quinta-feira, 19 de maio de 2011

Andragonia: Metal Progressivo Made in Brazil, Tipo Exportação


Depois da onda de revival de Thrash Metal, aparentemente uma nova onda vem pegando o embalo no Brasil: o Metal Progressivo.

É claro que isso se deve a qualidade das bandas que vem surgindo e na habilidade fora do comum dos músicos envolvidos. Se fosse necessário escalar um dream team do prog nacional, com certeza seria o Mindflow, Caravellus e Andragonia.

Na real, confesso que fiquei meio com o pé atrás da exposição da banda, e principalmente quando soube que os caras eram professores de conservatório e produtores de bandas no mínimo lamentáveis, como Cine, Hori e outras piores e menos conhecidas (graças a Deus).

Pois bem. Com o lançamento do trabalho “Secret in the Mirror” o grupo formado por Ricardo De Stefano (Vocais), Cauê Leitão (Guitarra), Thiago Larentles (Guitarra), Yuri Boyadjan (Baixo), Daniel de Sá (Bateria), esbanjam musicalidade, e provam que a técnica pode vim associada ao feeling e “Secret in the Mirror” (2010) revela agradáveis surpresas.

Primeiramente, temos a arte gráfica que se mostra cheia de simbolismos que faltaria espaço para gente descrever aqui, mas depois de ler a resenha vá no site que tem todas as informações e a capa que parece enigmática ganha um conceito todo original. Mas e o conteúdo, vocês devem estar perguntando. Caros leitores do Road bem, quando o cd começa...

A banda foi considerada uma das revelações do Metal nacional de 2010 pelos leitores da Roadie Crew

“Life Inside” e “Undead” já são um excelente cartão de visitas, e definem bem a proposta musical dos caras, pois todos os músicos ganham destaque na medida exata, sem virtuosismos exagerados (o que é a falha de milhares de grupos progs por ai). Mas seria injusto não comentar o vocalista Ricardo. Como canta esse rapaz! Uma mistura perfeita de Russel Allen (Symphony X) com James Labrie (Dream Theater), mas com personalidade e não uma cópia forçada.

A sucessão das faixas se mostra bastante inteligente, mais um ponto positivo para os músicos já que foram eles mesmos os responsáveis pela produção do CD, sendo que se intercalam faixas matadoras como “Pull the Triger” (bate cabeça prog?), os solos inspirados de “Shadownmaker” (que ao vivo desse ser foda) ao lado de belas canções como “The Choice” e “In the Company of Silence “ que, opa! eu conheço essa voz... era BJ do grande Tempestt e que duo poderoso, lembrou muito aquelas dobradinhas do Allen e Lande. Para fechar “Prison Without Walls” que é hipnotizante, rica e cheia de quebradeiras instrumentais, ou seja, tudo Prog.

Com tantos predicados, normal que a banda venha acumulando elogios como destaques na votação da revista Roadie Crew, banda de abertura do Symphony X em SP (04/06/11) e o mais importante de todos: uma entrevista exclusiva para Road to Metal (rs). É só ficarem de olho no blog para saber mais detalhes acerca dessa grande revelação do Metal nacional.

Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Andragonia

Álbum: Secret in the Mirror

Ano: 2010

País: Brasil

Tipo: Metal Progressivo


Formação

Ricardo De Stefano (Vocais)

Cauê Leitão (Guitarra)

Thiago Larentles (Guitarra)

Yuri Boyadjan (Baixo)

Daniel de Sá (Bateria)

Tracklist

1.Life Inside
2. Undead
3. Draining My Heart
4. Shadowmaker
5. The Choice
6. In Company Of Silence
7. Secrets In The Mirror
8. Silent Screams
9.
Pull The Trigger
10. Prison Without Walls

Site Oficial

http://www.andragonia.com/site/

Myspace

http://www.myspace.com/andragonia

Twitter

@andragonia

Facebook

http://www.facebook.com/pages/Andragonia/120312634703762?sk=wall&filter=12

Videos no Youtube

“Undead” http://www.youtube.com/watch?v=tsMi5SaO--k

“Silent Screams” http://www.youtube.com/watch?v=pqA9zJCbo-w

Compre o disco pela Die Hard

http://www.diehard.com.br/lojaweb/detalhes.asp?codprod=23915

Nenhum comentário: