terça-feira, 24 de maio de 2011

Clássicos Brasil: “Tocado a Vento” (2008) - Um Genuíno Folk Metal Sulista


Quando se fala em Folk Metal, a primeira menção que nos vem a cabeça é a música celta natural, pois grandes expoentes desse estilo bebem dessa fonte (vide o Tuatha de Danann e o Skyclad). Porém, na origem correta do termo, a tendência é de ser uma leitura mais regional, e com essa proposta é que trabalha a banda Austhral e, como eles se denominam, a única banda de Folk autentica no Brasil.

Formada no ano de 2004 em Florianópolis/SC pelos irmãos irmãos Cristian e Marlon Derosa com o intuito de realizar uma proposta musical diferenciada, misturando sonoridades vindas do Black e Death Metal com ritmos sulinos como o chamané, ou influências diferenciadas, como flamenco ou o tango.

É nesse ponto que a originalidade dos caras aflora porque como eles mesmo defendem no seu Myspace: se os nórdicos podem ter orgulho de sua cultura, porque não nós?

Sendo que todos esses predicados se apresentam no primeiro e até agora único álbum dos caras: “Tocado a Vento”. Lançado pelo selo catarinense Face the Abiss, com uma temática que envolve os conflitos tão marcantes na nossa região do país, principalmente a Guerra dos Farrapos.

Falando sobre o álbum, ele conta com um line up composto por Cristian Derosa (guitarras), Marlon Derosa (bateria), Leonardo Chagas (vocais e baixo)e Salles de Moraes (teclados) que mostram a variedade já citada acima, pois faixas como “Forgotten Fields” e “Ruinsland” são extremas: impossível não bangear ao som das mesmas.

Logo após, as outras faixas seguem uma tendência que é uma mescla de musica agressiva com elementos folclóricos sendo impossível apontar uma faixa em função da outra, porém “The River Farm” é uma daquelas que rouba a cena ao lado de “Sacred” que, com seus 7 minutos, consegue transmitir um clima apocalíptico.

“Secret Cave” e a instrumental que dá nome ao álbum mantem alto nível o trabalho dos caras, que demonstram o poder da cena catarinense, e principalmente um trabalho original que revela uma banda a frente do seu tempo.

E a melhor noticia vem agora: depois de 2 anos de silêncio a banda marca seu retorno para até final desse ano com um trabalho instrumental chamado “Continente”.

Estaremos de olho, pois com certeza será mais um trabalho marcante no undeground nacional.


Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Austhral

Álbum: Tocado a Vento

Ano: 2008

País: Brasil

Tipo: Folk Metal


Formação

Cristian Derosa (Guitarras)

Marlon Derosa (Bateria)

Leonardo Chagas (Vocais e Baixo)

Salles de Moraes (Teclados)


Tracklist

01) Forgotten fields

02) Ruinland

03) Floresta Dell Ombra

04) The river s Farm

05) Conquered Nature

06) Sacred

07) Secret Cave

08) Tocado a Vento

09) September

10) The Horns Firts Sound

Myspace: http://www.myspace.com/austhralv


Nenhum comentário: