terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resenha de Show: Blind Guardian e Canções de Bardo em Porto Alegre/RS

Banda volta a Porto Alegre para grande show com casa quase lotada

Véspera de feriado (06/09/11) e mais um show histórico na capital gaúcha. Estamos falando da volta dos bardos a Porto Alegre. O Blind Guardian retorna pela terceira vez para mais uma noite mágica de Heavy Metal.

Em um horário não habitual para shows de Metal (devido à agenda de festas da casa) os portões do Bar Opinião se abrem exatamente às 18h00min para as 20h00min os Bardos entrarem em cena, não demora muito e boa parte da casa está cheia esperando ansiosamente este show que apresenta a turnê de seu mais recente álbum “At The Edge Of Time” (2010).

Exatamente às 18h45min, os gaúchos da Magician deram inicio ao show de abertura que apresentaria seu novo vocalista Thiago Masseti. Mas infelizmente a banda não agradou tanto quanto o público esperava.

Já bastante conhecido na cena, principalmente após ter lançado o excelente “Tales Of Magician” (2008), a Magician ainda sente a saída de Dan Rubin dos vocais e parece ainda não conseguir se encontrar musicalmente com o novo membro. Apesar de Thiago ter uma boa voz, não conseguiu se encaixar ao som da banda, principalmente quando foram executadas as carimbadas da Magician “Prime Evil” e “Minstrel’s Domain” onde parecia não ter a voz ideal para a banda, mas ainda executaram músicas de seu próximo álbum que parece flertar ainda mais para o Metal Progressivo, mas com muito profissionalismo e carisma foram bem competentes e conseguiram mostrar a nova cara do grupo.

Após um pequeno intervalo, exatamente às 20h:00min, os germânicos entram em cena para mostrar a que vieram. “Sacred Words” dá inicio ao espetáculo com André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra), Frederik Ehmke (bateria) e os convidados – Oliver Holzwarth (baixo) e Michael Schuren (teclado) para abrir caminho ao mestre dos “bardos” Hansi Kursh (vocal), subir ao palco e levar a casa abaixo, mostrando que está em plena forma com sua voz marcante e potente, levando todos a cantarem a música do começo ao fim. E após esse inicio matador Hansi chega a beira do palco e anuncia: “Welcome To The Show...” ai todos já sabiam o que viria pela frente a clássica “Welcome To Dying”, onde todos os fãs presentes cantaram do começo ao fim levando a Hansi & Cia esboçarem um grande sorriso no rosto de cada um.

Na sequência vieram à épica “Nightfall” que foi acompanhada pelos presentes com palmas e isqueiros deixando um clima mais do que especial no show, e logo em seguida a dispensável “Fly”, mas que ao vivo funciona muito bem e não deixou os presentes se desanimarem.
Até porque “Time Stands Still” veio na seqüência para deixar todos inquietos novamente e cantar o refrão insanamente, mostrando toda a paixão que o público gaúcho tem pelo Blind Guardian.

Hansi Kürsch (centro) mostrou, ao vivo, porque é um dos maiores vocalistas do Power Metal e um dos mais carismático

É inegável que todos os músicos demonstram em cima do palco grande técnica, mas o que chama mais atenção são o carisma e respeito que os Bardos têm pelos seus fãs. Com a platéia na mão, Hansi conversa com o público e interage com cada um que está ali mostrando o quanto somos importantes para eles e, como já virou mania nos shows da banda, a pedidos do público eles atendem antes mesmo de anunciar aquela a música da noite. Todos já estavam enlouquecidos pedindo por “Majesty” e eis que ela vem com força total mostrando todo o poder do Guardian ao vivo levando a todos a ficarem sem voz após este grande épico.

Logo em seguida “Bright Eyes”, deixando todos emocionados (mesmo com Hansi perdendo o tempo da música no começo) contando com grande participação do público com todas as vozes no refrão, fazendo realmente um grande coral.

Na seqüência viria a última música a ser executada na noite do novo álbum, a “Ride Into Obsession” que, segundo Hansi, é a música mais rápida do álbum “At The Edge Of Time”, apesar de diminuir um pouco a empolgação do presentes ninguém deixou de cantar junto com a banda mostrando conhecer o seu novo trabalho.

Eis que a emoção retorna com “Lord Of The Rings” deixando todos emocionados e cantando, comandados por Hansi que mais parece um maestro e sua orquestra.
E a primeira parte do show se fecha com uma das mais aguardadas da noite: “Valhalla”. É nela que o público gaúcho mostra que é um dos mais insanos do Brasil com todos cantando o refrão incansavelmente e, após o final dela continuando a cantar e deixando a banda espantada com tamanha animação, realmente foi impressionante.

Após este espetáculo dos fãs “And Then There Was Silence” dá inicio a parte final do show com seus mais de quatorze minutos com todos participando e cantando esta que se tornou um clássico inquestionável no set list da banda.

Eis que temos um final “fake” onde todos já pediam por “Mirror Mirror”, mas a banda não se preocupou em atender os fãs naquele momento e executaram a épica “Imaginations From The Other Side” onde Hansi deu um show a parte com uma interpretação mais do que emocionante e com o público total ao seu favor cantando em uníssono um dos refrões mais marcantes da história do Heavy Metal.

Ao final, mais uma saída do palco e eis que os violões surgem ao palco e todos sabiam o que estava por vir “The Bard’s Song – In the Forest” onde Hansi praticamente não cantou, deixou o a platéia interpretar este clássico toda emocionada, inclusive a banda só sorria mediante a tamanha dedicação dos fãs gaúchos a banda.

O final do show se aproximava e todos juntos pedindo por “Mirror Mirror” e já estava certo que esta encerraria o show com maestria, e “Mirror Mirror” entra para levar literalmente a casa abaixo com todos cantando junto, mostrando a força dos bangers gaúcho em receber novamente está lenda do Heavy Metal alemão e, o melhor de tudo ter, o reconhecimento desta grande banda onde só tinha aplausos e sorrisos para os presentes.

E para finalizar após o show o mais que carismático André Olbrich aparece na porta do camarim, dá uma olhada se os fãs estão por ali e seria o normal ele dar um oi e seguir embora. Mas desta vez não, ele viu os fãs e foi em direção para tirar fotos e dar autógrafos, uma noite perfeita só poderia ter um final mágico desses.

Ficam os parabéns para a produtora Abstratti que fez um excelente trabalho de divulgação, levando muitos fãs ao Bar Opinião que teve mais de 80% dos ingressos vendidos, e por nos presentear com mais um grande show na capital.

Texto: Renato Sanson
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Renato Sanson e Mônica Dobbert

Setlist
01. Sacred Worlds
02. Welcome to Dying
03. Nightfall
04. Fly
05. Time Stands Still
06. Majesty
07. Bright Eyes
08. Ride into Obsession
09. Lord of the Rings
10. Valhalla
11. And then There Was Silence
12. Imaginations From the Other Side
13. The Bard’s Song – In the Forest
14. Mirror Mirror

Assista alguns vídeos amadores da apresentação na capital gaúcha:

Nenhum comentário: