segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Para Fechar o Legado de Chuck Schuldiner: Control Denied Volta e Ressuscita a Mente do Death

Uma das maiores mentes da história do Metal, criadora do estilo Death Metal e que infelizmente foi levada daqui pelo câncer, será novamente honrada. Mas não será apenas mais um tributo a Chuck Schuldiner, guitarrista que fez história com o Death e que dedicou seus últimos trabalhos à banda Control Denied. O restante da banda, exatos 9 anos após a morte de Chuck, anunciou que voltará com novo álbum para este ano de 2011!

Tudo bem, você pode até pensar “de que adianta, se Chuck está morto?!”. Concordaria com tal pensamento se não soubesse que o segundo e provavelmente último disco da banda trará composições originais de Chuck! Isso mesmo, 9 anos após sua trágica morte, a lendária mente estará presente nesta última grande homenagem para encerrar seu legado.

Me diga algum nome além de Chuck, Dio, Dimmebag que poderia ter composições suas, nunca antes vistas, ressuscitadas em pleno 2011? Algo sem tamanho para os fãs do músico.

O debut album da banda (precedido apenas por uma demo) foi o simplesmente perfeito e revolucionário “The Fragile Art of Existence” (sobre o qual você conferirá uma resenha especial aqui em breve). Lançado em 1999, o disco foi o último trabalho de Chuck, que viria a falecer dois anos depois, após uma longa luta contra um tumor no cérebro.

Os integrantes remanescentes Tim Aymar (vocal, Pharaoh), Richard Christy (bateria, Death, Iced Earth, Charred Walls of the Damned), Steve DiGiorgio (baixo, Death, Iced Earth, Charred Walls of the Damned, Testament) e Shannon Hamm (guitarra, Death) darão vida ao álbum “When Machine and Man Collide”, ainda este ano.

A banda contou que cerca de 75% do material já havia sido criado por Chuck e que a gravação e o lançamento deste trabalho teria sido um de seus últimos desejos, tendo ele já consciência da tamanha maestria que estava compondo.

O guitarrista havia assinado contrato com a gravadora da época para lançar o álbum. Porém, após sua morte, a família do músico entrou, em 2004, com ação proibindo o lançamento do material (ameaçando disponibilizar gratuitamente na net as versões demo) e que seria chamado “Zero Tolerance”. Entretanto, no mesmo ano, seus parentes voltaram atrás e resolveram “liberar” o material para que o último desejo do artista fosse respeitado, mas desde que a banda terminasse o álbum e que este levasse o nome que fora escolhido pelo guitarrista: “When Machine and Man Collide”.

No entanto, levou alguns anos ainda para que os demais membros pudessem ficar livres para finalizarem e gravarem o novo disco. Segundo entrevistas e comunicados dos integrantes, a hora é essa, embora ainda sem data definida.

Outro fator que serviu para que se pensasse seriamente em gravar o álbum foi a volta do batera Christy à música, já que o cara desde 2004 se dedicava exclusivamente à comédia no famoso programa norte-americano “Howard Stern Show”.

Como os demais integrantes possuem suas bandas (Christy, por exemplo, finalmente toca numa banda em que compõe), provavelmente “When Machine and Man Collide” seja o derradeiro álbum do Control Denied e fechará com chave de ouro a passagem de Chuck Schuldiner pelo planeta Terra.


Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão do texto: Yuri Simões

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: