quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Rock & Roll Como o Diabo Gosta: Chrome Division no Ponto

Banda aposta no som sujo e pesado do Heavy Rock e R&R

Se a cada ano as novas bandas procuram inovar seu som para não caírem no esquecimento, ou nem chegarem a ser lembradas jamais, há aquelas que unem gente de gêneros um tanto distintos para fazer um som mais básico, mais Rock & Roll.

É o que aconteceu com o Chrome Division. De algo que mais parecia um projeto fadado ao término após o primeiro e bom disco “Doomsday Overture” de 2006, o grupo arriscou mais uma vez, já que a fórmula unindo o Rock & Roll do Motorhead com o peso do Metal (com aquele “quê” de Black Metal) estava dando certo.

Veio, assim, o segundo “Booze, Broads & Beelzebub” dois anos depois (2008) e o estrago estava feito. Aquilo que era “o projeto do Shagrath” (vocalista da banda de Black Metal Sinfônico Dimmu Borgir) se tornou uma marca e a legião de fãs espalha-se mundo afora.

Aqui no Brasil, foi com o terceiro e mais recente álbum que a banda formada por Shady Blue (vocal, também a banda Susperia, que entrou em 2009 na banda), Tony Withe (baterista, Minas Tirith, Old Man’s Child), Ricky Black (guitarra, Hot Muffins) e Björn Luna (baixo e vocais, Ashes to Ashses, Sideburn) que pegou os headbangers e Rockers de jeito.

Falo de “3rd Round Knockout” (2011), que pessoalmente já vi festival de Metal executando-o quase na íntegra entre as bandas (e ninguém reclamava ou pedia os clássicos). O álbum, que demorou um pouco mais para sair devido, principalmente, ao tempo despendido por Shagrath a sua principal banda.


Shagrath (centro), vocalista do Dimmu Borgir, ataca de guitarrista na banda

A sonoridade da banda segue a mesma linha da proposta inicial. Porém, o que temos nesse novo trabalho é algo mais “solto”, mais “natural”, sem aquele peso forçado que por alguns momentos encontrávamos nos discos anteriores. Talvez a chegada de Shady (conhecido na Susperia como Athera) tenha aliviado um pouco as tensões. Seu timbre vocal também e destaca mais que o vocalista anterior, o até então desconhecido Eddie Guz.

Agora aprece que a banda soa mais interessada em fazer um som voltado quase somente para motoqueiros e bangers mal encarados que tomam bebidas fortes e partem pra cima da mulherada. Espírito do Rock & Roll? Penso que é isso mesmo o que dá o grande destaque para o álbum.

Canções como “Bulldogs Unleashed” (que foi o primeiro single e ganhou um vídeo clipe bem “quente”, rs),” Unholy Roller” (direto e reto) e “Zombies & Monsters” tem um riffzão puro Heavy Metal anos 80!


Uma das "modelos" da banda, que sempre capricha nas fotos e vídeos regados com as mais gatas possíveis

Outro grande destaque é a versão para “Ghost Riders In The Sky” de Johnny Cash. A melodia mantem-se atrelada ao peso e agressividade do grupo, embora seja, naturalmente, a canção mais “parada” do álbum. Mas é uma versão muito legal de se ouvir, com aquele clima de faroeste que só o Cash conseguia colocar no R&R sem soar forçado.

“3rd Round Knockout” é, certamente, o melhor trabalho da banda e, mesmo que alguns fãs estejam sentindo falta da agressividade, sobretudo nos vocais, com esse disco a Chrome Division mostra que já não pode passar despercebida.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Chrome Division

Álbum: 3rd Round Knockout

Ano: 2011

País: Noruega

Tipo: Heavy Rock/Rock & Roll

Gravadora: Nuclear Blast

Formação

Shagrath (Guitarra)
Luna (Baixo)
Shady Blue (Vocal)
Ricky Doom (Guitarra)
Tony White (Bateria)


Tracklist

1 - Bulldogs Unleashed

2 - 7 G-Strings

3 - Join The Ride

4 - Unholy Roller

5 - Zombies & Monsters

6 - Fight 7 - The Magic Man

8 - Long Distance Call GirlLink

9 - Ghost Rider In The Sky

10 - Satisfy My Soul


Assista os videos promocionais

Bulldogs Unleashed

Ghost Riders in the Sky (Johnny Cash cover)

Nenhum comentário: