terça-feira, 15 de março de 2011

Metal Progressivo Pesado, Melódico e Empolgante: Dynahead



Já é clichê atualmente alguém falar que o Brasil tem ótimas bandas de Metal, em qualquer vertente que você imaginar.

A cada dia surgem grupos que, ora inovam, ora mantém as origens, mas modernizam-nas.

Conheci, com atraso, é verdade, a banda do Distrito Federal Dynahead, surgida em 2004. Graças a email recebido oferecendo o álbum de estréia do grupo para download, fui capturado pela majestade dessa jovem banda.

A banda se prepara para lançar seu segundo disco ainda neste mês de março. Inclusive chegou a disponibilizar o trabalho todo para audição em seu Myspace oficial, algo digno de ousadia do grupo.

Mas aqui, quero, primeiro, apresentar a banda, que me proporcionado horas de curtição num Prog/Thrash Metal de emocionar, e falar de seu álbum “Antigen”, que saiu em 2008 e hoje esta disponível para download gratuito (com direito a arte e tudo o mais).

Formado por Caio Duarte no vocal, Pablo Vilela e Diogo Mafra nas guitarras, DiegoTeixeira no baixo e Rafael Dantas na bateria, o quinteto da capital do Brasil traz na sua proposta uma jornada entre o Progressivo (as inacreditáveis quebras de ritmo), o Thrash (especialmente nas guitarras e vocais), o Heavy Metal (alguns duetos de guitarra de tirar o fôlego) e até mesmo Jazz (acredite se quiser, ficou ótimo).

Mas mesmo palavras não conseguem definir o som do quinteto que empolga desde a primeira “Clockwork I” à última “The Starry Messenger”.

Símbolo da banda mostra que a arte vai para além do som

As 10 faixas que compõem “Antigen” são pura energia, o que não quer dizer agressividade o tempo todo ou barulheira. A banda dosa perfeitamente (e talvez em poucas bandas além desta o termo “perfeição” é justo, não exagero) peso, melodia, velocidade e letras que são marcantemente interpretadas pelo vocalista Caio Duarte.

Este é um álbum que vai fazer você sentir vontade de sair chutando a avó, o cachorro, o vizinho que ouve funk e sabe-se mais lá o que tiver pela frente. Não sentia tamanha energia em álbuns do gênero há um bom tempo.

Particularmente, estava um pouco saturado do Prog Metal (tanto que, se você acompanha o Road regularmente, percebe que há poucas matérias sobre essa vertente por aqui), mas, assim como bandas como Anaxes, Caravellus e outras da cena nacional, a Dynahead me colocou nos trilhos novamente (ou fez descarrilhar o trem de vez, hehe).

Dynahead: trabalhando com competência para oferecer algo empolgante e consistente!

Os músicos são altamente habilidosos. Aqui você não vai encontrar solos infinitos dos instrumentos, mas a galera “se puxa” na técnica e faz das músicas uma aula de se tocar rápido e com pegada (esqueça aqueles álbuns que mais dão sono do que outra coisa).

A bateria de Rafael Dantas é sensacional. Me chama muito atenção, por já ter tocado o instrumento. Para mim, o maior destaque junto com o guitarrista Pablo Vilela (o cara detona). O já citado Caio coloca muita emoção nas suas partes, não soando forçado quando usa gutural (nem muito grave, nem agudo) e, quando nos vocais “limpos”, soa natural, mostrando sua versatilidade.

Para promover o álbum, o grupo gravou e lançou o vídeo clipe para “Layers of Days”. Não sei se a música se tornou minha favorita por ter conhecido a banda através do belo vídeo clipe, ou se realmente os caras escolheram a melhor faixa para mostrar todos os elementos de “Antigen”.

Mas você começa a ouvir e, embora o álbum pudesse ser mais longo (por ser muito bom), quando percebe, esta ouvindo o disco novamente.

Banda prepara o iminente lançamento do 2º álbum "Youniverse"

Infelizmente, não conhecia a banda em 2008, pois, se sim, com certeza teria votado em “Antigen” como melhor álbum nacional daquele ano. Agora, passado quase 3 anos, o trabalho está disponível para download e a banda lança “Youniverse” (2011), que já está na pré-venda e deve ser liberado para venda ainda agora em março.

Pelos samplers que ouvi (não ouvi o disco na íntegra ainda), o segundo trabalho da banda manterá a mesma proposta, mas trará novos elementos. O som parece mais complexo, o que será uma superação da própria Dynahead.

Vamos esperar e conferir. Com certeza teremos, pelo menos, resenha do novo disco do grupo.

Altamente indicado para quem quer algo que faça o sangue bombear como louco!


Stay on the Road


Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Dynahead

Álbum: Antigen

Ano: 2008

País: Brasil

Tipo: Prog Metal/Thrash Metal


Formação

Caio Duarte (Vocal)
Diogo Mafra (Guitarra)
Pablo Vilela (Guitarra)
Diego Teixeira (Baixo)
Rafael Dantas (Baixo)

Tracklist

1. Clockwork I
2. Layers of Days
3. Virtual Twin
4. Tactile Haven
5. Join and Surrender
6. Bloodish Eyes
7. Depart Now
8. Do you Feel Cleansed?
9. Vorsicht!
10. The Starry Messenger

Faça o download LEGAL de disco no link abaixo

http://www.4shared.com/file/Yor69BD4/Dynahead_Antigen__2008__FULL.html

Assista o vídeo clipe oficial de “Layers of Days”

http://www.youtube.com/watch?v=3aoCg0xQfVs

Assista/ouça a prévia de “Youniverse”

http://www.youtube.com/watch?v=fzD2lwpTw1Y&feature=player_embedded

Acesse as redes da banda

http://www.myspace.com/dynahead
http://www.twitter.com/dynahead
http://www.youtube.com/dynatv

Nenhum comentário: