domingo, 9 de janeiro de 2011

Sodom Divide os Fãs em Novo Trabalho


Um dos três grandes pilares do Thrash Metal alemão voltou em 2010 e tem dividido os fãs.

Ao lado de Kreator e Destruction, o Sodom é um dos grupos mais louvados do Thrash Metal mundial, tendo uma carreira bastante longa e muitos discos clássicos.

A banda fundada e liderada pelo baixista e vocalista Tom Angelripper, em 1981, passou por inúmeras formações e sonoridades, mas destacou-se pelo Thrash Metal sujo, rápido e pesado.

Porém, na última década, ao mesmo tempo que tem apresentado um som que prima pelo maior desenvolvimento das composições (uma evolução natural e esperada), também tem pisado no freio e caprichado demais nas produções de seus álbuns.

Isso acaba dividindo os fãs entre os saudosistas que esperam o som original e clássico da banda, e aqueles que têm apoiado o grupo nesse desenvolvimento sonoro, como temos visto nas outras duas bandas alemãs já citadas.

A banda lançou seu 13º disco de estúdio em 2010. Chamado “In War and Pieces”, o álbum que na edição limitada saiu duplo (contando com a apresentação da banda no Wacken Open Air de 2007), era bastante esperado pelos fãs, causando muitas decepções (pelos motivos citados acima) ou se colocando dentro das expectativas dos menos radicais.

A verdade é que o Sodom nunca deixou de tocar seu Thrash Metal de qualidade. Obviamente, como tudo na vida, tem seus altos e baixos, e dentro do paradigma que o Thrash Metal alemão tem se dedicado (com visível tendência em tornar-se mais acessível, como o Thrash norte-americano), a banda está muito polida e menos agressiva.

Mas há músicas empolgantes desse trio formado por Tom, Bernemann na guitarra e Bobby Schottkowski na bateria. Entre elas, cito “Storm Raging Up”, “God Bless You” (mesmo sendo bem cadenciada, empolga), e “Styptic Parasite”.

Conversando com pessoas que curtem a banda há mais tempo, parece quase unanimidade que “In War and Pieces” está longe de ser um grande álbum do Sodom, embora em relação aos últimos lançamentos, mostre que a banda tem tentado acrescentar alguns novos elementos ao som, deixando-o mais ritmado, com perceptível mudança nos vocais de Tom. O que se manteve intacto foram as letras sempre criticas de Tom sobre a sociedade ocidental.

Falando em unanimidade, a notícia de saída de Bobby da banda em novembro foi recebida com alegria pelos fãs, que já o criticavam desde o primeiro disco em que tocou, o “Code Red” (1999), considerado por muitos o último bom álbum da banda. Seu substituto já foi anunciado e é Makka (Markus Freiwald), que entre as grandes bandas que já trabalhou estão Moonspell, Rotting Christ e a conterrânea Kreator.

“In War and Pieces” é um bom disco de Thrash Metal, mas não tem a força e velocidade dos principais discos do Sodom. Só ouvindo para tirar suas conclusões.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Revisão ortográfica: Mr. Gomelli

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Sodom

Álbum: In War and Pieces

Ano: 2010

Tipo: Thrash Metal

País: Alemanha


Formação

Tom Angelripper (Vocal e baixo)

Bernemann (Guitarra)

Bobby Schottkowski (Bateria)


Tracklist

1. In War and Pieces
2. Hellfire
3. Through Toxic Veins
4. Nothing Counts More Than Blood
5. Storm Raging Up
6. Feigned Death Throes
7. Soul Contraband
8. God Bless You
9.
The Art of Killing Poetry
10. Knarrenheinz
11. Styptic Parasite

Nenhum comentário: