segunda-feira, 9 de maio de 2011

Entrevista: WormanitY – Honrando a Cena Underground de Minas Gerais


Meados dos saudosos anos 80, quando o mundo se rendia ao poder de bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Black Sabbath, uma mova forma de se tocar Heavy Metal surgiu, quase que ao mesmo tempo, nos Estados Unidos e na Europa (sobretudo, na Alemanha).

Nascia lá os primórdios do Thrash Metal, onde o peso e a agressividade, aliado à velocidade aumentada dos riffs e vocais que não se preocupavam em soar limpos. Porém, no Brasil também nascia um tipo de Thrash Metal que viria a ser adorado mundialmente com a lendária banda Sepultura.

Na capital mineira, o quarteto do apocalipse começou a pavimentar o caminho do Thrash Metal no Brasil. Juntamente com outras bandas, o Sepultura fez de Belo Horizonte o berço do Thrash Metal no Brasil e, dentre os grupos da cena underground que continuam honrando esse título, está o WormanitY.

O quarteto mineiro formado por Gabriel Rocha (vocal e guitarra), Roulien Diógenes (guitarra), Henrique Barros (baixo) e Thiago Alves (bateria) lançou a demo “Ruins Of Mankind” em 2010 e tem sido bem recebidos pelos fãs do gênero.

Nas linhas abaixo, conversamos com exclusividade com o vocalista e guitarrista Gabriel que nos apresentou a história da banda, falou-nos sobre a primeira demo, além das dificuldades comuns às bandas do underground brasileiro, sobretudo da cena mineira e, claro, espera que a região sul aprecie a banda e os convide para quebrar tudo por aqui.

Road to Metal: Em primeiro lugar obrigado pela entrevista. Gostaríamos que vocês nos fizessem um breve histórico da banda.

WormanitY: Nós que agradecemos a oportunidade de podermos divulgar nosso trabalho com vocês. Valeu!
A banda WormanitY, na verdade, é a continuação de um projeto em que eu (Gabriel – guitarra e vocal) e o Thiago (bateria ) fazíamos parte. Esse projeto deixou de existir por dificuldades de manter os integrantes sempre responsáveis e comprometidos com nosso trabalho. Em um certo dia, eu e o Thiago entramos em contatos e resolvemos fazer um som novamente e procurar novos integrantes, foi aí que conhecemos a galera que está na banda hoje, todos muito comprometidos e sempre ajudando a banda a evoluir.

RtM: Em 2010 vocês lançaram a demo “Ruins Of Mankind”. Qual o principal objetivo de lançar essa demo?

WormanitY: Essa demo toca em assuntos relacionados à sociedade de um modo geral, focando no que de ruim a humanidade tem feito à própria humanidade com arrogância, ganância, mentiras e outras coisas, daí o nome “Ruins Of Mankind”. Queremos divulgar esse álbum para transmitir o que sentimos em relação a esse tipo de ação. “Liar” é um ótimo exemplo disso!

Capa do primeiro trabalho da banda

RtM: A temática é realmente muito forte e é muito bem expressa na arte gráfica. De onde vem a inspiração para as letras da banda?

WormanitY: A principal inspiração para composição das letras vem da sociedade, tudo o que pudermos extrair disso vira letra. Esse é o nosso principal tema!

RtM: Gabriel, sua técnica vocal e na guitarra são impressionantes. Cale um pouco de sua trajetória musical e quais as influencias musicais da banda?

WormanitY: Comecei a tocar violão com 15 anos. Aos 18, já tocando guitarra, comecei a tocar com o Thiago em um projeto onde começamos a compor músicas próprias, tínhamos um vocalista que somente cantava, até que um dia ele saiu por motivos pessoais e iríamos começar a caçada por um novo vocalista, foi aí que decidi cantar até acharmos alguém, o resto da banda curtiu muito e resolvi encarar o vocal e a guitarra e estou aí até hoje. Minhas principais influências são Mille Petrozza, Dave Mustaine, Chuck Schuldiner, Jeff Walker, Friedman, Becker, Mikael Åkerfeldt... Dentre outros. A banda segue essa mesma linha de influências: Carcass, Death, Kreator e Bloodbath.

RtM: O site de vocês mostra um evidente profissionalismo, o que falta para gravar um CD oficial?

WormanitY: Definitivamente grana... haha.
Estamos procurando investir em equipamentos, camisas e algumas outras coisas. A nossa idéia é gravar um CD contendo as 6 músicas que estão no “Ruins Of Mankind” gravadas com melhor qualidade e mais outras 5 ou 6 que não foram gravadas, mas é apenas uma idéia que ainda não está confirmada... Pode ser que venham 12 músicas inéditas... Veremos!

Banda tem se destacado na cena underground mineira

RtM: Como anda a cena atual de Belo Horizonte? Quais as dificuldades de uma banda independente no Brasil?

WormanitY: A cena de BH está com bastantes bandas competentes e bons eventos, mas acho que as bandas independentes hoje sofrem um pouco com a questão do preconceito, muitas pessoas deixam de dar valor apenas por serem bandas independentes nacional. Muitas das vezes também, as bandas têm que tirar verba do próprio bolso para divulgar seu trabalho tocando em um show fora do estado ou pra gravar algum material, mas acho que dificuldades sempre existirão, o importante é gostar do que fazemos e continuar na luta.

RtM: No site de vocês esta disponível a demo para download. Como vocês encaram a atual situação do mercado da musica na era dos downloads ilegais?

WormanitY: Acho que o mercado está voltado mais para shows e merchandise de camisas e outros acessórios.
Às vezes o cara curte o som, quer colocar o álbum no mp3 pra ouvir sempre e não tem grana pra comprar. O preço dos álbuns para o consumidor final é bastante alto e isso dificulta muito.

RtM: Relacionado aos shows, quando teremos a chance de ver o Wormanity quebrando tudo aqui na região sul?

WormanitY: Assim que houver um convite... haha
Seria um prazer fazer um som aí no sul. Fico aguardando algum produtor entrar em contato conosco.

RtM: Obrigado pela entrevista e gostaria de deixar um recado para os leitores do Road?

WormanitY: Primeiro, quero agradecer ao Road pelo espaço que ofereceu e podem sempre contar com a gente.
Aos leitores quero agradecer pela força que estão sempre dando em shows, isso é muito importante para nós. Vamos sempre fortalecer o Metal nacional, afinal, é o público que mantêm as bandas no palco.

Valeu a todos!

Entrevista: Harley

Revisão e introdução: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Acesse o site oficial da banda

http://www.wormanity.com/site/

Faça o download da demo

http://www.wormanity.com/site/?page=downloads

Visite o Myspace da WormanitY

http://www.myspace.com/wormanity

Adicione no Facebook

http://www.facebook.com/wormanity

Canal no Youtube

http://www.youtube.com/wormanity

No Orkut

Um comentário:

Anônimo disse...

Doidera, vida longa aos parceiros do Wormanity!

abs

I.Pödrão!