domingo, 13 de novembro de 2011

Abrem-se os Portões do Inferno: Black Sabbath Original Se Reúne Novamente

A notícia da década: formação original do Black Sabbath volta em 2012

Os números são extensos. Faz quase 17 anos que o Black Sabbath não lança álbum (não estamos contando a banda Heaven and Hell) de estúdio inédito (o último foi “Forbidden”, de 1995). Faz quase uma década desde que Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Buttler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocaram juntos pela última vez. Há 13 anos a banda lançava “Reunion”, disco ao vivo com a formação original, mas que ficou só nisso, e o esperado novo álbum não saiu.

Bom, isso até a confirmação do dia 11/11/11. Assim, faz 33 anos desde que a banda, com essa formação clássica, lançou “Never Say Die” (1978), último registro dessa fase que é reconhecida como a criadora dos pilares do Heavy Metal.


Os 4 garotos do Black Sabbath em 1970


Passados mais de 4 décadas desde seu surgimento, o Black Sabath anunciou na sugestiva data de 11/11/11 que a banda voltará prometendo o primeiro disco de inéditas com Ozzy nos vocais desde 1978, quando foi despedido, sendo substituído por Ronnie James Dio (que, antes de morrer, estava com Iommi e Butler no Heaven and Hell).

O álbum, aguardado desde a última reunião duradoura que rendeu o disco ao vivo “Reunion” (1998), será produzido por Rick Rubin, conhecido por trabalhos com bandas como Metallica, Slayer, Johnny Cash, Slipknot, dentre outros tantos.

Além do álbum, uma turnê mundial acontecerá, o que alegrou muito os headbangers do Brasil que poderão, pela primeira vez, ver esse quarteto juntos ao vivo, já que pelo menos um show no país deverão fazer.


A banda com Rick Rubin (último à direita) durante o anúncio


Mas ainda não há datas confirmadas, apenas a de 10 de junho de 2012, quando serão headliner (atração principal) do Download Festival, no Reino Unido.

Na coletiva realizada no Wiskhy a Go Go (mesmo local onde a banda tocou em 1970, divulgando seu primeiro álbum), assim como no site, foi apresentado uma montagem anunciando a volta e que arrancou lágrimas, com certeza, de muito marmanjo que esperava por isso há décadas.

Sendo entrevistados, o quarteto parecia empolgado em certos momentos, mas mantendo a seriedade que o momento cobra. Foi uma coletiva rápida, com algumas perguntas básicas e a garantia que Bill Ward não cantará no álbum (ele arriscou vocais em duas músicas nos anos 70, sem sucesso).


Ozzy Osbourne volta definitivamente aonde tudo começou


Há alguns dias o site oficial do Black Sabbath postou uma imagem e um cronômetro regressivo, indicando que algum importante anúncio se daria dia 11/11/11. As especulações já davam conta de uma reunião, especialmente com Ozzy Osbourne dando coma língua nos dentes, afirmando que estavam conversando sobre um disco e que Iommi possuía material suficiente e de qualidade para ele.

A questão dessas reuniões históricas sempre é a seguinte: quais as motivações do quarteto? Será que voltar a dividir um mesmo palco depois de vários conflitos, especialmente entre Iommi e Ozzy? Como fica a situação de Geezer que chegou a afirmar que não havia nada sobre uma volta, além de ser o menos entusiasmado na coletiva (claro, é uma característica do próprio) e considerar Dio seu melhor amigo (será que vai dar para separar isso)?

Bom, são questões que, afinal, pouco importam. O que essa volta representa para o Heavy Metal equivaleria a uma volta do Led Zeppelin, do Pink Floyd, etc., bandas históricas do Rock.

Para o Heavy Metal, o Black Sabbath sempre será associado como o criador desse estilo de se fazer música e de viver a música e sua volta definitiva (provavelmente até o derradeiro final) era a volta mais esperada e a notícia da década!


Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação, The Guardian, Los Angeles Times


Assista o vídeo que anunciou a volta aqui.

Leia a matéria do jornal The Guardian (em inglês) que conta como foi a coletiva de imprensa.

Site oficial

Nenhum comentário: