sexta-feira, 18 de março de 2011

É Tempo de Celebrar: Grave Digger Lança EP com Regravações e Participações Especiais


A banda alemã de Power/Heavy Metal Grave Digger é uma das que mais tem trabalhado nos últimos anos. Com uma regularidade surpreendente de álbuns em estúdio (um a cada dois anos), lançamentos em DVD, singles e EPs, a banda liderada pelo carismático vocalista Chris Boltendahl, teve um grande ano de 2010 e promete que 2011 será muito especial.

Ano passado, o grupo lançou seu álbum “The Clans Will Rise Again”, retomando novamente a temática medieval bélica envolvendo a Escócia e sua grandiosa cultura e povo (algo curioso, tal homenagem de um grupo de outra naturalidade) e lançou em ???? deste ano mais um DVD oficial, chamado “The Clans Still Marching”, contando com a apresentação da banda no cobiçado Wacken Open Air, na cidade do interior Wacken (Alemanha) em 2010 (dessa vez, no palco principal como um dos headliners).

Na ocasião, o show se mostrou muito especial, contando com grandes participações especiais. Dentre elas, o grupo Van Canto (que executa o Metal à Capela), Doro Pesch (a Rainha do Metal, ex-Warlock) e Hansi Kürsch (Blind Guardian).

Momento do show com Doro Pesch (que canta neste EP) e Van Canto no Wacken 2010

Alguns vídeos das apresentações já são possíveis de encontrar na net. Mas aqui vamos falar de outro lançamento que acompanha esse bom momento do grupo e de retorno a temática que foi a principal nos anos 90 para a banda.

Trata-se do EP “The Ballad of Mary” (2011). Para quem conhece a banda, sabe que é o mesmo título (mas com o subtítulo “Queen os Scots” retirado) de uma das mais belas baladas vindas da Alemanha e presente no disco “Tunes of War” (1996).

A banda, envolta no clima já citado, decidiu regravar a canção e relançá-la com a nova formação em EP próprio. Mas o grande atrativo é a participação de Doro Pesch na canção (Chris participou do DVD 25 Years of Rock da cantora, também ano passado).

Essa que é a verdadeira Rainha do Metal colocou sua alma na canção. Se a mesma já contava com os lindos vocais limpos de Chris, com a participação de Doro, ganhou muita qualidade, beirando a perfeição.

Troca de participações: Chris Boltendahl também participa do DVD da Doro gravado em 2010

Além da versão “comum”, há também uma versão acústica da mesma canção. Talvez apenas para os ouvidos mais atentos seja possível notar a pequena e sem sentido diferença na canção. Tudo se mantem como a versão que abre o EP, e os dedilhados ficam um pouco mais “orgânicos”, mas quase idênticos aos executados pela guitarra de Axel Ritt (ex-Domain) na primeira faixa.

Concorrendo com “The Ballad of Mary”, o clássico absoluto e que até a sua mãe com certeza gostará, também aparece. Claro que falo de “Rebelliun”, música que é a mais esperada nos shows para ser cantada em coro, tamanha a perfeição do refrão.

Aqui, quem dá as caras é Hansi Kürsch (Blind Guardian), dividindo estrofe a estrofe a canção com Chris, numa ótima regravação da banda.

Os vocalistas Chris Boltendahl (Grave Digger) e Hansi Kürsch (Blind Guardian) no Wacken 2010 à caráter!

Hansi dá um show a parte, à exemplo do show no Wacken! Mostra porque é uma das lendas do Power Metal mundial. Grande clássico que merecia ser “revivido” numa ocasião tão especial.

Para completar o EP, duas canções do mais recente trabalho da banda são apresentadas em formato semi-instrumental, mantendo apenas os corais nos refrões. São “Coming Home” e “Highland Farewell”. Está última hit absoluto do álbum e forte candidata a um dos maiores clássicos da banda.

Retorno à temática da Revolução Escocesa: Um dos ápices da carreira da banda

Enfim, este é um lançamento comemorativo a esse grande momento da banda (que não esteve em tanta alta nos últimos anos) e, junto com o DVD/CD citados fecham um belo pacote que os fãs precisam adquirir!


Os Clãs (Realmente) Ainda Marcham!


Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação, Dirk Behlau da Rock Hard Magazine

http://www.flickr.com/photos/13452925@N00/3205451297/


Ficha Técnica

Banda: Grave Digger

Álbum: The Ballad of Mary (EP)

Ano: 2011

País: Alemanha

Tipo: Power/Heavy Metal/Epic Metal


Formação

Chris Boltendahl (Vocal)

Jens Becker (Baixo)

Stefan Arnold (Bateria)

Hans Peter "H.P." Katzenburg (Teclados)

Axel Ritt (Guitarra)


Tracklist

01 – The Ballad of Mary 2010 (participação de Doro Pesch)

02 – Rebelliun 2010 (participação de Hansi Kürsch)

03 – The Ballad of Mary Versão Acústica (participação de Doro Pesch)

04 – Highland Farewell (Versão instrumental)

05 – Coming Home (Versão instrumental)


Assista “Rebelliun” no Wacken Open Air 2010

http://www.youtube.com/watch?v=PbzSWcRM9u0

Veja “The Ballad of Mary” no Wacken 2010

Nenhum comentário: