que acaba de lançar seu terceiro trabalho.

O disco a que nos referimos chama-se “Threnody” (2010), sucessor do aclamado “Kingdom of Might” (2009), e é, disparado, um dos melhores do gênero que já pude ouvir.

A banda, que já excursionou ao lado de grandes nomes do Death Metal, também esta sendo reconhecida pela curiosa mistura que realiza de um som brutal mas trabalhado, com letras que não são satânicas, nem cujas temáticas seriam clichês.

Chris Catanzaro (Vocal), compositor, fala sobre “coisas belas” em suas letras, até como um meio de auto-ajuda aos fãs, declarou em entrevista. Isso no mínimo, é passível de curiosidade.

Mas em termos de música, os caras detonam. Não é muito fácil em pleno inicio de nova década compor e gravar um disco de Death Metal muito bem cadenciado, executado, com letras curiosas e não parecer com o que muitas bandas realizam.

Músicas como a faixa-título, “Creatures Of The Mire”, “Venom Eye” e “Lightning Over Atlantis”, realmente empolgam e impressionam pela qualidade.

A banda que além do vocalista “iluminado” também conta com a dupla de guitarristas Nick Dozer e Matt Kincaid, o baixista Shaun Gunter e o batera Johnny Roberts, está direto no caminho para se tornarem uma das maiores revelações no mundo Metal em se falando de Death Metal com pegada progressiva.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Woe of Tyrants
Álbum: Threnody
Ano: 2010
Tipo: Death Metal Progressivo
País: EUA

Formação

Chris Catanzaro (Vocal)
Nick Dozer (Guitarra)
Matt Kincaid (Guitarra)
Shaun Gunter (Baixo)
Johnny Roberts (Bateria)



Tracklist

1. Tetelestai
2. Creatures Of The Mire
3. Venom Eye
4. Tempting The Wretch
5. Threnody
6. Bloodsmear
7. The Venus Orbit
8. Lightning Over Atlantis
9. Singing The Surrender
10. Descendit Ad Inferos (The Harrowing Of Hell)

sábado, 12 de junho de 2010

Widget Oficial do Iron Maiden

O site dos britânicos do Iron Maiden liberou um widget oficial para divulgar sua nova turnê e a música inédita "El Dorado", que está disponível para download gratuíto no site.

A banda já tocou em algumas cidades dos EUA na sua "The Final Frontier Tour" e tem causado supresa em marcar alterações no set list de uma apresentação para a outra, além de focar o set list nos últimos discos desde "Brave New World" (2000), deixando apenas os clássicos absolutos como "The Number of the BEast" e "Fear of the Dark" no bis.

O disco da Donzela, o 15º da carreira, será lançado em 16 de agosto. Para conferir mais sobre as novidades da banda, acompanhe o blog.

UP THE IRONS



Contagem Regressiva Para Wacken Open Air 2010


O maior e mais completo festival de Metal do mundo esta em contagem regressiva para mais uma edição que, à semelhança das últimas edições, com certeza será um sucesso absoluto.

Já falamos aqui sobre a Meca dos Headgangers do mundo todo, a pequena vila de Wacken, na Alemanha, em que desde 1990 recebe dezenas de bandas de todo o mundo, além de milheres de pessoas, gerando um evento de mega porte e que se torna o centro do mundo por três dias para todos os Headbangers de plantão. Em 2008 recebeu o prêmio “Live Entertainment Award” como Festival do Ano.

Com as bandas já confirmada, assim como as datas, agora é esperar mais essa edição. Entre os principais nomes que estarão tocando por lá, Iron Maiden, com sua “The Final Frontier Tour”, retorna como Headliner pelo terceiro ano consecutivo. Além dos britânicos, Alice Cooper também se apresenta no palco pirncipal, Kamelot volta ao festival, assim como Grave Digger (agora com dois guitarristas), Overkill divulgando su novo disco “Ironbound” (2010) (confira resnha no blog), Soulfly, U.D.O e Edguy também no palco principal, entre outras.

Nos demais palcos, grandes nomes também presentes, como Arch Enemy, Amorphis, Anvil, Cannibal Corpse, Fear Factory, Immortal, e muitas outras, totalizando o incrível número de 104 bandas nos diversos palcos do festival que acontecerá entre 5 e 7 de agosto.

