terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Volta ao Metal em Forma de Puro Peso e Melodia, com Nomes à Altura


Se existe uma coisa que me faz ter muito orgulho de ser um headbanger e de compactuar com esse estilo de vida, ela com certeza é ver a beleza de novas bandas que encontramos todos os anos.

Às vezes, dá vontade de pagar penitência por dormir e perder algumas coisas desta cena maravilhosa. Primeiro, deixei passar o projeto Sons of Liberty, agora descubro o Charred Walls of the Damned. Mas, ao invés de recorrer às chicotadas, vou falar um pouco dessa última banda.

A formação do grupo partiu da brilhante mente do batera Richard Christy, músico que fez história em bandas como Death, Control Denied e Iced Earth. Abro aqui um parêntese para nos situarmos: o cara voltou finalmente a tocar bateria nessa nova banda, agora por ele capitaneada, cinco anos após ter deixado totalmente a cena metálica para se dedicar ao programa “The Howard Stern Show”.

Na época, Richard usava suas baquetas no Iced Earth, e tinha como parceiro de banda o vocalista Tim Owens, este recém-saído do Judas Priest (que havia recebido o Metal God Rob Halford de volta). Tal parceria viria a render frutos seis anos depois, quando Christy veio a convidar seu ex-companheiro a participar da integração de um novo grupo: Charred Walls of the Damned.

Para completar o time, o baterista convocou também seu ex-parceiro de Death, Control Denied e Iced Earth Steve DiGiorgio para o posto de baixista, bem como o guitarrista Jason Suecof (o menos expressivo do quarteto), conhecido por ter produzido a banda Trivium.

Com uma proposta de unir peso e melodia num som meio Power/Thrash Metal, os rapazes lançaram o seu debut “Charred Walls of the Damned” em fevereiro de 2010. Contando com nove faixas, o álbum é uma verdadeira obra-prima. Mesmo reunindo artistas que dispensam apresentações, a banda surpreende com canções que diferem da proposta das demais pelas quais os integrantes já passaram. O que não soa estranho, pelo contrário, mais “potente” ainda que Iced Earth, por exemplo.

Todas as músicas são matadoras. “Ghost Town”, que inicia o álbum, também nomeia o single do disco e traz bastante peso logo de cara, bem Thrash Metal. Já “Blood on Wood” traz lances mais Power Metal, bastante melodia mesclada com riffs pesados, e um refrão grudento demais.

Outro grande destaque fica para “Voices Within the Walls”. Incrível a capacidade vocal de Owens, a melodia que consegue tirar de sua voz, mesclada com colocações perfeitas de harmonia. “Fear in the Sky” talvez seja a que melhor mostre a proposta da banda de “fusão de peso e melodia”. Christy dá um show à parte, embora acredite que seu maior trabalho como baterista (dentre os que ouvi, pelo menos) foi com o Control Denied. Aqui ele traz mais rapidez, embora também tente fazer uns lances mais criativos.

Uma característica peculiar do álbum é a duração das faixas. Todas bem curtas, o que parece garantir a rápida afeição do ouvinte às canções. Aliás, este parece ser o objetivo (e o atrativo) do disco como um todo: ser rápido e efetivo. E ele consegue.

Ainda, segundo Christy, as baterias de 12 novas composições já estariam gravadas, esperando apenas que os demais integrantes possam se dedicar a gravar o segundo disco da banda. Grupo este que, incrivelmente, chegou a ser visto pela mídia geral como “mais um projeto”, mas que, com o lançamento de tamanha maestria, fez todos repensarem suas opiniões e começarem a ansiar por mais e mais discos desse quarteto genial.


Stay on the Road


Texto: EddieHead

Revisão do texto: Yuri Simões

Fotos: Divulgação, Nadine Swiger


Ficha Técnica

Banda: Charred Walls of the Damned

Álbum: Charred Walls of the Damned

Ano: 2010

País: EUA

Tipo: Heavy/Power/Thrash Metal


Formação

Tim "Ripper" Owens (Vocais)
Jason Suecof (Guitarra)
Steve DiGiorgio (Baixo)
Richard Christy (Bateria)

Tracklist

1. Ghost Town
2. From The Abyss
3. Creating Our Machine
4. Blood on Wood
5. In A World So Cruel
6. Manifestations
7. Voices Within The Walls
8. The Darkest Eyes
9. Fear In The Sky

Conheça a banda

http://www.myspace.com/charredwallsofthedamned

Veja o video clipe oficial para "Ghost Town"

Nenhum comentário: