quarta-feira, 20 de julho de 2011

É Melhor Terminar com Honra do que Envergonhar o Passado

Após mudanças na formação, Devian resolve descansar...


Com uma das primeiras rupturas do Marduk onde saíram Legion (vocais) e Emil Dragutinovic (bateria), foi confirmado que um dream team do Death Black Metal sueco estava para se unir, sendo que foi recrutado para o time os músicos Carl Stjärnlöv (baixo), Tomas Nilsson e Joinus (guitarras).

Time pronto, estava na hora de batizar a nova horda que, primeiramente, iria ser Rebel Angels, mas logo foi substituído por Elizium até chegar no termo perfeito: Devian, que soa muito mais do mal (rs).

Sua sonoridade pode ser considerada como uma continuação dos trabalhos do Marduk na sua fase “World Funeral” (disco de 2003), ou seja, blasfêmias, muito peso, mas com um incrível senso de melodia que era explorada na medida certa, trabalho tão expressivo que foi fácil conseguir um contrato com a Century Media.

Com isso é lançado o primeiro petardo “Ninewinged Serpent” (2007) que é um ótimo cartão de visitas. É um verdadeiro massacre com destaques para faixas como “Heresy”, “Suffer the Fools” ou a homônima do CD, que mostram que essa era uma formação que vinha para ficar.

Mas é com “God To The Illfated” que o golpe de misericórdia é dado. Em um álbum que é um dos melhores do ano de 2008, sem duvida, e se alguém acreditava que o Devian tinha sorte de principiante nesse trabalho os caras se superaram. As melodias estão mais fortes, porém a agressividade não ficou em segundo plano, coisa muito difícil de se alcançar, principalmente para bandas suecas.

Vale lembrar que é deste álbum a música “Assailant”, que tem um dos clipes mais polêmicos do Death Metal mundial, onde Legion foi capturado por membros da Igreja e depois de ser torturado recruta seus amigos de banda e parte para vingança e daí... sai de perto!

Banda contava com ex-integrantes do Marduk, incluindo Legion (foto), um dos maiores vocalistas do gênero

Nada poderia parar o avanço dessa horda a não ser eles mesmos, pois o primeiro a largar tudo foi Legion, em 2009, depois de uma turnê com o Unleashed e no meio das gravações de um terceiro trabalho.

Com a saída do vocal, a gravadora dispensa os caras e Joinus acaba se afastando do grupo também, alegando que não curtia mais tocar Death Metal (?). Curiosamente, hoje o cara tem uma banda que apresenta uma pegada mais rock clássico, mas não abandonando suas adorações ao chifrudo.

A banda até tentou continuar na ativa, mas o som que estava se moldando era muito aquém do que o nome Devian representa (ta lá no Myspace para quem quiser conferir) sendo que os vocais limpos tomavam a frente lembrando muito o Death Metal melódico de Gottemburgo.

Assim, em uma sabia decisão, Emil (Dragutinovic, bateria), Tomas (Nilsson, guitarra) e Carl (Stjärnlöv, baixo) decidiram terminar com o Devian, para sempre...

Os caras ultimamente se dedicam a outros trabalhos como o Rupture (Emil) e o Diabolical (Carl), mas é claro que a lacuna do Devian não vai ser fechada, e para os fãs de Metal extremo esse vai ser sempre um grande trabalho do Legion e toda sua Horda.


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Devian

Álbum: God To The Illfated

Ano: 2008

País: Suécia

Tipo: Death/Black Metal


Formação

Erik "Legion" Hagstedt (Vocal)
Jonas "Joinus" Mattson (Guitarra)
Tomas Nilsson (Guitarra)
Emil Dragutinovic (Bateria)
Carl Stjärnlöv (Baixo)



Tracklist

01 - Mask of Virtue
02 - Assailant
03 - The Unspoken
04 - Saintbleeder
05 - I'm the Pariah
06 - God to The Illfated
07 - Summerdeath
08 - South of Halo
09 - Awaiting Doom
10 - When the Vultures Have Left

Acesse

Site Oficial

No Youtube

O polêmico “Assailant”

“Scarred”

Nenhum comentário: