terça-feira, 3 de maio de 2011

A Bruxa Está Solta no Metal: Confira as Perdas de Integrantes de Grandes Bandas

Vocês devem ter acompanhado que desde o segundo semestre de 2010 pra cá a maré não anda boa. Pois é saída após saída de integrantes de grandes nomes do Metal mundial, seja por divergências musicais ou cansaço ou qualquer outro motivo.

Para não te deixar na mão, o Road To Metal te deixa informado para saber quais foram as principais saídas e quais serão as possíveis conseqüências para as suas ex-bandas:

Dream Theater: Essa é velha, a novela Portnoy já virou quase um reality show com 3 episódios, mas depois de muita especulação foi confirmado seu substituto Mike Mangini (ex-Extreme e Steve Vai).

Como todos já sabemos, a tumultuada saída de um dos líderes e fundadores da banda deixou uma lacuna que os fãs, principalmente, acreditam que jamais será preenchida. Também pudera, Portnoy é um dos melhroes do mundo e responsável eem grande parte pelo sucesso e reconhecimento da banda que leva o nome dado pelo seu já falecido pai.

Dream Theater já com Mangini na formação: nunca algum fã imaginou ver uma foto sem Portnoy (Mangini 1º à esquerda)

Porém, seguiu-se inúmeras especulações, até serem liberados um curto documentário, chamado “The Spirit Carries On”, em três partes disponibilizadas online, mostrando trechos e análise das audições dos sete selecionados para concorrer ao cobiçado posto, incluindo aí nosso amigo Aquiles priester (ex-Angra, Freakeys, Hangar).

Jogada de marketing sacana ou não, a verdade que a banda se manteve “na boca do povo”, ainda mais com o anúncio de Mike Mangini (Extreme, Steve Vai, dentre outros) como novo baterista, algo que já era cogitado pelos “especialistas”.

A banda promete um dos seus melhores discos, que já está sendo composto. Será a primeira vez que outro senta no banquinho de Portnoy, sendo que Mangini promete honrar a história do amigo (sim, são figurinhas do mesmo álbum) e trazer novos elementos para a banda. É esperar para ver.

Assista à última parte do documentário e o anúncio de Mike Mangini: http://www.youtube.com/roadrunnerrecords

Nevermore: Saída dupla, pois a banda norte-americana acabou perdendo dois de seus músicos mais virtuosos: Jeff Loomis (guitarra) e o baterista Van Williams. Ainda não foi dito quem serão os seus substitutos, mas a “responsa” vai ser grande, pois os solos de Jeff são um dos grandes destaques da banda, além da sua presença de palco ser impactante. Já falar do Van Williams é chover no molhado, pois quem já viu Nevermore ao vivo sabe que o seu kit de bateria é único.

São duas perdas muito importantes na banda, já que ambos estavam no grupo desde o primeiro trabalho, o álbum auto-intitulado de 1995. Boatos dão conta de que inclusive esses problemas internos que foram responsáveis pelo cancelamento da esperada turnê norte-americana ao lado do Symphony X.

Vale lembrar que a banda passou pela saída do guitarrista Chris Broderick (que foi para o Megadeth) em 2007, tendo se mantido como um quarteto desde então, lançando o “polêmico” (muitos gostaram, muitos odiaram) “The Obsidian Conspiracy” (2010).

Fica a grande dúvida: quem irá completar a banda? Até o momento que escrevemos, não foi cogitado nomes. Vamos aguardar.

Notícia e nota traduzida das mudanças na banda: http://www.maomeno.info/2011/04/nevermore-saida-de-guitarrista-e-baterista/


Iced Earth: Já postamos sobre a nova saída de Matt Barlot em matéria exclusiva aqui no Road, mas vale o registro de que o Iced Earth já tem um substituto para seus vocais, o diversificado Stu Block que provavelmente deve sair de sua atual banda, o Into Eternity.

Barlow já havia deixado a banda em 2001. Agora, a decisão é defintiva!

O vocalista foi “encontrado” pelo chefão Schaffer (guitarra) abrindo para o próprio Iced Earth. O novo frontman tem muita responsabilidade em respeitar as tradições da banda e “honrar” nomes como do próprio Barlow e Tim Owens (Judas Priest, Malmsteen) que passaram pela banda. Vai ter trabalho, e o restante da banda também, para apresentar, finalmente em anos, um novo clássico. Ficamos na torcida.

Leia matéria sobre o assunto aqui: http://roadtometal.blogspot.com/2011/04/stu-block-nova-voz-do-iced-earth.html

Dark Funeral: Essa pegou os fãs de Metal Extremo de surpresa, pois após 15 anos com a horda sueca Emperor Magus Caligula (vocal) anuncia sua saída do Dark Funeral e olha o motivo abaixo:

“Não há problemas pessoais comigo e o Dark Funeral, mas, minha vida deu uma reviravolta, e eu estou casando este ano (não com alguma vadia americana, hehehehe), então minhas prioridades na vida estão em outro lugar".

Se não bastasse isso, outros dois integrantes deixaram a banda logo após: B-Force (baixo) e Dominator (bateria). Os motivos são, quase como sempre, pessoais. A banda já recebe material de candidatos às três vagas que seguirão o legado junto a dupla restante Lord Ahriman (guitarra) e Chaq Mol I (guitarra). Olha que a banda estava alcançando patamares cada vez mais altos. Que essa debandada quase geral não afete a direção da banda.

Encontre na página nota oficial (em inglês) sobre as saídas: http://www.darkfuneral.se/darkfuneral.htm


Dragonforce: Outra velhinha, mas vale noticiar que é outra banda que já arrumou substituto para o vocalista Zp Thearth, o músico de 23 anos Marc Hudson. Este possui uma técnica um pouco mais apurada que o seu antecessor, mas esse (no caso o Zp) tinha mais carisma ao vivo, então vamos conferir, já que ainda este ano teremos lançamento dos caras.

Veja anúncio do novo vocalista: http://www.mpsirock.com.br/2011/03/02/novo-vocalista-do-dragonforce-apresentado/

A audição: http://www.youtube.com/watch?v=4-UvUiWniNw


Tuatha de Dannan: Como notícia nacional, a saída de Bruno Maia talvez seja de todas as mais significativa, pois o cara é a personalização do Tuatha de Dannan e sem ele fica difícil imaginar como a banda segue. Até agora eles não falaram nada enquanto Bruno vai ficar a frente do Braia, seu projeto de música Folk.

Leia comunicado de Bruno no site do Braia: http://www.braiamusica.com/web/index.php?option=com_content&view=article&id=67:bruno-maia-sai-do-tuatha-de-danann&catid=34:ultimas-noticias&Itemid=54

Judas Priest: Nem o mais pessimista fã poderia imaginar que K.K. Downing (guitarra) iria se aposentar antes da banda. Mas foi exatamente isso que ele fez, deixando os fãs no mínimo assombrados (ao cara foi um dos fundadores do grupo lá em 1969). Já foi divulgado (confira no texto que você encontra aqui no Road) o seu substituto, mas é claro que a essência foi quebrada e uma das maiores duplas de guitarristas do Metal se desfez: k.K. Downing e Glenn Tipton.

Leia mais sobre aqui: http://roadtometal.blogspot.com/2011/04/judas-priest-anuncia-shows-no-brasil-e.html


Kamelot: Essa é a noticia que, no fundo, todos nós já tínhamos certeza, pois Roy Khan(vocal) estava vindo de shows medianos e dizem que a gravação do novo álbum (muito bom, por sinal) foi no mínimo estressante, por isso que ele primeiro se afastou das turnês, sendo substituído algumas vezes pelo incrível Fabio Lione (quem viu os vídeos ou foi nos shows no Brasil sabe que o cara agüentou bem a barra).

Primeiramente, falaram em estafa, depois motivos religiosos, mas até que caiu a bomba: Khan está fora! Vale lembrar que ele não é da formação original, mas os maiores clássicos ficaram registrados na sua voz (tanto que duvido que você lembre o nome do vocalista anterior)! Então e agora? Seja quem for entrar na banda uma coisa é certa: o Kamelot deve recomeçar quase do zero.

Leia a nota oficial da banda (em inglês): http://www.kamelot.com/site/news/kamelot-statement/


Saídas e trocas de integrantes são normais na história do Rock/Metal. Muitas vezes com resultados positivos, como a fase Dio para o Black Sabbath (quando este entrou na banda em 1980 e voltou no ínicio dos anos 90, e, por fim, nos anos 2000) e Bruce Dickinson para o Paul Di’anno (Iron Maiden). Outras vezes meio execradas como Anette Ozlon do Nigthwish (substituindo a unânime Tarja Turunen) ou Dereck Green do Sepultura (só aceito nos últimos dois trabalhos, mas ainda com o fantasma de Max Cavalera). Mas o que todas as bandas tem que pensar é onde ficam os fãs nessa historia toda, pois querendo ou não, somos diretamente afetados por essa dança das cadeiras que parece ter “aumentado” nos últimos meses.

Texto: Harley e Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: