sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Soando Supreendente: Adrenaline Mob

Quinteto é a nova "banda" de Mike Portnoy, 25 anos após fundar o Dream Theater

Depois do fim da novela entre Dream Theater e o ex-baterista Mike Portnoy, estava mais do que na hora do cara mostrar seus novos trabalhos e o motivo de ser considerado um dos melhores do mundo.

De cara anunciou que estava com uma banda com ninguém menos que seu amigo do Symphony X Russel Allen, que seria o responsável pelos vocais da nova empreitada do Portina, o Adrenaline Mob.

Embora os dois sendo as figuras principais, a banda (segundo Portnoy, se trata do primeiro trabalho “sério” que não Dream Theater) recrutou outros nomes, menos conhecidos na cena headbanger (em relação a eles), mas que são responsáveis também por fazerem do Adrenaline Mob algo bem diferente do que o esperado.

São os demais integrantes da empreitada Mike Orlando (guitarra), Richard Ward (Suck Mojo, guitarra) e Paul DiLeo (baixo, Nena), que provam, no EP que é a primeira palhinha da banda, que estão nesse lugar por merecimento.

Sem frescuras. Essa é a primeira definição que podemos dar sobre o EP homônimo do Adrenaline Mob. São 5 faixas, sendo uma um dos melhores covers para a clássica “Mob Rules” do Black Sabbath. Nas demais, o que temos é uma banda de Heavy Metal, caminhando pelo Stoner e muito pouco de progressivo.

Agora, se você começa a pensar que o som é muito simplista, se engana. Há várias mudanças de ritmos, mas o peso e o groove são as marcas registradas.

Como bem disse Portnoy em entrevistas, não podemos esperar algo parecido com Dream Theater ou Symphony X. A sonoridade é mais crua e pesada, com Allen chegando a uns semi-guturais e cantando tão agressivamente quanto nas músicas mais pesadas de sua banda.

Aliás, Sir Russel Allen está, ano após ano, lançamento após lançamento (seja com sua banda, ou no projeto com Jorn Lande, ou até mesmo no Avantasia), mostrando que é sim uma das principais vozes do Metal contemporâneo, unindo a técnica que um ótimo vocalista precisa e aquela “pegada” Heavy Metal que poucos possuem com tamanha maestria.


Heavy Metal com muito peso e groove: Adrenaline Mob

A dupla de guitarristas dá um show, e o baixo de DiLeo segue os doidos bumbos de Portnoy, mas não fica apenas “tapando buraco”, sendo um dos destaques e colocando muito peso nas passagens de músicas como “Hit The Wall”. Aliás, o riffzão lá pelos 4 minutos é de arrepiar.

“Believe Me” tem até um “quê” de Pantera, principalmente nos riffs. Mas não se trata de um Thrash Metal, mas um som com bastante groove, melodia, um refrão que gruda facilmente entre o peso e marcação dos bumbos de Portnoy e o baixo estrondoso de DiLeo.

Começando diferente, quase como uma gravação ao vivo, “Down To The Floor” é agressiva e provavelmente aquela com maior “modernismo”, tornando o som dinâmico e ótimo para headbanging. Ao vivo detona com certeza.

Mas é a primeira faixa do EP, “Psychosane” que, de cara, te faz pensar que está diante de um dos melhores discos de Heavy Metal dos últimos tempos. Definitivamente, o EP não só será um constante na lista dos melhores do ano, como o disco completo de estreia tem tudo para desbancar grandes e já conceituadas bandas.

Bom seria que todo grande músico que sai de uma grande banda conseguisse produzir um material tão marcante e empolgante quanto Portnoy conseguiu com seus novos colegas de banda. Mérito somente de Mike? Claro que não e, como ele mesmo já disse, é bem provável que ele seja o menos “empolgado” (no sentido de não se trata apenas dele, mas da empolgação de toda a banda) entre todos do quinteto. Ainda bem.

Adrenaline Mob tem tudo para fazer com que aqueles que apostavam na decadência do baterista, revejam seu conceito sobre fazer música com peso e qualidade, soando surpreendente.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Adrenaline Mob

Álbum: Adrenaline Mob (EP)

Ano: 2011

País: EUA

Tipo: Heavy Metal/Stoner Metal/Groove Metal


Formação

Russel Allen (Vocal)

Mike Portnoy (Bateria)

Richar Ward (Guitarra)

Paul DiLeo (Baixo)

Mike Orlando (Guitarra)


Tracklist

01. Psychosane
02. Believe Me
03. Hit The Wall
04. Down To The Floor
05. The Mob Rules

Veja a banda ao vivo

Psychosane

Hit the Wall

Acesse no Facebook

Leia nossa entrevista exclusive com Russel Allen, antes do lançamento do EP, aqui.

Um comentário:

harley disse...

hail headbanger a gora a pergunta que não quer calar? Adrenaline Mob ou o novo do DT?