Todos os anos são realizadas os Metal Battle em países como o Brasil, cujo concurso dá ao vencedor da seletiva o direito de tocar no Wacken e concorrer lá a oportunidade de tocar (avaliado por especialistas), no palco principal na terceira noite. Foi assim que duas bandas nacionais já conseguiram subir ao palco principal a partir do concurso, que foram Tuatha de Danan em 2005 e Torture Squad em 2007.

Este ano, concorre lá a banda de Recife Cangaço, recem surgida em 2009, venceu a seletiva nacional e irá representar o Brasil nesta edição. Você pode conferir o myspace dos caras aqui http://www.myspace.com/cangacometal.

Os interessados em ir para o paraíso do Metal podem contactar a Melbourne Tour (site www.mbtour.com), especializada em excursão para o evento, com um preço interessante para quem quer ver as melhores bandas do mundo e estar no centro onde se respira e vive de Heavy Metal.

Faltam 54 dias para o Wacken Open Air 2010!

Texto: EddieHead

Site oficial: www.wacken.com



Bandas confirmadas

1349; Amorphis; Anvil; Arch Enemy; Alice Cooper; Astral Doors; Atrocity; Broilers; Brutus; By The Patient; Caliban; Candlemass; Cangaço (Brasil); Cannibal Corpse; Corvus Corax; Cricufied Barbara; Dead Means Nothing; Debauchery; Degradead; Delain; Demolished; Dew-Scented; Die Kassierer; Die Apokalyptischen Reiter; Edguy; Ektomorf; Endstille; End of Creen; Equilibrium; Eternal Legacy; Evile; Fear Factory; Fiddler’s Creen; Forever Storm; Frei.Wild; Frontal; Ghost Brigade; Gojira; Grave Digger; Hackneyed; Hanggai; Hells Belles; Holy Grail; Ihsahn; Ill Nino; Immortal; Imperium Dekadenz; Iron Maiden; Job For A Cowboy; Kamelot; Kampfer; Katana; Killing Machine; Lake of Tears; Letzte Instanz; Lizzy Borden; Lock Up; Lord of the Lost; Mad Max; Mambo Kurt; Metsatöll; Missing in Action; Mötly Crüe; Nightmare; No Dawn; Orden Organ; Orphaned Lan; OverKill; Prayers of Sanity; Raven; Red Hot Chili Pipers; Rotting Christ; Schelmish; Seven Ends; Skanners; Smoke Blow; Snalebite; SotM; Solstafir; Slayer; Soulfly; Soul Stealer; Spit Like This; Stratovarius; Suicidal Angels; Svartsot; Tarja; The BossHoss; The Devil’s Blood; The Keltics; The New Black; The Other; The Sixpounder; Tiamat; Torfrock; Total Riot; Tyr; U.D.O.; Unleashed; Varg; Victims of Madness; Vita Imana; Voivod; W.A.S.P.; Wistaria.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Painf of Salvation Sempre Surpreendendo



Que banda dificil de definir. Escrever algo sobre os suecos é correr o grande risco de escrever bobagens. Vou correr esse risco, pois não deve faltar um nome como esse aqui no blog.

Os caras acabam de lançar seu último disco. O sucessor de “Be” (2008), chama-se “Road Salt One” (2010) e é um disco no mínimo intrigante, sendo o oitavo na carreira desse grupo surgido em 1991 e liderado pelo guitarrista e vocalista Daniel Gildenlöw.

A banda que não tem feito mais um som propriamente Progressive Metal, mas incorporado muitos e estranhos sons na sua música, aqui repete essa surpreendente mescla, mas de maneira distinta do que costuma fazer.

Músicas como a bela e triste “Sisters” é a prova disso. Melancolia, êxtase, dois sentimentos que os músicos expressam muito bem nessa faixa que tem o meu destaque.

A banda agora mais do que nunca está com os dois pés na experimentação, misturando música clássica, erudita, rock ‘n roll, algo (lá no fundo) de Metal, vocalizações suaves e letras inspiradíssimas.

O vocal lembra, principalmente em “Of Dust”, Glenn Hughes (ex-Deep Purple, Black Sabbath, etc), o que só pode ser um elogiu.

A faixa inicial “No Way” abre o disco inusitadamente, com um clima mais rock ‘n roll, assim como “Tell Me You Don’t Know”, acústica e com uma levada de músicas de bares de beira de estrada norte-americanos, com aquele rock sujo, sacana, sedutor até.

As 12 faixas do disco parecem trazer uma banda diferente em cada uma delas. Isso aos olhos dos fãs mais atuais com certeza agradou bastante. Obviamente, para quem não conhece a banda, tomar cuidado é necessário, pois a primeira audição pode (depende de cada um, claro) trazer uma ideia distorcida e você acabar julgando o trabalho sem sentido, perdido.

Esse álbum coloca a banda como uma das mais “excêntricas” musicalmente cuja carreira não é de hoje, mas a cada lançamento surpreende positivamente. Indicado altamente aos fãs.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Pain of Salvation
Álbum: Road Salt One
Ano: 2010
Tipo: Metal Progressivo
País: Suécia

Formação

Daniel Gildenlöw (Vocal e Guitarra)
Johan Hallgre (Guitarra e Vocais)
Fredrik Hermansson (Tecclados)
Simon Andersson (Baixo)
Léo Margarit (Bateria)



Tracklist

1.No Way
2.She Likes to Hide
3.Sisters
4.Of Dust
5.Tell Me You Don’t Know
6.Sleeping Under the Stars
7.Darkness of Mine
8.Linoleum
9.Curiosity
10.Where it Hurts
11.Road Salt
12.Innocence

quarta-feira, 9 de junho de 2010

The Haunted: Registrando Violência Ao Vivo



Calma. Não é que The Haunted tenha gravado de alguma forma atos de violência pura e simples em um de seus shows. É que a banda lança seu segundo disco ao vivo, também em DVD.

O trabalho, “Road Kill” (2010), traz os suecos na sua melhor forma. O grupo, atualmente formado pelos irmãos Anders Björler (guitarra e vocais de fundo) e Jonas Björler (baixo e vocal de fundo), com o vocalista Peter Dolving, o baterista Per Jensen e Patrik Jensen (guitarra), está saindo em turnê abrindo para ninguém menos que o Slayer, tomando em assalto novamente e Europa e mostrando porque é um dos grandes nomes do Thrash Metal europeu.

O grupo surgiu em 1996, quando os irmãos Björler deixaram outro grande nome da cena At The Gates. Assim, junto com outros integrantes que já deixaram a banda, lançaram nesses 14 anos de existência 7 discos de estúdio, estourando principalmente a partir de “rEVOLVEr” (2004) (o título é assim mesmo).

O álbum contêm 20 faixas, sendo que as últimas 5 são bonus de estúdio. Todos os clássicos estão ali, junto de um público que agita muito com a banda, esta realmente fazendo o show junto aos fãs, interagindo a todo momento e não deixando o show perder em força. Destaque para as conhecidas faixas “D.O.A.”, “All Against All” (curta a introdução para esta faixa na anteriormente citada), e “Bury Your Dead”.

Ótimo registro ao vivo de um show de Thrash Metal contemporâneo. O Slayer não poderia escolher ninguém melhor para aquecer seus fãs nesta turnê antes de subirem ao palco.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: The Haunted
Álbum: Road Kill (ao vivo)
Ano: 2010
País: Suécia
Tipo: Thrash Metal


Formação

Anders Björler (Guitarra e Vocais de Fundo)
Jonas Björler (Baixo e Vocais de Fundo)
Peter Dolving (Vocal)
Per Jensen (Bateria)
Patrik Jensen (Guitarra)



Tracklist

1. Little Cage
2. The Drowning
3. Trespass
4. The Premonition
5. The Flood
6. Medication
7. Moronic Colossus
8. D.O.A.
9. All Against All
10. In Vein
11. Trenches
12. Dark Intentions
13. Bury Your Dead
14. Faultline
15. 99
16. Hate Song
17. Sacrifice (Bônus de Estúdio)
18. Meat Wagon (Bônus de Estúdio)
19. Walk On Water (Bônus de Estúdio)
20. Seize The Day (Bônus de Estúdio)
21. Infernalis Mundi (Bônus de Estúdio)