quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Draconian e a Perfeita Fusão Entre o Desespero e a Melancolia

Suécos são os principais representantes do Doom/Gothic Metal
Quando o Theatre of Tragedy lançou o álbum clássico “Velvet Darkness They Fear”, mal sabia que estava criando um divisor de águas para a cena o Doom Gothic Metal, pois a fórmula dos vocais líricos intercalando com guturais se tornou extremamente saturada e copiada por todas as bandas que vieram depois, sendo que muitas delas esqueciam do fator principal, o talento.
É claro que existem exceções, e agora com o fim do TOT o posto de reis do Doom Gothic, por justiça, cabe ao Draconian que com o seu novo lançamento “A Rose for the Apocalypse”, consegue a façanha de adicionar mais peso ao seu som e explorando novas sonoridades conseguindo criar um álbum profundo, escuro e desesperador, como todo bom Doom Metal deve ser.
Novo disco destaca o peso e a melancolia em belas canções
Formada na Suécia, em maio de 1994, primeiramente com o nome de Kerberos, a proposta inicial era muito diferente já que abrangia o Death Melódico, cuja busca por originalidade foi moldando o som levando a banda para direções do Doom, fato esse que se realçou com a entrada do vocalista Anders Jacobsson e da bela vocalista Lisa Johansson.
E são eles que roubam a cena nesse trabalho, começando pela parte lírica que foi escrita pelo próprio Jacobsson que define em suas letras toda a destruição causada pela irracionalidade do ser humano, sendo que a única saída seria a sua total extinção, exatamente por isso o apocalipse merece ser cultuado.
É nesse cenário que a sonoridade se constrói e arrisco dizer que esse é o melhor álbum do Draconian fazendo frente ao poderoso “Turning Season Within” de 2008, sendo um álbum que agradara todos os headbangers, pois a faixas como “The Age Drowning", onde os vocais Death comem soltos e o contraste com a voz feminina não se torna manjado e dá um clima todo especial para a música, e olha que essa é só a abertura.
”The Last Hour Acient Sunlight” apresenta sonoridades com violinos lembrando o trabalho do My Dying Bride. Não deixe de ouvir também “Phantom Dissonance” que apresenta grandes variações ao longo de toda a música e o peso melancólico de “Elysian Night” e “End of the Rope”.
O Draconian mais uma vez conseguiu se superar e, o mais importante, mantendo-se fiel ao seu estilo e aos seus fãs que foram presenteados com mais uma obra prima, melancólica sim, mas muito bela.

Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Draconian
Álbum: A Rose For the Apocalypse
Ano: 2011
País: Suécia
Tipo: Doom Metal/Gothic Metal
Selo: Napalm Records


Formação
Anders Jacobsson (Vocal)
Lisa Johansson (Vocal)
Johan Ericson (Guitarra)
Daniel Arvidsson (Guitarra)
Fredrik Johansson (Baixo)
Jerry Torstensson (Bateria)

Tracklist
1. The Drowning Age
2. The Last Hour of Ancient Sunlight
3. End of the Rope
4. Elysian Night
5. Deadlight
6. Dead World Assembly
7. A Phantom Dissonance
8. The Quiet Storm
9. The Death of Hours
10. Wall of Sighs (Bonus Track)

Acesse:


Compre o disco na Die Hard aqui.


Nenhum comentário: