quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOULSPELL-The Labyrinth of Truths: Maior candidato a melhor de 2010?


Realizamos várias matérias relacionadas com o Soulspell, como entrevista com seu mentor e criador Heleno Vale, resenha dos shows em Ijuí/RS e Brasília/DF, matéria especial sobre o projeto, entrevista com músicos que participaram do mesmo, como Mário Pastore (e ainda teremos entrevista com a Daísa), porém demoramos um pouco para postar a resenha, principalmente porque estava difícil chegarmos em um acordo para ver quem faria. Então essa decisão foi parar na justiça comum, processo 2010/000456475888-99, e eu fui o vencedor, deixando meu colega Eduardo "Eddiehead" a ver navios, e antes que ele consiga alguma liminar ou recorra ao tribunal superior, vou publicá-la!

He he he , ok, claro que é brincadeira essa história toda, os dois queriam fazer a resenha, mas o Eduardo deixou para mim a honra, já que ele já tinha feito a entrevista com o Heleno (confira no link), então, após as merecidas matérias sobre o projeto no blog e nossa escolha do álbum como um dos melhores de 2010, é chegada a hora de registrarmos a resenha de um trabalho digno dos maiores elogios, porque não é fácil fazer Metal no Brasil, muito mais de forma independente, e mais ainda num projeto ousado, que chega em sua segunda parte, reunindo feras do Metal nacional e internacional, e o mais importante: com músicas acima da média, interpretadas com muita paixão, muito feeling... realmente um orgulho ver resenhas em sites, web zines e fóruns no exterior dando notas máximas ao CD, alguns se dirigindo a ele como "masterpiece".


É, o Brasil é a terra do Metal! Soulspell é um marco na história do Metal brasileiro.
Após os resultados muito bons com a primeira parte, lançada em 2008, "The Legacy of Honor" , o segundo ato , "The Labyrinth of Truths", apresentou resultados ainda melhores, provavelmente pelo know-how adquirido pelas pessoas envolvidas no projeto, além, claro, de ter uma gama maior de convidados.

Nas primeiras audições, o que me veio a mente foram aquelas maravilhosas óperas Metal do Savatage, aquele trabalho cuidadoso nas vozes, orquestrações, que dá aquele ar grandioso, transpirando feeling.

De cara já me saltaram aos olhos composições como "Amon's Fountain", principalmente pelo refrão empolgante, destacando uma das grandes "descobertas" do Heleno, a excelente Daísa Munhoz, em dueto com uma das lendas presentes no play, o grande Mário Pastore;

"Into the Arc of Time", onde Heleno uniu novamente as vozes de Zak Stevens e Jon Oliva (deve ter arrancado lágrimas dos fãs de Savatage) e a música ainda conta com Mário Pastore, que contou em entrevista ao blog que ficou muito emocionado, agradecendo ao Heleno pelo presente de ter cantado ao lado de músicos que ele admira e também é grande fã;

A balada "Adrift", realmente nos deixa à deriva, de certa forma uma música até simples em comparação a outras do play, porém aí está um exemplo claro do porquê dos elogios ao Soulspell: as composições são valorizadas! São mais importantes do que qualquer firula individual, ou arranjos megalomaníacos, que muitas vezes mascaram a falta de feeling ou criatividade em muitos trabalhos que se vê por aí, que contam com muito mais recursos... mas... feeling não se compra. Em "Adrift", mais uma vez se destaca a performance de Daísa, desta vez dividindo os vocais com Lucas Martins, mais uma revelação do Heleno. Não é por caso que a música também foi escolhida para ser o clip da banda.

Desnecessário falar de cada composição individualmente, o nível é alto, destaquei as que me chamaram a atenção logo de cara, e pelo que percebi, tem sido as preferidas de muita gente, mas a faixa título e "A Secret Compartment", também estão aí bem próximas dessas 3, e "Labyrinth" é um trabalho, assim como outros trabalhos de referência se tratando de Metal Opera, que vai se descobrindo a cada audição, um play pra se ouvir de encarte na mão, acompanhando o desempenho de cada um dos vocalistas presentes.

E, claro, não dá para não falar de toda a concepção do projeto, composições e história criadas pelo Heleno, que com a ajuda do produtor Tito Falaschi, Lumen Studios (conhecido também com seu trabalho ao lado de Bandas como Symbols, Almah como baixista e também em eventuais vocais, e produzindo Bandas como Scars e Wizards) e todo o empenho e dedicação da equipe e artistas envolvidos, que, com certeza sem essa dedicação e essa paixão pela música que dedicaram, o trabalho não teria o resultado que hoje é realidade.

Não colocamos nota nas resenhas, mas se colocássemos, com certeza seria um DEZ!

Line-Up:
SINGERS:
Nando Fernandes (ex-HANGAR / vocals) [Brazil] - tracks 2, 3, 4
Jon Oliva (SAVATAGE, JON OLIVA'S PAIN / vocals) [USA] -
track 5
Zak Stevens (SAVATAGE, CIRCLE II CIRCLE / vocals) [USA] -
track 5
Iuri Sanson
(HIBRIA / vocals) [Brazil] - track 4
Edu Falaschi (ANGRA, ALMAH / vocals) [Brazil] -
track 9
Tito Falaschi (ex-SYMBOLS, ILLUSTRIA / bass, keyboards & vocals) [Brazil] -
tracks 2, 4, 8, 9
Germán Pascual (ex-NARNIA / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 9
Carlos Zema (OUTWORLD, VOUGAN / vocals)
[Brazil] - tracks 2, 7
Mario Pastore (PASTORE, DELPHT / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 3, 4, 5, 7, 8
Dan Rubin (MAGICIAN / vocals) [Brazil] -
track 8
Rafael Gubert (AKASHIC / vocals) [Brazil] -
track 7
Alex Voorhees (IMAGO MORTIS / vocals) [Brazil] -
track 2
Daisa Munhos (VANDROYA / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 4, 6, 7, 8
Manuela Saggioro (SOLO / vocals) [Brazil] -
track 9
Gui Antonioli (TIERRAMYSTICA, ANAXES / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 3, 4
Jefferson Albert (CAVALIER / vocals) [Brazil] -
track 9
Leandro Caçoilo (ETERNA / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 3, 4
Lucas Martins (vocals) [Brazil] -
tracks 6, 8
Maurício Del Biancho (keyboards & vocals) [Brazil] -
tracks 2, 3, 4, 5
Raphael Dantas (CARAVELLUS / vocals) [Brazil] -
tracks 2, 3
MUSICIANS:
HELENO VALE - drums [Brazil] - all tracks
Gabriel Magioni (DARKAGER / keyboards) [Brazil] - tracks 1, 2, 5, 7, 8, 9
Fernando Giovanetti (AQUARIA / bass) [Brazil] - tracks 1, 2, 7, 8
Rodolfo Pagotto (VANDROYA / guitar) [Brazil] - tracks 1, 2, 4, 5, 8, 9
Leandro Erba (guitar) [Brazil] - tracks 3, 6
Cleiton Calvalho (guitar) [Brazil] - track 8
Roland Grapow (MASTERPLAN, EX-HELLOWEEN / guitars) [Germany] - track 4
PRODUCED BY TITO FALASCHI MIXED and MASTERED by HEROS TRENCH (Mr. Som Studio - Sao Paulo/Brazil)

Tracklist:
01 - The Entrance (1:20)02 - The Labyrinth Of Truths (7:52)03 - Dark Prince's Dawn (6:35)04 - Amon's Fountain (8:08)05 - Into The Arc Of Time (Haamiah's Fall) (7:12)06 - Adrift (4:49)07 - The Verve (6:48)08 - Forest Of Incantus (4:11)09 - A Secret Compartment (7:22)

Confira algumas resenhas do play em outros sites:


ALGUMAS METAL OPERAS/ROCK OPERAS QUE VOCÊ DEVE CONFERIR:







Por: Caco Garcia


Um comentário:

saulo disse...

disse tudo.Soulspell nota 10