sábado, 8 de janeiro de 2011

Entherror Estréia em Gravação Demo



Após alguns anos se dedicando aos palcos, a banda gaúcha Entherror finalmente começa a investir em material gravado em estúdio.
Gravado em estúdio na cidade natal de São Borja, no Rio Grande do Sul, o primeiro registro da Entherror é uma demo-CD com quatro músicas, todas composições próprias e que foram disponibilizadas para download gratuito (com direito a encarte com as letras) no link ao final dessa matéria.

O quarteto se dedica a executar o mais puro e primário Black Metal. Nada de teclados ou sinfonias. O que a banda formada por Marcelo Camargo nos vocais, Douglas Alves na guitarra, Flávio Arce na bateria e Rafael Sides no baixo, nos proporciona é um som pesado, vocais guturais, agresividade e rapidez, embora também faça bastante uso de momentos mais cadenciados.
Não temos uma bateria ultra rápida como costumamos ver. As composições estão mais voltadas a criar aquela mesma atmosfera das primeiras bandas de Black Metal, como Mayhem e Burzum.
Com levadas que flertam com o Thrash Metal, a demo “Terror That Never Ends” (2010) te prende durantes as quatro musicas que a compõe. A faixa-título, que inicia a demo, é uma das composições mais bem construídas da banda até o momento. Já a música “The Black Hordes”, marca o momento em que o Black Metal da banda chega ao ponto mais alto da demo.
Mas uma das coisas mais interessantes dessa primeira demo é a música que costuma fechar os shows do grupo. Trata-se de um verdadeiro hino ao Rio Grande do Sul chamado “Hail Rio Grande”. Cantada em português (infelizmente a única da demo), exalta a história de lutas e guerras sangrentas que o povo do RS se envolveu, elevando isso a quase uma mitologia destas terras.

Vale lembrar que o estado do Rio Grande do Sul sempre fora um dos pioneiros em defesa de seu interesse, jamais cedendo às imposições seja de outros estados ou países. Assim, a cidade de São Borja, de onde surge o grupo, além de ser da cidade natal de figuras políticas como Getúlio Vargas e Leonel Brizola, é forte em sua cultura local.
Com essa música, que é meu destaque, a banda inova na demo. Embora sendo a composição mais simples, criada em cima de uma milonga, deixa claro as origens do grupo e o respeito pela cultura local.
Fecha esse trabalho “Death in Heavens”. Com grandes viradas de batera, riffs cortantes de guitarra e um baixo marcando em cima, é a música mais empolgante. Impossível não ouvi-la sem bater cabeça.

A Entherror mostra que já está madura para investir em material próprio e gravações. Infelizmente, por condições financeiras (a banda é independente), a qualidade da gravação não está no mesmo nível das composições (bateria muito alta, guitarras às vezes muito baixas), mas isso não é um problema quando no início de carreira (as maiores bandas do gênero hoje se orgulham de suas gravações iniciais, na raça, sem efeitos).
Agora é hora da banda compor mais músicas nesse mesmo nível, divulgar ainda mais seu trabalho e, assim que possível, lançar uma nova demo ou disco completo em um estúdio com melhores equipamentos e produção, assim podendo almejar grandes voos, pois qualidade, a Entherror mostra nos shows e na demo “Terror That Never Ends” que possui de sobra. Hail Entherror!
Stay on the Road

Texto: EddieHead
Revisão ortográfica: Mr. Gomelli
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Entherror
Álbum: Terror That Never Ends (Demo)
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Black Metal

Formação
Marcelo Camargo (Vocal)
Douglas Alves (Guitarra)
Flávio Arce (Bateria)
Rafael Sides (Baixo)

Tracklist
01 – Terror That Never Ends
02 – The Black Horder
03 – Hail Rio Grande
04 – Death in Heavens

Conheça a banda
No Orkut:
Myspace:
Faça o download da demo:

Nenhum comentário: