quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SAUROM - O "Juglar Metal" buscando novos caminhos


















A Banda espanhola Saurom (antes chamada Saurom Lamderth), o nome, claro, vem do personagem dos livros de J.R.R. Tolkien. Formada em 1996, após a dissolução de um grupo chamado RHF, Narciso Lara (guitarra e vocal) e Godo (guitarra), uniram-se a Antonio Ruiz para dar os primeiros passos desta talentosa Banda, forjando o que eles batizaram de
"Juglar Metal" (Metal Menestrel), ou seja, unir ao Rock Pesado, influências de música folclórica, medieval, celta e literatura.


A música e temática, principalmente dos primeiros trabalhos, lembra muito o Blind Guardian e Skyclad, e certamente agradará os fãs dessas bandas, desde que não tenham problemas pela música do Saurom ser cantada em sua lingua mãe. Porém, o mais recente trabalho, Maryam, de 2010 (que só não entrou na minha lista dos dez melhores, porque estava difícil com tantos lançamentos que me agradaram em 2010, mas este seria o décimo primeiro), traz a Banda explorando novos caminhos, seja na parte lírica, como na musical, mas sem perder sua identidade e trazendo um resultado empolgante.


Vamos abordar em seguida um pouco da trajetória da Banda, desde o primeiro trabalho, culminando no excelente "Maryam" de 2010.


Em 1996 mesmo, o grupo lança "La Cripta del Duende", tendo uma boa aceitação, já conseguindo mostrar as características da sonoridade buscada.
Em seguida, em 1997, "Regreso a las Tierras Medias" , já com melhor produção, consegue ainda mais seguidores fazendo a alegria de fãs do estilo, como falei, bem semelhante a Skyclad e Blind Guardian, além claro, de despertar interesse de fãs de Tolkien.
"Legado de Juglares"(1999) e "Origenes"(2.000), mostram a evolução da Banda, que forjava sua identidade, lapidando e modernizando sua música, sempre baseando-se na música Celta, Medieval, incluindo mais orquestrações e, lógico, muita literatura!


Após a boa aceitação dessas primeiras "maquetas" (CD demo), como se diz na Espanha, em 2001 lançam o primeiro CD "El Guardián de las Melodias Perdidas", que abriu muitas portas no cenário espanhol, e com a "Juglar Tour", tocaram por toda a Espanha, dividindo palco com diversas Bandas. E em meio a tour, já planejavam o segundo CD "Sombras del Este", totalmente dedicado ao livro "A Sociedade do Anel" (alguma dúvida ainda sobre se os caras eram fãs de Tolkien?), sendo um trabalho que mostrou um enorme amadurecimento, pela experiência adquirida pelo grupo após os primeiros trabalhos, a estréia e a bela tour Espanha à fora!


Iniciam então a "Tierras Medias Tour" e passam pela América do Sul, EUA e Japão, levando o seu Juglar Metal a ser conhecido em outras fronteiras!
Essa tour é considerada uma nova e importante etapa para o grupo, porém, mesmo após os grandes resultados, alguns problemas. Narci, por problemas médicos tem que parar de cantar, sendo que "Peri" assume os vocais por um tempo e em seguida, Paco Garrido, tecladista, Sanfonista, Flautista... etc... decide também deixar o grupo.


Nessa época(2003), o grupo se vê apenas com 2 membros formadores, Narci e Antonio. Entram no grupo as menestréis Ana (teclados) e Sophia (violino), fechando mais uma vez a formação, que ficou assim: Narci, Antonio, Raúl, José, Peri, Ana e Sophia.


Porém, após alguns shows e participações em festivais, o grupo sofre 3 novas baixas: José, Ana e Peri, por motivos pessoais e de trabalho, forçando o grupo a cancelar apresentações e dar uma parada.
Encontram então o baixista José Zraipy e o grande vocalista Miguel Franco. O Saurom então, após essas novas mudanças, contava com Narci (guitarra base, flautas e gaita), Antonio (batera e percussão), Raúl (guitarras), José “Zraipy" (baixo), Sophia (violino) e Miguel (voz e guitarra).
Para ouvir o resultado com a nova formação regravaram a música Las Minas Moria, incluíndo algumas novidades, que não agradaram muito os fãs, como alguns efeitos eletrônicos, influências Thrash , porém essas experiências não afetariam o som do grupo de forma radical. Hoje podemos notar vários elementos, como no excelente recente lançamento da Banda, o ótimo "Maryam".(veja aqui o clip oficial da música "Aquel Paseo Sin Retorno"


O Saurom, ainda Lamderth, então lança seu terceiro CD, intitulado "Legado de Juglares", também nome de sua terceira demo, e colocam esse nome justamente como uma homenagem aquele trabalho.
Com essa obra, novamente fazem extensa tour, tocando com Bandas como Mago de Oz e Canto Del Loco.
A Banda também começa a apresentar um show com grande produção, com direito a efeitos pirotécnicos, malabaristas, bufões, etc... uma excelente fase estava acontecendo!


Sofrem mais uma mudança, com Sophia saindo e Santiago Carrasco, o Santi, antrando para assumir os teclados!
2006 marca a mudança do nome, agora a Banda seria apenas "SAUROM", e lançam o quarto trabalho "Juglar Metal", saindo em tour e novamente tocando com nomes como Tierra Santa, Sepultura, Saratoga e outros.


Em 2008, mais um grande trabalho, ainda mais maduro, trazendo elementos orquestrais belíssimos, abrilhantando ainda mais o som do menestréis, "Once Romances desde al-Andalus". Procurando levar ainda mais longe o nome da Banda, lançaram um mini CD com 4 versões em em inglês de temas do "Once Romances", intitulado "Labyrinth of Secrets", também servindo para amenizar a espera pelo sexto trabalho.


2010 e o Saurom continua surpreendendo! Após o grande trabalho anterior, "Maryam" é um CD que superou várias expectativas, trazendo uma Banda em perfeita harmonia e muito inspirada. Com grande produção, inclusive com edições especiais e vários produtos relacionados (que podem ser adquiridos no site oficial), a sonoridade da Banda ficou mais rica, com alguns toques mais modernos, como na faixa "Mentiras de Seda Pulcra", por exemplo e a faixa de aberura "Irae Dei", que começa com um teclado com efeitos bem modernos, coral e refrões grandiosos, mas uma evolução, uma sonoridade mais moderna consistente, sem perder aquela característica inicial, como podemos ouvir em "Azogue en Vergel", com aquele toque medieval, trazendo várias canções acima da média. Boa música acima de tudo.


A temática de Maryam, os novos rumos e detalhes da Belíssima Capa


A temática de Maryam (Maria, em Hebreu), que traz também uma mostra de como a Banda vem explorando novos temas, evoluindo, porém mantendo algumas características do seu início, como a música folk, tem como base algumas teorias de que Maria teria tido Jesus quando tinha treze anos. Mas a Banda avisa que não pretende criticar crenças ou religiões, e sim homenagear as mulheres.




Algumas mudanças ocorreram nos arranjos, sendo menos "felizes" que trabalhos anteriores, porque a temática assim pedia. Nota-se também que estão mais complexos e com um trabalho bem cuidado quanto às vozes.
A bela capa também merece destaque, uma pintura a óleo, onde Maryam segura uma rosa, simbolizando o sangue de Cristo e os espinhos significam a dor que sentiu por seu filho.


Agora é colher os novos frutos e seguir espalhando o Juglar Metal pelo mundo. Confira sem medo de errar, Saurom é garantia de uma audição prazerosa, onde podemos afirmar que a Banda tem tudo para alçar vôos mais altos e arrebanhar mais fãs que procuram músicos que buscam a evolução, sair do lugar comum e colocar o bom gosto musical acima de tudo, sem barreiras para linguagem ou origem!
Confira já!!!!







SITE OFICIAL


MYSPACE


VÍDEO IRAE DEI





3 comentários:

henrique disse...

altamente recomedado.vleu pela matéria.

everton disse...

baita Banda esse Saurom.onde consigo os cds????

Carlos Caco Garcia disse...

olá! o material do Saurom vcs podem adquirir pelo site da Banda, http://www.saurom.com/, chega tudo direitinho, é muito organizado. tem mt material exclusivo, autografado.Recomendo a versão digipack com DVD do cd Maryam