sábado, 9 de julho de 2011

O Último Canto de Deus: Heaven and Hell e o Registro Final ao Vivo

CD/DVD ao vivo marca o sucesso dos clássicos e do álbum inédito

Foi com um pesar jamais visto nesses mais de 40 anos de existência do Heavy Metal que o mundo recebeu a notícia da morte de ninguém menos que Ronnie James Dio, o baixinho que com sua grande voz, conquistou o mundo do Rock e do Metal, por onde passando fazendo história.

Poderia escrever muito sobre essa lenda que, vitima de câncer, nos deixou há mais de um ano. Mas nada do que é sempre dito pode ser considerado uma tradução dos anos de trabalho e de dedicação ao Metal que Dio realizou, tanto nas suas antigas bandas (Elf, Rainbow, Black Sabbath e Dio) quanto no Heaven and Hell, seu último trabalho.

Apresentação em Wacken foi a última gravada profissionalmente com Dio

Muitos podem dizer que Heaven and Hell era o mesmo Black Sabbath, mas com nome diferente. Até certo ponto sim, mas a verdade é que a reunião de Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria) com Dio (vocal) tomou ares de uma volta sabática em pleno novo milênio, e não aquela caduquice de shows esporádicos com Ozzy Osbourne (vocal) e Bill Ward (bateria), somente quando estes podiam.

Black Sabbath voltou como Heaven and Hell, e a magia dos anos 80/90, que continha naquela formação, ressuscitou e, assim, milhares de pessoas em todo o mundo (incluindo nós brasileiros) puderam sentir o poder que uma instituição dessas oferece.

A banda estava divulgando seu disco “The Devil You Know” (2009) quando Dio teve que se afastar para começar sua luta contra o câncer, já no final de 2009.

Mas ainda restava força para serem, pela primeira e última vez, a principal atração no templo do Metal mundial, o festival Wacken Open Air, em 2009.

O show histórico foi registrado e, em 2010, lançado em DVD/CD. Batizado como “30 Years of Heaven and Hell - Neon Nights Live At Wacken”, traz uma das últimas apresentações de Dio (a última foi em Atlantic City, clique e veja vídeo do show) perante mais de 60 mil pessoas. Vale notar que é o último show gravado profissionalmente com Dio e também marcando 30 anos do disco “Heaven and Hell”.

Na ocasião, além de apresentar músicas do novo disco, como “Bible Black” e “Fear”, a banda executou os principais clássicos dos discos “Heaven and Hell” (1980), “Mob Rules” (1981) e “Dehumanizer” (1992), a trindade sabbática responsável por clássicos como “Die Young”, “Children of the Sea”, “Falling Off the Edge of thw World” e “Time Machine”, todas estas executadas nesse show.

Menu do DVD destacando Dio!

O CD traz apenas 11 faixas (algumas a menos que o DVD), mas com a maestria que somente os pais do Heavy Metal são capazes de apresentar.

É redundante falar da capacidade do quarteto, mas inegável é o fato de que Iommi continua sendo um mestre na criação de riffs pesados, arrastados, de que Butler tem o baixo mais pesado do mundo (muitas vezes você nem sente falta de uma guitarra base), Appice tem um dos braços mais pesados, esmurrando (literalmente) sua bateria Ddrum.

Mas, claro, o foco fica em Dio, que, já apresentando uma voz mais “rasgada” (devido à idade, cigarro, quem sabe), dá um show e se mostra bastante “agressivo”, deixando as canções mais pesadas, como em “I” e “Heaven and Hell” (melhor versão ao vivo que já ouvi).

“30 Years of Heaven and Hell - Neon Nights Live At Wacken” é um registro obrigatório aos fãs de Heavy Metal em geral, afinal, são os precursores desse estilo de música e de vida que realizaram um grande show, para um grande público (gente do mundo todo vai ao Wacken Open Air), num grande festival.

Mais que uma homenagem póstuma, um presente ao mundo!

Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Heaven and Hell

Álbum: 30 Years of Heaven and Hell - Neon Nights Live At Wacken

Ano: 2010

País: Inglaterra

Tipo: Heavy Metal

Selo: Eagle Records

Formação

Ronnie James Dio (Vocal)

Tony Iommi (Guitarra)

Geezer Butler (Baixo)

Vinny Appice (Bateria)

Tracklist do CD

01. Mod Blues
02. Children of the Sea
03. I
04. Bible Black
05. Time Machine
06. Fear
07. Falling off the edge of the World
08. Follow the tears
09. Die Young
10. Heaven And Hel
11. Neon Knights


Assista “Heaven and Hell” do DVD

Veja o vídeo ao vivo de "I"

Acompanhe aqui no blog matérias, resenhas e notícias da banda!

Compre o DVD pela Die Hard aqui

Nenhum comentário: